Chá de aroeira: para que serve (e como preparar)

Atualizado em janeiro 2024
Evidência científica

O chá de aroeira é um remédio caseiro que ajuda a tratar a infecção urinária, aliviar problemas no estômago, diminuir as dores reumáticas, tratar infecções vaginais e inflamações na boca.

Esses benefícios são possíveis porque a aroeira, conhecida também como aroeira-mansa ou aroeira-vermelha, é uma planta medicinal que possui flavonoides, terpenos e taninos, compostos bioativos com ação anti-inflamatória, antibacteriana, depurativa e analgésica.

Leia também: Aroeira: para que serve e como fazer o chá tuasaude.com/aroeira

O chá de aroeira pode ser feito com a casca ou as folhas dessa planta, que podem ser encontrados em lojas de produtos naturais, farmácias e feiras livres. No entanto, o consumo do chá de aroeira deve ser feito preferencialmente com orientação de um médico ou outro profissional de saúde com experiência com o uso de plantas medicinais.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

As principais indicações do chá de aroeira para a saúde são:

1. Tratar infecção urinária

O chá de aroeira ajuda a tratar infecções urinárias por possuir taninos, flavonoides e terpenos, compostos com ação antibacteriana que combatem as bactérias que podem causar essa infecção, como Escherichia coli e Pseudomonas aeruginosa. Conheça outros chás indicados para infecções urinárias.

Receba um tratamento mais completo!

Obtenha orientação especializada sobre o que tomar para se recuperar mais rápido.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Aliviar problemas no estômago

Por ter propriedades antiácidas, anti-inflamatórias, digestivas, depurativas e antimicrobianas, o chá de aroeira pode ser indicado para aliviar problemas no estômago, como má digestão, gastrite, azia e úlceras.

3. Tratar infecções vaginais

O chá de aroeira, em banhos de assento, ajuda no tratamento de infecções vaginais, porque tem ação antibacteriana, antifúngica e anti-inflamatória, sendo considerado um bom remédio caseiro para situações como vaginose bacteriana, candidíase e tricomoníase.

4. Combater doenças respiratórias

Devido às suas propriedades febrífugas e antimicrobianas, o consumo do chá de aroeira ajuda a combater doenças respiratórias, como gripe, bronquite e resfriado, aliviando a tosse, a febre e o mal-estar.

Leia também: 11 doenças respiratórias mais comuns (e o que fazer) tuasaude.com/principais-doencas-respiratorias

5. Diminuir dores reumáticas

Por conter terpenos com ação anti-inflamatória e analgésica, o chá de aroeira é uma boa opção de remédio caseiro para diminuir as dores reumáticas e da artrite, além de também aliviar a dor em casos de distensões musculares e outras inflamações em geral.

6. Combater inflamações na boca

O chá de aroeira, quando usado em bochechos e gargarejos, ajuda a combater inflamações na boca, por ter ação bactericida, anti-inflamatória, analgésica e cicatrizante. Assim, o chá de aroeira pode ajudar no tratamento da gengivite, aftas, dor de dente e dor de garganta.

Como preparar o chá de aroeira

O chá de aroeira pode ser preparado com a casca ou as folhas dessa planta.

Ingredientes:

  • 1 colher de chá rasa (2g) de casca de aroeira;
  • 200 ml de água.

Modo de preparo:

Colocar a casca de aroeira e a água numa panela e levar ao fogo para ferver por 10 minutos. Aguardar amornar, coar e beber esse chá 1 vez por dia.

O chá de aroeira também pode ser preparado com as folhas dessa planta. Para isso, basta colocar 1 colher de sobremesa de folhas frescas picadas de aroeira numa xícara de água fervente, tampar e deixar repousar por 5 minutos. Coar e beber a infusão 1 vez por dia.

Possíveis efeitos colaterais

O chá de aroeira pode causar efeitos colaterais como diarréia, dor no estômago, vômito, dermatite e irritação na boca ou garganta, principalmente quando essa planta é usada em quantidades maiores do que as recomendadas.

Por isso, a ingestão do chá de aroeira deve ser feita somente com indicação de um médico ou outro profissional de saúde especialista no uso de plantas medicinais.

Quem não deve consumir

O chá de aroeira não é indicado para pessoas com hipersensibilidade a essa planta, mulheres grávidas ou em período de amamentação ou crianças.

Além disso, pessoas com problemas gastrointestinais, só devem consumir o chá de aroeira sob a indicação do médico, pois essa bebida pode aumentar o risco de efeitos colaterais, como irritação e dor de estômago.