11 remédios caseiros para infecção urinária (e como preparar)

Evidência científica

Os remédios caseiros para infecção urinária, como chá de dente-de-leão, chá de alho e gengibre e suco de cranberry, têm ação antibacteriana, diurética e anti-inflamatória, ajudando a eliminar as bactérias, aliviar os sintomas e acelerar a recuperação.

Esses remédios caseiros são usados ​​para infecção urinária, porque impedem que as bactérias se fixem na bexiga, aumentam a produção de urina para eliminar as bactérias do trato urinário e aliviam a inflamação e a dor associadas à infecção.

Leia também: Infecção urinária: sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/infeccao-do-trato-urinario

No entanto, os remédios caseiros devem ser usados como complemento e não devem substituir o tratamento médico. Além disso, é aconselhado usar esses remédios caseiros com a orientação de um médico ou fitoterapeuta, pois podem causar efeitos colaterais e não são indicados em algumas situações.

Este conteúdo é informativo e não substitui o aconselhamento médico. Não interrompa qualquer tratamento sem orientação adequada.
Imagem ilustrativa número 1

Alguns remédios caseiros que ajudam a combater a infecção urinária são:

1. Chá de cavalinha

O chá de cavalinha possui forte ação diurética por ter na sua composição flavonoides, como quercetina e apigenina.

Esse chá também contém compostos fenólicos, como os ácidos cafeico e cinâmico, que aumentam a eliminação da urina, combatendo assim infecções do trato urinário.

Ingredientes:

  • 1 colher (de sopa) do talo seco da cavalinha;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo:

Adicionar o talo seco da cavalinha na xícara de água fervente, tampar e deixar repousar por cerca de 5 a 10 minutos. Coar e beber até 2 xícaras por dia, de preferência após as principais refeições do dia.

O chá de cavalinha não deve ser consumido por mais de uma semana consecutiva, pois seu forte efeito diurético pode causar desidratação e perda de minerais, causando sintomas como dor de cabeça, fraqueza muscular ou diarreia.

Este chá não deve ser usado por mulheres grávidas ou em amamentação ou por pessoas com insuficiência cardíaca, pressão baixa e doenças renais, e por crianças com menos de 12 anos.

2. Chá alho e gengibre

O chá de alho e gengibre tem ação antioxidante e anti-inflamatória, devido à alicina, presente no alho, e compostos fenólicos como o gingerol, chogaol e zingerona, no gengibre.

Assim, esse chá ajuda a combater os sintomas da infecção urinária como dor ou queimação ao urinar, além de diminuir a duração dessa condição.

Ingredientes:

  • 3 dentes de alho descascados e cortados ao meio;
  • 1 cm de raiz de gengibre ou ½ colher de chá de gengibre em pó;
  • 3 xícaras de água;
  • Mel para adoçar (opcional).

Modo de preparo:

Ferver a água com o alho. Retirar a panela do fogo e acrescentar o gengibre e o mel. Coar e servir a seguir.

Esse chá não deve ser tomado por pessoas com pedra na vesícula, gastrite, úlceras gástricas, pressão baixa, hemorragia, alterações na circulação sanguínea ou por crianças.

Mulheres grávidas ou amamentando, e pessoas que usam remédios, como antidiabéticos e anticoagulantes, só devem consumir esse chá sob a orientação de um médico.

3. Chá de dente-de-leão

O chá de dente-de-leão contém compostos como flavonoides, cumarinas e saponinas, conhecidos principalmente por seu efeito diurético, ajudando a aumentar a produção de urina e a limpar o trato urinário.

Ingredientes:

  • 1 colher (de chá) de raiz de dente-de-leão;
  • 200 mL de água fervente.

Modo de preparo:

Adicionar a raiz de dente de leão na xícara com água fervente, tampar e deixar repousar durante 10 minutos. Coar, deixar amornar e beber até 3 vezes ao dia.

Este chá não deve ser usado por pessoas que possuem hipersensibilidade a esta planta, que possuem bloqueios dos ductos biliares ou intestinais, inflamação aguda da vesícula biliar ou presença de úlcera péptica.

Mulheres grávidas ou amamentando, assim como pessoas que estejam usando remédios diuréticos, hipoglicemiantes e lítio, também não devem tomar esse chá.

4. Infusão de salsinha

A infusão de salsinha tem efeito diurético, promovendo o aumento da produção de urina e ajudando na limpeza do trato urinário.

Ingredientes:

  • 1 punhado de salsinha;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo:

Cortar a salsinha em pequenos pedaços e adicionar na xícara de água fervente. Tampar e deixar repousar por 5 a 7 minutos. Coar as folhas de salsinha, deixar amornar e beber até 3 vezes por dia.

A infusão de salsinha não deve ser usada por mulheres grávidas ou que estejam amamentando, ou por pessoas com insuficiência renal ou cardíaca.

5. Suco de cranberry

O suco de cranberry possui uma alta concentração de proantocianidinas, flavonoides que podem dificultar a adesão de bactérias no trato urinário, especialmente a Escherichia coli.

Assim, este suco ajuda a prevenir infecções nos rins, uretra e bexiga, sendo um bom remédio caseiro para infecção urinária e seguro durante a gravidez. Veja outras dicas para o tratamento da infecção urinária na gravidez.

Ingredientes:

  • 3 colheres (de sopa) de cranberry desidratado ou 1 xícara (de chá) de cranberry fresco;
  • 600 ml de água filtrada ou fervida.

Modo de preparo:

Bater no liquidificador a cranberry junto com a água. Coar e beber em seguida de 1 a 3 vezes por dia.

Pessoas que usam medicamentos regulares ou com hipertrofia benigna da próstata, obstrução do sistema urinário ou com risco de ter pedra nos rins, só devem consumir o cranberry sob a orientação de um médico.

6. Chá de urtiga

O chá de urtiga é usado para ajudar no tratamento da infecção urinária, devido aos seus efeitos diuréticos e anti-inflamatórios, aumentando a produção de urina e ajudando a eliminar resíduos e microrganismos do trato urinário.

Suas folhas e raízes contêm compostos com propriedades analgésicas que ajudam a aliviar a dor e a ardência, sendo úteis em casos de inflamação do trato urinário ou da próstata.

Ingredientes:

  • 1 colher (de sopa) de folhas secas de urtiga;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo:

Adicionar as folhas de urtiga secas à água fervente, tampar e deixar em infusão por 10 minutos. Coar e beber morno, até 2 xícaras por dia.

O chá de urtiga não deve ser usado durante a gravidez ou amamentação e por pessoas com problemas cardíacos e insuficiência renal.

7. Chá de quebra-pedra

O chá de quebra-pedra é indicado como um auxiliar no tratamento da infecção urinária, pois possui propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e antibacterianas.

Além disso, seus flavonoides, lignanas e triterpenos ajudam a relaxar o trato urinário e a facilitar a eliminação de resíduos.

Ingredientes:

  • 20 a 30 g de folhas e caules de chanca piedra;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

Colocar a quebra-pedra em água fervente, tampar e deixar em infusão por 5 minutos. Coar e beber de 1 a 2 xícaras por dia, por até 2 semanas.

O chá de quebra-pedra não é indicado para mulheres grávidas ou que amamentam e para crianças com menos de 6 anos.

Leia também: Quebra pedra: para que serve, como fazer o chá e efeitos colaterais tuasaude.com/quebra-pedra

8. Chá de alecrim

O chá de alecrim é um remédio caseiro usado no tratamento da infecção urinária, devido às suas propriedades antimicrobianas e antissépticas, que ajudam a limitar a proliferação de microrganismos no trato urinário.

Esse efeito está relacionado à presença de compostos como o cineol e o pineno, conhecidos por sua ação antibacteriana.

Ingredientes:

  • 5 g (2 colheres de sopa) de folhas frescas de alecrim;
  • 250 ml de água.

Modo de preparo:

Numa panela ou chaleira, ferver a água e, em seguida, apagar o fogo. Adicionar o alecrim na água fervente, tampar e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Coar e tomar, sem adoçar, de 2 até 3 vezes por dia, entre as refeições.

O chá de alecrim não deve ser tomado durante a gravidez, amamentação ou por crianças menores de 12 anos.

Leia também: Chá de alecrim: para que serve, benefícios e como fazer tuasaude.com/beneficios-do-cha-de-alecrim

9. Chá de uva-ursi

O chá de uva-ursi é indicado para pessoas com infecções do trato urinário, pois contém arbutina e hidroquinonas, compostos que são eliminados pela urina e exercem ação antisséptica no trato urinário.

Além disso, seu efeito diurético promove o aumento do volume urinário, o que ajuda a eliminar microrganismos e secreções, auxiliando no cuidado do trato urinário.

Ingredientes:

  • 2 colheres (de sopa) de folhas secas de uva-ursi;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

Ferver a água e ,depois de apagar o fogo, adicionar as folhas de uva-ursi, tampar e deixar repousar por 10 minutos. Coar e beber de 2 a 3 xícaras por dia, por no máximo 5 dias e não mais do que 5 vezes por ano.

Este chá não deve ser usado por mulheres grávidas ou em amamentação, crianças com menos de 12 anos e pessoas com problemas de estômago como gastrite ou úlcera, por exemplo.

Leia também: Uva-ursi: o que é, para que serve e como usar tuasaude.com/uva-ursina

10. Chá de vara-de-ouro

O chá de vara-de-ouro é bom remédio caseiro para infecção urinária, devido à sua ação diurética, que aumenta a produção de urina.

Esse efeito aumenta o volume de urina, reduzindo o tempo que a urina permanece na bexiga e ajudando a eliminar microrganismos do trato urinário.

Ingredientes:

  • 2 colheres (de sopa) das folhas secas de vara-de-ouro;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo:

Colocar  as folhas de vara-de-ouro na água fervente, tampar e deixar descansar por 10 minutos. Coar e beber 1 xícara deste chá várias vezes ao dia.

11. Chá de mático

O chá de mático é usado para tratar infecções urinárias, porque seus compostos ativos, como flavonoides, triterpenos e sesquiterpenos, têm propriedades antimicrobianas, anti-inflamatórias e analgésicas.

Essas substâncias ajudam a inibir o crescimento de bactérias associadas a infecções do trato urinário e reduzem a inflamação, ajudando a aliviar a dor e o desconforto durante a infecção.

Ingredientes:

  • 2 a 5 g de folhas frescas de mático;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo:

Colocar as folhas de mático na água fervente, tampar e deixar em infusão por 5 a 10 minutos. Em seguida, coar e beber a infusão até 3 vezes ao dia.

Conheça outras estratégias para combater a infecção urinária naturalmente:

Infecção Urinária e Cistite | O que comer para Curar e Evitar

04:49 | 4.673.154 visualizações

Vídeos relacionados

Infecção Urinária e Cistite | O que comer para Curar e Evitar

04:49 | 4.673.154 visualizações

INFECÇÃO URINÁRIA NA GRAVIDEZ: O que comer para Curar e Evitar

04:39 | 353.402 visualizações

INFECÇÃO URINÁRIA: sintomas, tipos, prevenção e tratamento

13:01 | 9.215 visualizações