Remédios caseiros para Hipertireoidismo

novembro 2018

Um bom remédio caseiro para hipertireoidismo é tomar o chá de erva-cidreira, de agripalma ou chá-verde diariamente porque estas plantas medicinais possuem propriedades que ajudam a controlar a função da tireoide.

No entanto, eles não excluem o tratamento indicado pelo médico. O hipertireoidismo muitas vezes é provocado pelos medicamentos utilizados no tratamento contra o hipotireoidismo e, por isso, quem sofre com esta doença deve ter um bom acompanhamento médico e realizar exames de sangue que avaliam os valores de TSH, T3 e T4 na corrente sanguínea, pelo menos 2 vezes ao ano.

Os melhores chás para controlar o hipertireoidismo são:

Chá de erva-cidreira

O chá de erva-cidreira é uma ótima opção para aliviar os sintomas do hipertireoidismo, pois possui propriedades calmantes, ajudando a promover o sono e combater o nervosismo.

Como fazer

Para fazer o chá basta adicionar a erva-cidreira à água fervente, tapar e deixar repousar por 5 minutos. Em seguida, coar e tomar pelo menos 3 vezes ao dia.

Chá de agripalma

A agripalma é uma planta medicinal que também pode ser utilizada para tratar alterações da tireoide e combater os sintomas de ansiedade.

Como fazer

O chá de agripalma deve ser feito juntando 2 g de folhas amassadas de agripalma em 1 xícara de água fervente, deixar repousar por 3 minutos. Em seguida, coar e tomar 1 ou 2 vezes ao dia.

Chá verde

O chá verde possui propriedades antioxidantes e é capaz de purificar o organismo, podendo ser utilizado para combater os sintomas do hipertireoidismo. No entanto, o chá verde deve ser consumido preferencialmente sem cafeína, pois pode ter reações com outros medicamentos.

Assim, outra forma de consumo do chá verde é através de cápsulas de chá verde e, neste caso, recomenda-se a ingestão diária de 300 a 500 mg de chá verde por dia.

Como fazer

O chá é feito com 1 colher (de chá) do chá verde sem cafeína em 1 xícara de água fervente. Depois, deve-se deixar repousar por 3 minutos e tomar 2 vezes ao dia

Chá de ulmária

A ulmária é uma planta medicinal que ajuda a controlar a quantidade de hormônios secretados pela tireoide, podendo ser usada para tratar o hipertiroidismo.

Como fazer

Para fazer o chá, deve-se colocar 1 colher de sopa de folhas secas de ulmária em 1 xícara de água fervente, repousar por 5 minutos e tomar morno 1 ou 2 vezes ao dia

Chá de erva-de-são-joão

A erva-de-são-joão ajuda a tratar o hipertireoidismo porque atua como calmante, ajudando a relaxar.

Como fazer

O chá deve ser feito com 1 colher de chá da erva-de-são-joão em 1 xícara de água fervente. Deixar repousar por 3 a 5 minutos, coar e tomar ainda morno, 1 ou 2 vezes ao dia

Cuidados ao consumir os chás

Os chás devem ser consumidos de acordo com a orientação do médico para que não haja efeitos colaterais ou reações com outros medicamentos. Assim, o chá de agripalma não deve ser associado com sedativos e o chá verde deve ser isento de cafeína, caso contrário pode agravar o hipertireoidismo.

Veja no vídeo a seguir como a alimentação pode ajudar a aliviar os sintomas de hipertireoidismo:

A suplementação de selênio, zinco, vitamina E e B6 ajudam a transformar o excesso de T4 em T3, sendo útil para controlar o funcionamento da tireoide, no entanto, esta suplementação deve ser indicada por um nutricionista.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Equipe Editorial do Tua Saúde, em novembro de 2018.
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.

Tuasaude no Youtube

  • Alimentação para Problemas na Tireoide

    04:47 | 854707 visualizações