Alguns remédios caseiros, como suco de aipo com limão, chá de alcachofra e chá de cardo-mariano, podem auxiliar no tratamento da hepatite, já que ajudam na recuperação do fígado e na eliminação de toxinas pelo corpo.
Esses remédios caseiros possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, de forma que exercem efeito protetor no fígado e podem diminuir a inflamação causada pela hepatite.
Leia também: Hepatite: o que é, sintomas, tipos, causas e tratamento tuasaude.com/hepatiteOs remédios caseiros devem ser consumidos logo após o seu preparo para manter todas as suas propriedades, e não devem substituir o tratamento indicado pelo médico.
Remédios caseiros para hepatite
Algumas opções de remédios caseiros que podem ajudar no tratamento da hepatite são:
1. Xarope para hepatite
Um bom xarope para hepatite pode ser feito utilizando limão, folhas de picão, hortelã e mel porque estes ingredientes auxiliam na regeneração do fígado.
Ingredientes:
- 1 limão inteiro com casca;
- 8 folhas de picão (Bidens pilosa);
- 12 folhas de hortelã;
- 1 xícara de mel de laranjeira.
Modo de preparo:
Colocar o limão e as folhas de picão e hortelã num recipiente e amassar bem. Cobrir a mistura com o mel e deixar descansar por 12 horas. Em seguida, espremer bem a mistura, coar e tomar 3 colheres de sopa por dia.
2. Suco de aipo com limão
O aipo pode exercer efeito protetor no fígado por possuir antioxidantes, como os flavonoides, além de ter ação diurética que pode ajudar a eliminar toxinas do corpo. O aipo pode ser consumido na forma de suco, sopa, refogado ou em salada.
Leia também: Aipo: 10 benefícios e receitas saudáveis tuasaude.com/aipoIngredientes:
- 1 talo de aipo;
- suco de 2 limões;
- 500 ml de água.
Modo de preparo:
Picar o aipo em pedaços e bater no liquidificador com a água e o suco de limão, coar e beber a seguir. Se necessário, adoçar com um pouquinho de mel. Beber este suco 3 vezes ao dia.
3. Chá de dente-de-leão
O chá de dente-de-leão possui efeitos benéficos sobre as funções do fígado, ajudando a diminuir a inflamação causada pela hepatite, regenerando o fígado e diminuindo os níveis de gordura acumulada.
Ingredientes:
- 2 colheres de sopa de folhas secas de dente-de-leão;
- 1 xícara de água.
Modo de preparo:
Ferver a água e apagar o fogo. Adicionar as folhas de dente-de-leão, tampar e deixar repousar por 10 minutos. Coar e beber de 3 a 4 xícaras por dia.
Esse chá não é indicado durante a gravidez e a amamentação, além de também não ser recomendado para pessoas que possuam obstrução dos ductos biliares ou no intestino, inflamação aguda da vesícula biliar ou presença de úlcera péptica.
4. Chá de alcachofra
A alcachofra é uma ótima fonte de antioxidantes, como os polifenois, que ajudam a proteger o fígado e a eliminar as toxinas produzidas pelo corpo.
O chá que alcachofra pode ser consumido diariamente para auxiliar no tratamento das hepatites.
Ingredientes:
- 1 colher de chá (de 5g a 6g) de folhas secas de alcachofra;
- 1 litro de água.
Modo de preparo:
Ferver a água em uma panela, ou chaleira, e em seguida, apagar o fogo. Adicionar as folhas de alcachofra à água e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Coar o chá, deixar amornar e beber até 3 xícaras por dia.
O consumo do chá de alcachofra não é recomendado para quem usa medicamentos anticoagulantes, crianças e mulheres grávidas ou que estejam amamentando.
5. Cardo-mariano
O cardo-mariano é uma planta rica em silimarina, um composto natural com propriedades anti-inflamatórias e digestivas, podendo ser utilizado na forma de chá para complementar o tratamento da hepatite.
Leia também: Cardo-mariano: o que é, para que serve e como fazer o chá tuasaude.com/cardo-marianoIngredientes:
- 1 colher de chá de frutos esmagados de cardo-mariano;
- 1 xícara de água fervente.
Modo de preparo:
Colocar os frutos esmagados na xícara de água fervida, tampar e deixar descansar por 10 a 15 minutos. Em seguida, coar e beber 3 a 4 xícaras por dia.
O cardo-mariano não deve ser usado por crianças, mulheres grávidas ou pessoas com pressão alta, problemas renais, obstrução das vias biliares ou alterações gástricas, como gastrite ou úlceras.