8 melhores remédios caseiros para fraqueza

Atualizado em julho 2023
Evidência científica

Alguns remédios caseiros para fraqueza e desânimo, como o shot de maca peruana, a infusão de ginseng siberiano ou o suco de couve com maçã e espinafre, são ricos em vitaminas, minerais ou substâncias com propriedades estimulantes, que ajudam a aumentar a energia e combater o cansaço, a fadiga ou a fraqueza muscular.

A fraqueza geralmente está relacionada com o excesso de trabalho ou estresse, que levam o corpo a gastar mais depressa suas reservas de energia e minerais, e por isso, esses remédios caseiros podem ajudar a combater a fraqueza.

No entanto, níveis muito elevados ou frequentes de fraqueza também podem ser um sinal de alguma doença que está debilitando o organismo, como a anemia, e, nesses casos, além de utilizar remédios caseiros também é muito importante consultar um clínico geral para identificar se existe algum problema e iniciar o tratamento adequado.

Imagem ilustrativa número 1

8 remédios caseiros para fraqueza

Algumas opções de remédio caseiro para fraqueza e desânimo são:

1. Shot de maca peruana

A maca peruana (Lepidium meyenii) é rica em polissacarídeos, com ação estimulante, que ajudam a aumentar a energia física e mental, combatendo a fraqueza, o cansaço, a fadiga ou a exaustão.

Além disso, a maca peruana melhora a circulação no cérebro, o que ajuda a aumentar a memória e a capacidade de concentração.

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de maca peruana em pó;
  • 1/2 copo de água.

Modo de preparo

Misturar os ingredientes em um copo até obter uma substância homogênea. Beber diariamente, até a redução do cansaço.

A maca peruana não deve ser utilizada por mulheres grávidas ou em amamentação, ou que tenham histórico de algum tipo de doença ou câncer dependente de estrogênios, como endometriose, mioma uterino, câncer de mama, ovário ou útero.

Além disso, não deve ser usada por crianças ou por pessoas com problemas na tireoide.

2. Suco de couve com maçã e espinafre

O suco de couve com maçã e espinafre é muito rico em vitaminas e ferro que ajudam a manter a boa disposição durante o dia a dia, sendo o aliado perfeito para quem passa o dia correndo entre tarefas.

No entanto, como também tem elevados níveis de ferro, devido à presença do espinafre e da couve, também pode ajudar pessoas que estão fazendo tratamento para a anemia.

Ingredientes

  • 2 maçãs;
  • 1 copo de água;
  • 1 folha de couve manteiga;
  • 5 folhas de espinafre;

Modo de preparo

Lavar e higienizar as maçãs, a couve e o espinafre. Em seguida, bater todos os ingredientes no liquidificador e beber a seguir. Se necessário, pode-se adoçar com uma pequena colher de mel, xarope de agave ou adoçante stevia, por exemplo. O ideal é beber até 2 copos deste suco por dia para combater a fraqueza e o cansaço

3. Infusão de ginseng siberiano

A infusão de ginseng siberiano (Eleutherococcus Senticosus) é um excelente estimulante da síntese de proteínas e, por isso, melhora o funcionamento do cérebro e reduz o cansaço mental.

Além disso, essa infusão ajuda a aumentar a energia, melhorar o humor e a diminuir o estresse e a ansiedade.

Ingredientes

  • 1 colher (de sobremesa) de raiz seca de ginseng siberiano;
  • ​1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Colocar a raiz de ginseng siberiano numa xícara de água fervente e deixar repousar por 5 minutos. Depois, coar e beber até 4 xícaras por dia.

A infusão de ginseng siberiano não deve ser usado por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas que tenham pressão alta, artrite reumatóide, doença de Crohn, asma, doenças cardíacas ou mentais.

4. Suco de frutas

Este suco contém vários tipos de frutos e, por isso, é muito rico em vários tipos de vitaminas, minerais e glicose. Dessa forma, é uma excelente forma de energia para o organismo, sendo perfeito para quem sente muito cansaço no corpo, especialmente fraqueza nas pernas ou tontura frequentes, por exemplo.

Além disso, como tem espinafre, este suco também pode ser usado para aliviar o cansaço durante o tratamento da anemia, por exemplo.

Ingredientes

  • 1 laranja;
  • 1 maçã verde;
  • 2 kiwis;
  • 1 fatias de abacaxi;
  • 1 copo de framboesas ou amoras;
  • 1 punhado de espinafre.

Modo de preparo

Colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater até obter um suco homogêneo. Idealmente, deve-se beber 2 a 3 vezes por dia, especialmente nos dias de mais estresse, como apresentações importantes ou provas.

5. Chá de ashwagandha

A ashwagandha (Withania somnifera) possui substâncias na sua composição, como sitoindosideos e acilsterilglicosideos com ação adaptogênica, que ajuda a diminuir o estresse e a ansiedade, aumentar a o relaxamento do corpo e diminuir o cansaço mental ou dificuldade de concentração.

Ingredientes

  • 1 colher (de chá) de raiz seca de ashwagandha;
  • 120 mL de água fervente.

Modo de preparo

Adicionar a raiz seca de ashwagandha na água fervente e deixar repousar por 15 minutos. Em seguida, coar e tomar morno. Recomenda-se beber 1 xícara por dia durante o período máximo de 6 meses.

A ashwagandha não deve ser usada por mulheres grávidas ou em amamentação, por pessoas com doenças autoimunes como artrite reumatoide ou lúpus, ou que tenham úlcera no estômago. Além disso não deve ser usada por pessoas que tomam remédios para depressão ou ansiedade.

6. Suco de cenoura, salsão e aspargo

O suco de cenoura, salsão e aspargo é rico em minerais, como potássio, ferro e cálcio, que fortificam os músculos, reduzindo a fraqueza ao mesmo tempo que limpam o organismo.

Ingredientes

  • 3 cenouras;
  • 3 talos de salsão (aipo);
  • 2 aspargos;
  • 500 ml de água.

Modo de preparo

Colocar os ingredientes no liquidificador e bater até obter uma mistura homogênea. Beber 3 copos de suco por dia.

7. Suco de cenoura e espinafre

O suco de espinafres para fraqueza muscular é uma ótima fonte de ferro e vitaminas, que favorece os níveis de oxigênio no sangue, fortificando as fibras musculares.

Ingredientes

  • 2 cenouras;
  • 5 folhas de espinafre;
  • 1 pitada de noz moscada.

Modo de preparo

Colocar os ingredientes num liquidificador e bater até obter uma mistura homogênea. Beber 2 copos por dia.

8. Suco de brócolis com maçã

O suco de brócolis e maçã para fraqueza muscular contém magnésio, potássio e vitaminas K e E, que são nutrientes importantes para fortalecer a musculatura e melhorar o vigor físico.

Ingredientes

  • 2 maças;
  • 50 g de brócolis.

Modo de preparo

Passar os ingredientes pela centrífuga e misturar até obter uma mistura consistente. Beber 2 copos de suco por dia. Adicionar água caso a mistura fique muito espessa.

Confira ainda outras receitas que ajuda a evitar a falta de energia física e mental.