Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
Fechar Coronavírus: Informações sobre COVID-19 Ler mais
O que você precisa saber?

Remédio caseiro para falta de ar

Março 2020

Um ótimo remédio caseiro para a falta de ar que pode ser utilizado durante o tratamento da gripe, ou de resfriados, é o xarope de agrião.

Segundo alguns estudos feitos com a planta em pessoas com asma e infecções respiratórias [1] [2], o agrião parece ter forte ação analgésica, antibiótica e anti-inflamatória das vias respiratórias, podendo ser utilizado para aliviar a tosse e a sensação de falta de ar em problemas comuns como gripe ou resfriados.

Ainda assim, a falta de ar é um sintoma considerado grave, dessa forma, todos os casos de falta de ar devem ser avaliados por um médico, não se devendo substituir o tratamento clínico pelo uso deste remédio caseiro.

Como fazer o xarope de agrião

Remédio caseiro para falta de ar

Ingredientes

  • 500 g de agrião
  • 300 g mel
  • 300 ml de água

Modo de preparo

Levar ao fogo brando todos os ingredientes e mexer até levantar fervura. Apagar o fogo, deixar esfriar e tomar 1 colher de sopa 4 vezes ao dia. Como forma de prevenção de problemas respiratórios, este xarope pode ser ingerido especialmente durante as mudanças de estação e durante todo o inverno.

O que causa falta de ar 

É importante identificar o que está causando a falta de ar, para evitar complicações como alterações na pressão sanguínea, vertigens e asfixia com perda de consciência. Por isso, se a falta de ar for acompanhada de tontura e cansaço ou tornar-se uma situação frequente, recomenda-se uma consulta médica.

Conheça as principais causas da falta de ar e o que fazer em cada situação.

Falta de ar na gravidez

Sentir falta de ar na gravidez é uma situação normal, e isto ocorre devido ao crescimento do útero, que diminui o espaço dos pulmões, que encontram mais dificuldades em expandir-se quando a grávida inspira. 

Neste caso, deve-se evitar esforços e tentar tranquilizar-se, respirando o mais profundamente possível por alguns minutos. Veja mais sobre a sensação de falta de ar na gravidez e o que fazer para aliviar.

Bibliografia >

  • JABEEN, Asra et al.. A review of Lepidium sativum. INDO American Journal of Pharmaceutical Sciences. Vol.4, n.8. 2223-2227, 2017
  • PARANJAPE, Archana N.; MEHTA, Anita A.. A Study on Clinical Efficacy of Lepidium sativum Seeds in Treatment of Bronchial Asthma. Iranian Journal of Pharmacology & Therapeutics. Vol.5, n.1. 55-59, 2006
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem