Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.

4 remédios caseiros para cisto no ovário

Junho 2021

Alguns remédios caseiros como o chá verde, o chá de gengibre ou o chá de quixaba podem auxiliar no tratamento do cisto no ovário, porque possuem substâncias com ação anti-inflamatória, antioxidante ou analgésica que ajudam a diminuir a dor e a inflamação no ovário ou a regular o ciclo menstrual. 

Além disso, estes remédios caseiros quando usados regularmente ajudam a aliviar os sintomas típicos de cisto no ovário como cólica, náusea, vômito ou sensação de barriga inchada. Veja outros sintomas do cisto no ovário.  

É importante ressaltar que esses remédios caseiros para cisto no ovário podem ser usados apenas para complementar o tratamento indicado pelo médico que normalmente inclui o uso de pílulas anticoncepcionais, em alguns casos, a cirurgia para retirada dos cistos.

1. Chá de quixaba

4 remédios caseiros para cisto no ovário

O chá de quixaba, preparado com a planta da espécie Sideroxylon obtusifolium, é rico em flavonóides e compostos fenólicos com ação anti-inflamatória, antioxidante e analgésica, ajudando a reduzir a inflamação e a dor causada pelo cisto no ovário.

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de casca de quixaba;
  • 500 ml de água.

Modo de preparo

Colocar a casca de quixaba na água e colocar para ferver. Depois de fervida, deixar amornar, coar e beber até 2 xícaras do chá por dia.

Este remédio caseiro para cisto no ovário é contraindicado para mulheres diabéticas dependentes de insulina, pois a quixaba provoca diminuição dos níveis de açúcar no sangue e pode causar crise de hipoglicemia.

2. Chá verde

4 remédios caseiros para cisto no ovário

Alguns estudos mostram que o chá verde, conhecido cientificamente de Camellia sinensis, possui compostos fenólicos na sua composição, como a epigalocatequina, que tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, ajudando a diminuir a inflamação no ovário e os danos causados pelos radicais livres nas células ovarianas, sendo um bom remédio caseiro para auxiliar no tratamento do cisto no ovário.

Além disso, o consumo de chá verde pode ajudar a melhorar os níveis de hormônios femininos, reduzir a resistência a insulina e ajudar a perder peso, podendo ser muito útil principalmente para a síndrome dos ovários policísticos. Entenda melhor o que é e o que causa a síndrome dos ovários policísticos.  

O chá verde pode ser utilizado na forma de chás, infusões ou extrato natural, e deve ser utilizado com orientação do ginecologista pois o uso em excesso pode prejudicar o fígado.

Ingredientes

  • 1 colher (de chá) de folhas de chá verde ou 1 sachê de chá verde;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Adicionar as folhas ou o sachê de chá verde na xícara com água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Coar ou retirar o sachê e beber em seguida. Este chá pode ser consumido de 3 a 4 vezes ao dia, ou conforme orientação médica.

O chá verde não deve ser consumido por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação, ou que têm insônia, hipertireoidismo, gastrite ou hipertensão arterial. Além disso, por conter cafeína na sua composição, deve-se evitar tomar este chá no fim do dia ou em quantidade superior à recomendada pois pode causar efeitos colaterais como insônia, irritação, sensação de queimação no estômago, cansaço ou palpitação no coração.

3. Chá de gengibre

4 remédios caseiros para cisto no ovário

O gengibre, cientificamente chamado de Zinger officinalis, possui compostos fenólicos, especialmente o gingerol, que tem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e imunomoduladoras, sendo muito úteis para aliviar os sintomas de barriga inchada, náuseas, vômitos ou cólica causadas pelo cisto no ovário.

Ingredientes

  • 1 cm da raiz de gengibre cortada em rodela ou ralada;
  • 1 litro de água fervente.

Modo de preparo

Colocar a água para ferver e adicionar o gengibre. Deixar ferver por 5 a 10 minutos. Retirar o gengibre da xícara e beber o chá em 3 a 4 doses divididas ao longo do dia.

Outra opção para fazer o chá é substituir a raiz por 1 colher de chá de gengibre em pó.

O chá de gengibre deve ser evitado deve ser evitado por mulheres que fazem uso de anticoagulantes como varfarina ou aspirina pois pode aumentar o risco de sangramentos ou hemorragias. Além disso, mulheres grávidas, próximo ao parto ou com histórico de aborto, problemas de coagulação ou que tenham risco de hemorragias devem evitar o uso do chá de gengibre. 

4. Chá de erva de São-Cristóvão

4 remédios caseiros para cisto no ovário

O chá de erva de São-Cristóvão, feito com a planta da espécie Cimicifuga racemosa, possui isoflavona e ácidos caféico e salicílico, com propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e antioxidantes, que ajudam a reduzir a cólica causada pelo cisto no ovário e a regular o ciclo menstrual.

Ingredientes

  • 1 colher (de chá) da raiz seca de erva-de-são-cristóvão;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Colocar a raiz seca na xícara de água fervente, e deixar repousar durante 10 minutos. Coar e beber em seguida de 2 a 3 vezes por dia, pelo período máximo de 6 meses a 1 ano, pois pode causar danos no fígado. 

O chá de erva de São-Cristóvão não deve ser usado por mulheres grávidas, em amamentação ou que tomam remédios anticoagulantes. Além disso, este chá não deve ser consumido por mulheres que têm o diagnóstico de câncer de mama, útero ou ovário, problemas cardíacos como arritmia, pressão baixa, problemas no fígado ou convulsão.

Este chá pode interferir na ação da pílula anticoncepcional e também pode causar efeitos colaterais como dor de estômago, problemas no fígado ou formação de bolinhas na pele.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • ARAUJO-NETO, Vitor.; et al. Therapeutic benefits of Sideroxylon obtusifolium (Humb. ex Roem. & Schult.) T.D. Penn., Sapotaceae, in experimental models of pain and inflammation. Revista Brasileira de Farmacognosia. 20. 6; 933-938, 2010
  • WOBSER, R. W.; TAKOV, V. IN: STATPEARLS [INTERNET]. TREASURE ISLAND (FL): STATPEARLS PUBLISHING. Black Cohosh. 2020. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK470187/>. Acesso em 09 Jun 2021
  • FAN, Chi Wai; et al. Systematic Review of Black Cohosh ( Cimicifuga racemosa) for Management of Polycystic Ovary Syndrome-Related Infertility. J Pharm Pract. Apr 29. 8971900211012244; 2021
  • QUAN QUAN Mao; XIAO-YU Xu et al. Bioactive Compounds and Bioactivities of Ginger (Zingiber officinale Roscoe). Foods. 8. 1-21, 2019
  • Pournaderi PS, Yaghmaei P, Khodaei H, Noormohammadi Z, Hejazi SH. . The effects of 6-Gingerol on reproductive improvement, liver functioning and Cyclooxygenase-2 gene expression in estradiol valerate - Induced polycystic ovary syndrome in Wistar rats. Biochem Biophys Res Commun. 484. 2; 461-466, 2017
  • GHAFURNIYAN, Habibeh; et al. The Effect of Green Tea Extract on Reproductive Improvement in Estradiol Valerate-Induced Polycystic Ovarian Syndrome in Rat. Iran J Pharm Res. 14. 4; 1215–1233, 2015
Mais sobre este assunto:

Carregando
...