10 remédios caseiros para ardência nas partes íntimas

Atualizado em julho 2023
Evidência científica

Alguns remédios caseiros que aliviam a ardência nas partes íntimas são banho de assento com chá de camomila, bicarbonato de sódio e iogurte natural. Esses remédios naturais acalmam, diminuem a inflamação e ajudam a combater fungos e bactérias na região íntima.

A ardência nas partes íntimas pode estar presente em situações como candidíase, infecção urinária, vaginose bacteriana, herpes ou tricomoníase, e também pode ser acompanhada de outros sintomas, como corrimento, mau cheiro, ressecamento ou dor ao urinar.

Embora esses remédios caseiros ajudem a aliviar a ardência nas partes íntimas, é recomendado sempre consultar o ginecologista, ou urologista, para fazer uma avaliação completa e indicar o tratamento mais adequado.

Imagem ilustrativa número 1

Opções de remédios caseiros

Algumas opções de remédios caseiros para ardência nas partes íntimas são:

1. Banho de assento com chá de camomila

O banho de assento com chá de camomila ajuda a aliviar a ardência nas partes íntimas, porque a camomila tem ação antimicrobiana, antifúngica e calmante. Conheça todos os benefícios da camomila.

Assim, esse banho de assento pode ser usado por homens e mulheres com candidíase ou infecção urinária, e por mulheres com vaginose bacteriana, por exemplo.

Ingredientes:

  • 3 colheres (de sopa) de flores de camomila seca;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

Ferver a água e, após apagar o fogo, acrescentar as flores de camomila. Tampar a panela e deixar repousar por 5 minutos. Coar e acrescentar mais água morna para encher uma bacia. Após fazer a higiene íntima, sentar na bacia e fazer o banho de assento por 15 a 20 minutos, 1 vez ao dia. Outra opção é enxaguar a região íntima 1 vez ao dia.

Cuidados: O uso tópico do chá de camomila só é indicado para crianças acima de 12 anos de idade.

2. Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio diminui a acidez, dificultando o crescimento e a multiplicação de fungos na região íntima e, por isso, pode ser usado em banhos de assento para aliviar os sintomas de candidíase, como coceira e ardência nas partes íntimas.

Ingredientes:

  • 4 colheres (de sopa) de bicarbonato de sódio;
  • 2 litros de água.

Modo de preparo:

Encher uma bacia com a água e misturar bem o bicarbonato de sódio, até diluir por completo. Após fazer a higiene íntima, sentar na bacia e permanecer por 15 minutos. Recomenda-se fazer este banho de assento até 2 vezes ao dia, enquanto persistirem os sintomas.

3. Iogurte natural

O iogurte natural alivia a ardência nas partes íntimas por conter probióticos, bactérias benéficas que impedem o crescimento de microrganismos responsáveis de infecções genitais. Confira outros alimentos que contêm probióticos.

O iogurte natural e sem açúcar pode ser consumido no café da manhã, junto com frutas. Além disso, o iogurte natural também pode ser usado em receitas como vitaminas, molhos e creme azedo.

4. Óleo de coco

O óleo de coco tem propriedades antifúngicas, hidratantes e antimicrobianas e, por isso, pode ser usado para complementar o tratamento da ardência nas partes íntimas em casos de ressecamento e candidíase.

Ingredientes:

  • 1 colher (de sopa) de óleo de coco virgem.

Modo de preparo:

Lavar bem as mãos e, após fazer a higiene íntima, aplicar o óleo de coco nas partes íntimas 1 vez por dia.

5. Banho de assento com vinagre de maçã

O banho de assento com vinagre de maçã é um bom remédio caseiro para ardência nas partes íntimas. Isso porque o vinagre de maçã altera o pH da região íntima, diminuindo a capacidade de aderência das bactérias na uretra e bexiga, ajudando no tratamento da infeção urinária.

Além disso, o vinagre de maçã também contém ácido gálico, lático e cítrico, que são compostos com ação antimicrobiana e anti-inflamatória, sendo uma boa opção para ajudar no tratamento da candidíase. Veja outros remédios caseiros para candidíase.

Ingredientes:

  • 2 colheres (de sopa) de vinagre de maçã;
  • 1 litro de água morna.

Modo de preparo:

Diluir o vinagre na água morna e transferir a mistura para uma bacia. Após fazer a higiene íntima, sentar na bacia e fazer o banho de assento por 15 a 20 minutos, 1 vez por dia.

Cuidados: O vinagre de maçã deve ser sempre diluído antes de entrar em contato com a pele, porque pode causar irritação. Este banho de assento não pode ser usado por mulheres grávidas.

6. Óleo essencial de melaleuca

O óleo essencial de melaleuca contém substâncias com ação antibacteriana e antifúngica, que ajudam a acelerar a recuperação a aliviar a ardência nas partes íntimas, nos casos de infecções como candidíase, vaginose bacteriana e tricomoníase.

Ingredientes:

  • 5 gotas de óleo essencial de melaleuca;
  • 4 colheres de sopa de leite vegetal;
  • 2 litros de água morna.

Modo de preparo:

Diluir o óleo essencial de melaleuca no leite vegetal. Em seguida, colocar a mistura em uma bacia e completar com a água morna. Após a higiene íntima, sentar na bacia e fazer o banho de assento por 20 minutos, 1 vez por dia.

Cuidados: Essa mistura não deve ser usada por mulheres grávidas.

7. Chá de aroeira

O chá de aroeira ajuda a aliviar a ardência nas partes íntimas, nos casos de candidíase, tricomoníase, infecção urinária e vaginose bacteriana, por exemplo, por ser rico em compostos bioativos com propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes e antimicrobianas. Conheça todas as propriedades da aroeira.

Ingredientes:

  • 200 g de casca da aroeira;
  • 2 litros de água.

Modo de preparo:

Numa panela ferver a água com a casca da aroeira por 15 minutos. Após apagar o fogo, deixar amornar e coar. Tomar 3 colheres (de sopa) desse chá por dia.

Cuidados: O chá de aroeira não deve ser usado por crianças, pessoas com a pele muito sensível, mulheres grávidas ou em período de amamentação.

8.  Barbatimão

O barbatimão é uma planta rica em flavonoides e taninos, que são compostos bioativos com propriedades antifúngicas e adstringentes. Por isso, o banho de assento com barbatimão é indicado para complementar o tratamento da candidíase, gonorreia ou vaginose bacteriana.

ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de cascas de barbatimão;
  • 2 litros de água.

Modo de Preparo:

Numa panela adicionar as cascas de barbatimão e a água, e levar para ferver por 10 minutos. Desligar o fogo e deixar a mistura amornar. Coar e transferir a mistura para uma bacia.

Após a higiene íntima, sentar na bacia, lavando cuidadosamente toda a região genital por 15 minutos. Fazer esse banho de assento 1 vez ao dia, por 3 dias.

Cuidados: O barbatimão não deve ser usado por mulheres grávidas ou em período de amamentação.

9. Banho de assento com sail de Epsom

O sail de Epsom é uma ótima opção para aliviar a coceira e a ardência nas partes íntimas, em casos de infeção urinária. Isso acontece porque o sal de Epsom tem propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas, ajudando a eliminar a infecção urinária mais rápido.

Ingredientes:

  • 1 bacia com água morna;
  • 1 xícara (de chá) de sais de Epsom.

Modo de preparo:

Colocar o sal de Epsom na água morna e misturar bem até que se dissolva completamente. Após fazer a higiene íntima, sentar na bacia, mantendo a região genital dentro de água por 15 a 20 minutos. Repetir este banho de assento de 2 a 3 vezes por dia.

10. Chá de uva-ursina

O chá de uva-ursina tem propriedades antimicrobianas, antissépticas e anti-inflamatórias, que ajudam a combater microrganismos, limpar e diminuir a inflamação das vias urinárias, sendo uma boa opção para aliviar a ardência nas partes intimas em casos de cistite e infecção urinária.

Além disso, a uva-ursina também tem ação diurética, ajudando a eliminar mais urina durante o dia, mantendo o trato urinário mais limpo e livre de micro-organismos.

Ingredientes:

  • 2 colheres (de sopa) de folhas secas de uva-ursina;   
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

Numa panela, ferver a água. Após apagar o fogo, acrescentar as folhas de uva-ursina, tampar a panela e deixar repousar durante 15 minutos. Em seguida, coar e beber até 3 xícaras desse chá por dia.

Cuidados: Esse chá não deve ser usado por mulheres grávidas ou em amamentação, por crianças menores de 12 anos ou pessoas com problemas de estômago, como gastrite ou úlcera, por exemplo.

Principais causas de ardência nas partes íntimas

As principais causas de ardência nas partes íntimas na mulher são infecção urinária, candidíase, vaginose bacteriana e infecções sexualmente transmissíveis, como herpes, tricomoníase e gonorreia. Confira outras causas de ardência na vagina.

No homem, a sensação de ardência nas partes íntimas também pode ser causada por candidíase e e infecções sexualmente transmissíveis, mas também pode surgir devido à fricção na cueca, por exemplo. Veja as principais causas de ardência no pênis.