Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é reflexologia das mãos

A reflexologia é uma terapêutica alternativa que permite exercer efeito terapêutico em todo o corpo, atuando em uma única região, como as mãos, pés e orelhas, que são áreas onde estão representados os órgãos e diferentes regiões do corpo.

Segundo a reflexologia das mãos, as mãos representam pequenas versões do corpo e na presença de algum distúrbio no organismo, diversas reações aparecem nos pontos correspondentes nas mãos.

Este tratamento consiste na estimulação dos pontos nas mãos correspondentes ao local afetado, mediante a inserção de agulhas curtas e finas. No entanto, os estímulos também podem ser realizados com outros utensílios. Saiba também como fazer reflexologia nos pés.

O que é reflexologia das mãos

Para que serve

Dependendo da região da mão que é estimulada, pode ser conseguido um efeito terapêutico diferente, podendo ser utilizado em situações de estresse, ansiedade, enxaqueca, prisão de ventre, má circulação ou distúrbios do sono, por exemplo. O ideal é que esta técnica seja realizada por um profissional especializado, no entanto pode ser realizado pela própria pessoa, seguindo os procedimentos passo a passo:

  1. Suavemente, mas com firmeza, pressionar as pontas de cada dedo na mão direita e beliscar suavemente os lados de cada dedo e repetir na esquerda;
  2. Esfregar firmemente os lados de cada dedo em ambas as mãos:
  3. Puxar suavemente cada dedo da mão direita, afrouxando aperto conforme se move da base para a ponta e depois passar para a mão esquerda;
  4. Segurar a pele entre o polegar e o indicador com o polegar e o indicador da outra mão, afastando gentilmente até que os dedos saiam da pele e repetir na outra mão.
  5. Descansar a mão livre na palma da outra mão, usar o polegar suavemente e massagear a parte de trás da mão e depois repetir na mão esquerda;
  6. Segurar o pulso na mão esquerda e massagear suavemente o pulso com o polegar esquerdo. Repetir com a outra mão.
  7. Massagear a palma da mão com o polegar esquerdo e repetir na outra mão;
  8. Pressionar suavemente o centro da palma com o polegar oposto e fazer duas respirações lentas e profundas. Repetir na outra mão.

Este procedimento é muito útil para ajudar a pessoa a relaxar e para aliviar alguns problemas de saúde relacionados com a região que é massageada, no entanto, existem várias formas de estimular essas regiões, que pode ser feito de uma forma mais direcionada, focando-se a estimulação em pontos específicos, representados no mapa acima.

Alguns exemplos de como fazer esta estimulação são:

Alívio da dor de cabeça

Para aliviar a dor de cabeça, basta apertar por 5 tempos e soltar cada ponta dos dedos, repetindo 3 vezes em cada dedo, de ambas as mãos.  Este exercício deve fazer-se regularmente pela manhã e à noite, para prevenir as dores, e nas crises pode repetir-se várias vezes.

Melhora da digestão

Para melhorar a digestão, pode-se massagear a região da mão imediatamente abaixo do dedo indicador e do dedo médio, representado na imagem com o número 17. Depois pode-se repetir na outra mão.

Melhora da respiração e a tosse

Para melhorar a respiração e ajudar a reduzir a tosse, deve-se massagear a base do polegar de ambas as mãos, rodando com a mão contrária à volta do dedo polegar, durante cerca de 20 minutos

Quais os benefícios

Assim como outras terapias complementares, acredita-se que a reflexologia apresente benefícios para o sistema neurológico, ósseo e muscular, braços e ombros, coluna, região pélvica, sistema cardiovascular, sistema linfático, sistema digestivo, sistema urinário, sistema reprodutor e sistema endócrino.

Quem não deve recorrer a esta terapia

A reflexologia não deve ser praticada em pessoas com pressão sanguínea instável, problemas de fígado, cirurgia recente, cortes ou feridas nas mãos, fraturas, diabetes, epilepsia, infecções, problemas de alergia de pele ou pessoas que estejam a tomar drogas ou álcool ou medicamentos.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar