Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é o reflexo de Moro, até quando dura e o que significa

O reflexo de Moro é um movimento involuntário do corpo do bebê, que está presente nos primeiros 3 meses de vida, e no qual os músculos do braços reagem de forma protetora sempre que acontece um situação que cause insegurança, como perda de equilíbrio ou quando existe um estímulo repentino, por exemplo, quando o bebê é balançado abruptamente.

Assim, este reflexo é semelhante com o reflexo que crianças e adultos têm quando surge a sensação de que se está caindo, e indica que o sistema nervoso do bebê está se desenvolvendo de forma correta.

Este reflexo geralmente é testado pelo médico logo após o nascimento e pode ser repetido várias vezes ao longo das primeiras consultas de pediatria para garantir que o sistema nervoso está intacto e se desenvolvendo corretamente. Dessa forma, caso o reflexo não esteja presente ou caso se prolongue ao longo do segundo semestre, pode significar que o bebê tem algum problema de desenvolvimento e a causa deverá ser investigada.

O que é o reflexo de Moro, até quando dura e o que significa

Como é feito o teste do reflexo

A forma mais simples de testar o reflexo de Moro consiste em segurar o bebê com as duas mãos, colocando uma mão nas costas e outra apoiando o pescoço e a cabeça. Depois, deve-se deixar de fazer força com os braços e deixar que o bebê caia 1 a 2 cm, sem nunca retirar as mãos de debaixo do corpo, apenas para criar um pequeno susto.

Quando isso acontece, o esperado é que o bebê primeiramente estique os braços e, logo de seguida, dobre os braços em direção ao corpo, relaxando quando percebe que está seguro.

Até quando deve durar o reflexo de Moro?

Normalmente o reflexo de Moro está presente até por volta dos 3 meses de vida, mas seu desaparecimento pode ser mais demorado em alguns bebês, já que cada um tem um tempo diferente de desenvolvimento. Mas como é um reflexo primitivo do bebê, não deve persistir no segundo semestre de vida.

Se o reflexo se mantiver por muito tempo além dos 5 meses é importante consultar o pediatra para fazer uma nova avaliação neurológica.

O que significa a falta do reflexo

A ausência do reflexo de Moro no bebê normalmente está relacionada com a presença de:

  • Lesão nos nervos do plexo braquial;
  • Fratura da clavícula ou de um osso do ombro que possa estar pressionando o plexo braquial;
  • Hemorragia intracraniana;
  • Infecção do sistema nervoso;
  • Malformação cerebral ou da medula espinhal.

Na maioria dos casos, quando o reflexo está ausente em ambos os lados do corpo significa que o bebê pode ter um problema mais grave, como os danos cerebrais, já se estiver ausente em apenas um braço, o mais provável é que esteja relacionado com alterações no plexo braquial.

Assim, quando o reflexo de Moro está ausente, o pediatra fazer o encaminhamento para um neuropediatra, que poderá pedir outros exames, como raio X do ombro ou tomografia, para tentar identificar a causa e, assim, iniciar o tratamento mais adequado.

Bibliografia >

  • EDWARDS, Christopher W.; KHALILI, Yasir A.. Moro Reflex. StatPearls Publishing LLC. 2019
  • FUTAGI, Yasuyuki et al.. The grasp reflex and moro reflex in infants: hierarchy of primitive reflex responses. International Journal of Pediatrics. 2012
  • A.D.A.M. Reflexo de Moro. Disponível em: <https://ssl.adam.com/content.aspx?productId=125&pid=69&gid=003293&site=bestdoctors.adam.com&login=BEST4545>. Acesso em 07 Nov 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem