Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Para que serve a planta Quina e como usar

A quinina é uma substância natural retirada da casca de uma planta medicinal chamada Cinchona calisaya, também conhecida por diversos nomes como quina, quina-amarela, quineira, chichona vermelha, casca peruana e casca dos jesuítas.

As árvores desta planta medicinal são originadas de florestas da América do sul, e suas partes mais utilizadas são as suas folhas e as cascas da raiz, dos ramos e do tronco, principalmente, para fazer chás com diversas propriedades como febrífugas, antimaláricas, digestivas e cicatrizantes. 

A quinina é o composto ativo do quinino, medicamento utilizado para tratamento da malária, no entanto, somente o uso da planta, bebidas ou de suplementos que contenham quinina não são recomendados como remédio desta doença, mas apenas como forma de complementar o tratamento. Saiba mais sobre o remédio para malária: Quinino.

Além disso, pequenas quantidades de quinina também são encontradas na água tônica vendida em lanchonetes e padarias, mas não têm efeitos terapêuticos, sendo apenas um ingrediente para contribuir para o sabor da água tônica.

Para que serve a planta Quina e como usar
Para que serve a planta Quina e como usar

Para que serve

A quinina e as propriedades medicinais da planta Quina são úteis para;

  • Melhorar a digestão;
  • Ajudar a desintoxicar o fígado e o organismo;
  • Ter ação antisséptica e anti-inflamatória;
  • Auxiliar no tratamento da malária;
  • Combater a febre;
  • Reduzir dores no corpo;
  • Combater a queda de cabelo e a caspa.

O principal uso da quinina é para combater a malária, no entanto, deve-se lembrar que as plantas medicinais não devem ser utilizadas para combater a infecção neste caso, exceto se recomendado pelo médico. Além disso, somente no remédio comprado na farmácia fornecerá a dose adequada para combater a infecção. 

Como usar

As folhas e cascas da planta medicinal da Quina são usadas, principalmente, na forma de chá. Para preparar o chá de Quina deve-se misturar 1 litro de água e 2 colheres da casca da planta, e deixar ferver por 10 minutos. Em seguida, deixar descansar por 10 minutos e beber no máximo de 2 a 3 xícaras por dia.

Além disso, a quinina presente na planta Quina pode ser encontrada na forma de cápsulas, no entanto, é importante ressaltar que este medicamento só deve ser utilizado após a liberação médica, já que existem contra-indicações e para evitar o surgimento de efeitos colaterais. 

Quem não deve utilizar

A quinina está contra-indicada para grávidas, crianças, assim como pacientes com depressão, problemas de coagulação do sangue ou doenças hepáticas.

Além disso, o uso de Quinina deve ser avaliado quando o paciente utiliza outros remédios, como Cisaprida, Heparina, Rifamicina ou Carbamazapina.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais da quinina incluem aumento dos batimentos cardíacos, náuseas, confusão, visão embaçada, tonturas, hemorragias e problemas no fígado.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...