Qlaira: para que serve e como tomar o anticoncepcional

Revisão clínica: Flávia Costa
Farmacêutica
outubro 2021

Qlaira é uma pílula anticoncepcional que é indicada para prevenir a gravidez, já que age impedindo que ocorra a ovulação, altera as condições do muco cervical e provoca também alterações no endométrio.

Este anticoncepcional tem na sua composição 28 comprimidos de várias cores, que correspondem a hormônios e doses hormonais diferentes. Dentre os comprimidos, existem 2 comprimidos brancos que são considerados inativos, pois não contém hormônio. Os 26 coloridos podem ter apenas valerato de estradiol ou combinação de valerato de estradiol e dienogeste.

O uso de Qlaira deve ser feito de acordo com a orientação do ginecologista devendo ser iniciado no primeiro dia do ciclo menstrual ou após o término da cartela anterior.

Como usar

Para iniciar Qlaira corretamente, se a pessoa não está usando nenhum anticoncepcional, deve tomar o primeiro comprimido no primeiro dia do ciclo, ou seja, no primeiro dia da menstruação. Se estiver mudando de uma outra pílula combinada, deve-se começar a tomar Qlaira no dia seguinte ao término do uso da pílula. No caso do anel vaginal ou adesivo transdérmico, deve-se iniciar o uso do Qlaira no dia da remoção do anel vaginal ou do adesivo, ou conforme orientação médica.

Se a pessoa estiver a mudar de uma mini pílula, o anticoncepcional Qlaira pode ser iniciado em qualquer momento. Nos casos de injeção, implante ou sistema intrauterino, a Qlaira deve ser iniciada na data prevista para a próxima injeção ou no dia de remoção do implante ou sistema intrauterino, mas é importante usar preservativo durante os primeiros 9 dias de uso de Qlaira.

Caso já esteja fazendo uso da Qlaira, a cartela seguinte deve ser iniciada no dia seguinte ao término da cartela atual, sem que haja intervalo de pausa entre elas e independentemente do sangramento ter cessado ou não.

O anticoncepcional Qlaira tem um calendário-adesivo no seu interior com 7 tiras adesivas que mostram os dias da semana. Deve-se retirar a tira correspondente ao dia do início de uso e colar no espaço indicado para a mesma, de modo que o dia da semana correspondente ao início fique exatamente acima do comprimido de número 1. Depois, deve-se seguir a direção das flechas, até que se tenham tomado os 28 comprimidos. Desta forma, a pessoa pode verificar se tomou o anticoncepcional todos os dias corretamente.

Para que serve

A principal indicação do Qlaira é a contracepção, ou seja, evitar o desenvolvimento da gravidez. No entanto, o uso desse anticoncepcional pode ser indicado pelo médico para diminuir a duração e a intensidade dos sangramentos, diminuindo o risco de anemia e aliviar e/ ou combater a cólica menstrual.

Essas outras indicações do Qlaira são possíveis devido ao fato de que alguns dos comprimidos serem constituídos por dois hormônios, o valerato de estradiol e dienogeste, possuindo outras aplicações além da contracepção.

Quem não deve tomar

Qlaira não deve ser usada em pessoas com história atual ou anterior de trombose, embolia pulmonar ou formação de coágulos em outras partes do corpo, história atual ou anterior de ataque cardíaco ou derrame cerebral ou de um determinado tipo de enxaqueca com sintomas visuais, dificuldade para falar, fraqueza ou adormecimento em qualquer parte do corpo.

Além disso, também não deve ser usado por pessoas com diabetes mellitus com lesão do sistema vascular, história atual ou anterior de doença do fígado, câncer que pode se desenvolver sob a influência de hormônios sexuais ou tumor no fígado, com sangramento vaginal sem explicação, ou por mulheres que estejam grávidas ou suspeitem de uma gravidez.

Além disso, este medicamento não deve ser usado em pessoas com alergia ao valerato de estradiol, dienogeste ou a qualquer um dos componentes de Qlaira.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer com o uso de Qlaira são instabilidade emocional, depressão, diminuição ou perda do desejo sexual, enxaqueca, enjoos, dor nas mamas e sangramento uterino inesperado. Além disso, embora seja muito raro, pode também ocorrer trombose arterial ou venosa.

Esta informação foi útil?

Atualizado e revisto clinicamente por Flávia Costa - Farmacêutica, em outubro de 2021.

Bibliografia

  • DRUGS.COM. Dienogest and estradio. 2021. Disponível em: <https://www.drugs.com/mtm/dienogest-and-estradiol.html>. Acesso em 12 out 2021
  • BAYER. Qlaira® - valerato de estradiol dienogeste. Disponível em: <https://www.bayer.com.br/sites/bayer_com_br/files/2021-02/Qlaira_Paciente.pdf>. Acesso em 08 out 2021
Revisão clínica:
Flávia Costa
Farmacêutica
Formada em Farmácia pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2003. Mestre em Ciências Biomédicas pela UBI, Portugal.