Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é e como tratar a púrpura de Henöch-Schönlein

A púrpura de Henöch-Schönlein, conhecida também como PHS, é uma doença que provoca a inflamação de pequenos vasos sanguíneos na pele, resultando em pequenas manchas vermelhas na pele, dor na barriga e dores articulares. No entanto, a inflamação pode também acontecer nos vasos sanguíneos dos intestinos ou dos rins, causando diarreia e sangue na urina, por exemplo.

Geralmente, esta condição é mais comum em crianças com menos de 10 anos, mas também pode acontecer em adultos. Enquanto nas crianças, a púrpura tende a desaparecer após 4 a 6 semanas, no adulto a recuperação pode ser mais lenta.

A púrpura de Henöch-Schönlein tem cura e geralmente não é necessário qualquer tipo de tratamento específico, podendo ser apenas utilizados alguns remédios para aliviar as dores e tornar a recuperação mais confortável.

O que é e como tratar a púrpura de Henöch-Schönlein

Principais sintomas

Os primeiros sintomas deste tipo de púrpura são febre, dor de cabeça e dores musculares que duram entre 1 a 2 semanas, podendo ser confundidos com uam gripe ou resfriado.

Após esse período, surgem os sintomas mais específicos como:

  • Manchas vermelhas na pele, especialmente nas pernas;
  • Dor e inchaço nas articulações;
  • Dor na barriga;
  • Sangue na urina ou fezes;
  • Náuseas e diarreia.

Em situações muito raras, a doença pode ainda afetar os vasos sanguíneos dos pulmões, coração ou cérebro, causando outros tipos de sintomas mais graves como dificuldade para respirar, tosse com sangue, dor no peito ou perda de consciência.

Quando surge algum destes sintomas deve-se consultar um clínico geral, ou um pediatra, para fazer uma avaliação geral e diagnosticar o problema. Assim, o médico pode pedir vários exames, como exame de sangue, urina ou biópsia de pele, para eliminar outras possibilidades e confirmar a púrpura.

Como é feito o tratamento

Normalmente não é necessário qualquer tipo de tratamento específico para esta doença, sendo apenas recomendado manter o repouso em casa e ir avaliando se existe agravamento dos sintomas.

Além disso, o médico pode ainda receitar o uso de anti-inflamatórios ou analgésicos, como Ibuprofeno ou Paracetamol, para aliviar as dores. No entanto, estes remédio só devem ser utilizados sob orientação do médico pois, se os rins estiverem afetados, não devem ser tomados.

Nos casos mais graves, em que a doença provoca sintomas muito intensos ou afeta outros órgãos como o coração ou o cérebro, pode ser necessário ficar internado no hospital para fazer remédios diretamente na veia.

Possíveis complicações

Na maioria dos casos, a púrpura de Henöch-Schönlein desaparece sem deixar sequelas, porém, uma das principais complicações associadas a esta doença é a alteração de funcionamento do rins. Esta alteração pode demorar entre algumas semanas ou meses para surgir, mesmo depois de todos os sintomas terem desaparecido, causando:

  • Sangue na urina;
  • Espuma excessiva na urina;
  • Aumento da pressão arterial;
  • Inchaço em volta dos olhos ou tornozelos.

Estes sintomas também melhoram ao longo do tempo, mas em alguns casos a função dos rins pode ficar tão afetada que provoca uma insuficiência renal.

Dessa forma, após a recuperação é importante fazer consultas regulares no clínico geral, ou pediatra, para avaliar a função do rins, tratando os problemas assim que surgirem.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...