Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é o Prurigo Nodular

O Prurigo Nodular de Hyde é uma doença de pele crônica e rara, que coça muito e provoca feridas que normalmente deixam manchas e cicatrizes na pele. 

O prurigo nodular não é contagioso e surge mais frequentemente em mulheres e normalmente a partir dos 50 anos, aparecendo na sua maioria nos braços e nas pernas, mas também podem aparecer em outras regiões do corpo como peito e barriga.

Como seu aparecimento está geralmente associado à fatores de estresse, o tratamento que deve ser determinado pelo dermatologista, se baseia principalmente no alívio da coceira até que a doença desapareça espontaneamente, como surgiu.

Principais sintomas

O principal sintoma desta doença é o surgimento de lesões na região dos braços e pernas, que apresentam as seguintes características: 

  • Lesões irregulares e com tamanho entre 0,5 e 1,5 cm; 
  • Apresentam cor escura, pois são roxas escuras ou acastanhadas,
  • Podem apresentam regiões secas, com cortes ou rachaduras; 
  • Apresentam saliência, sendo elevadas em relação à pele; 
  • Podem evoluir para pequenas feridas que desenvolvem pequenas crostas. 
O que é o Prurigo Nodular

Outro sintoma muito importante que surge é a coceira na pele em torno desta lesões, que tem tendência a ser muito intensa e difícil de controlar. Além disso, estas lesões surgem de forma numerosa e afastadas entre si por alguns centímetros, num braço pode chegar a termais de 20 lesões, por exemplo.

Como é realizado o diagnóstico

O diagnostico desta dermatose é feito pelo dermatologista, que observa e avalia as lesões que surgiram na pele. 

Além disso, em alguns casos o médico pode também recomendar a realização de uma biópsia a uma das lesões, de forma a que o tecido recolhido possa ser analisado em laboratório. 

Como é feito o tratamento

O tratamento destas lesões é geralmente feito combinando a ação de diversas formas de tratamento, como tratamento com remédios de aplicação tópica, injeções, antidepressivos e tratamentos de crioterapia e fototerapia, de forma a controlar os sintomas. Geralmente, os remédios tópicos aplicados são pomadas contendo corticoides ou capsaicina, um analgésico tópico que anestesia a região e alivia os sintomas de coceira e desconforto. Além disso, as injeções são muitas vezes feitas usando remédios como a Triancinolona ou Xilocaína que possuem ação  anti-inflamatória e anestésica. 

O Prurigo Nodular é uma doença que não tem cura, não existindo nenhum tratamento definido e por isso o tratamento é adaptado a cada paciente, de acordo com a intensidade dos sintomas sentidos.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...