Prótese dentária: o que é, tipos, indicações (e cuidados)

A prótese dentária é uma estrutura usada para substituir um ou mais dentes, com o objetivo de promover a restauração do sorriso, melhorar a mastigação, a fala, a nutrição e a autoestima da pessoa.

As próteses dentárias podem ser classificadas em diferentes tipos: fixa, quando é aparafusada e não pode ser removida da boca; móvel, quando pode ser retirada; e associada a implantes dentários, que fornecem uma base para os dentes artificiais.

O tipo de prótese dentária para cada pessoa, deve ser indicada pelo dentista após uma avaliação completa dos dentes comprometidos ou em falta, da saúde da gengiva e dos ossos.

Imagem ilustrativa número 1

Tipos de prótese dentária

Os principais tipos de prótese dentária são:

1. Prótese dentária fixa

A prótese dentária fixa é aquela que é fixada, por parafuso, aos dentes remanescentes ou a implantes.

Os principais tipos de prótese fixa são:

  • Coroa e pivot: são dentes artificiais usados para restaurar somente uma parte do dente, podendo ser feitos de metal, porcelana ou plástico;
  • Ponte: são coroas unidas que são fixadas em dentes naturais, sendo usadas para substituir um ou mais dentes perdidos;
  • Faceta, também conhecida como lente de contato dental, é um tipo de prótese indicada para dentes com desgaste e cobre somente a parte da frente do dente.

O tipo de prótese fixa deve ser indicada pelo dentista de acordo com o objetivo do tratamento, com a saúde da gengiva e dos ossos da pessoa.

Indicações: é indicada para substituir dentes ausentes; melhorar a resistência e aumentar a durabilidade de dentes danificados; proteger dentes danificados; e substituir uma grande restauração quando não se possui muita estrutura do dente natural.

Esse tipo de prótese dentária também pode ser indicado para melhorar a estética, o formato ou o alinhamento dos dentes, para cobrir um dente com alteração de cor ou formato, por exemplo.

Cuidados: a higiene oral diária deve ser feita normalmente, sendo recomendado também usar o fio dental, para limpar os espaços entre a prótese e o dente / gengiva.

Para evitar danos à prótese, deve-se evitar morder alimentos ou objetos muito duros. A visita regular ao dentista também é fundamental para garantir a saúde oral e a manutenção da prótese fixa.

Leia também: Como escovar os dentes corretamente (em 9 passos) tuasaude.com/como-escovar-melhor-os-dentes

2. Prótese dentária móvel

A prótese móvel é aquela que pode ser removida da boca e que, por isso, não é aparafusada.

Os principais tipos de prótese dentária móvel são:

  • Prótese dentária flexível móvel: é feita com materiais termoplásticos, como nylon e silicone, favorecendo a maleabilidade e estética, além de ser mais leve, resistente à fraturas e promover mais conforto;
  • Prótese dentária móvel total, ou dentadurageralmente são feitas de plástico ou resina, consistindo em dentes artificiais e uma base que imita a cor da gengiva;
  • Prótese dentária móvel parcial: pode ser feita de resina acrílica, que é mais econômica, ou ter uma base metálica, que é mais cara mas tem um melhor suporte, impedindo o afundamento na gengiva.

Indicações: este tipo de prótese pode ser indicada para substituir a ausência de apenas alguns dentes, mas ainda com dentes naturais saudáveis na arcada.

Essa prótese também pode ser recomendada para pessoas que perderam todos os dentes naturais de uma das arcadas, superior ou inferior.

A prótese dentária móvel pode ser indicada para pessoas com dificuldades para abrir a boca ou quando as próteses fixas ou implantes não são indicadas.

Cuidados: é importante retirar a prótese sempre após cada refeição e lavar com água corrente para remover os restos de comida. Em seguida, deve-se escovar a prótese com uma escova de dentes e pasta de dente, enxaguando com água corrente em seguida.

Deve-se também realizar a higienização bucal normalmente, escovando os dentes restantes e a língua, com o uso de pasta de dente e fio dental, pelo menos duas vezes ao dia.

Além disso, é recomendado colocar as próteses durante a noite em uma solução específica, conforme recomendado pelo dentista.

É fundamental também consultar regularmente o dentista, para que a saúde oral seja monitorada e certificar se as próteses continuam bem adaptadas ou não.

3. Prótese associada a implantes

A prótese dentária associada a implantes dentários são restaurações que usam implantes, que são raízes artificiais presas no osso maxilar e que fornecem uma base para os dentes artificiais.

Indicações: esse tipo pode ser indicado para dar mais estabilidade e retenção, eliminando a necessidade de adesivos; preservar os ossos da mandíbula; melhorar a qualidade de vida e a capacidade de mastigação, fala e nutrição da pessoa.

Cuidados: manter uma higiene oral diária adequada é fundamental para garantir o sucesso do tratamento e evitar infecções.

Para próteses fixas, é necessário o uso de dispositivos especiais, como escovinhas e passador de fio dental, para limpar a área abaixo da prótese e ao redor dos implantes.

As próteses removíveis associadas a implantes devem ser tiradas diariamente para limpeza e imersão em solução apropriada. Isso ajuda a retirar depósitos de alimentos e placa bacteriana, prevenindo infecções.

Prótese dentária de silicone

A prótese dentária de silicone é um tipo de prótese parcial móvel flexível produzida com silicone e que possui características semelhantes às de poliamida.

Este tipo de prótese pode ser recomendada para pessoas que têm dificuldades de adaptação à prótese móvel feita com acrílico.

Vídeos relacionados

3 DICAS PARA AUMENTAR A SAÚDE DOS DENTES

02:00 | 31.001 visualizações

Como economizar no dentista

06:23 | 27.626 visualizações

COMO NÃO ESQUECER DE ESCOVAR OS DENTES? | Tati Comenta #12

01:23 | 38.348 visualizações