Propofol: para que serve, posologia e efeitos colaterais

Revisão clínica: Flávia Costa
Farmacêutica
fevereiro 2023
  1. Para que serve
  2. Como usar e posologia
  3. Efeitos colaterais
  4. Contra-indicações

O propofol é um medicamento anestésico usado para relaxar e criar um estado de inconsciência nas pessoas, permitindo a realização de cirurgias ou outros procedimentos médicos.

Esse anestésico atua diminuindo a atividade cerebral e do sistema nervoso, sendo utilizado como anestésico geral de curta duração por via intravenosa aplicado no braço ou na mão, podendo ser utilizado isoladamente ou em conjunto com outros medicamentos.

O propofol deve ser usado sob supervisão médica, pois o anestesiologista deve monitorar os sinais vitais durante seu uso, como frequência cardíaca, pressão arterial e respiração.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O propofol é um medicamento utilizado para induzir e manter a anestesia geral para procedimentos cirúrgicos. Saiba o que é anestesia geral.  

Além disso, também é utilizado para sedação em unidades de terapia intensiva para manter uma pessoa sob ventilação mecânica e para realizar procedimentos diagnósticos, como endoscopia, por exemplo.

Qual médico consultar?

Para realização de cirurgias, o médico que deve ser consultado é o cirurgião geral, ou médicos especializados em cirurgias específicas, e a anestesia deve ser aplicada pelo anestesista.

Como usar e posologia

O propofol deve ser aplicado diretamente na veia, do braço ou da mão, pelo médico anestesista.

A dose de propofol a ser utilizada deve ser calculada pelo anestesiologista, pois vai depender do procedimento a ser realizado e da idade, peso corporal e condição física da pessoa.

Além disso, o médico pode decidir usar diferentes tipos de medicamentos para manter a pessoa anestesiada ou sedada e sem dor, bem como para manter os sinais vitais estáveis.

É importante que após a administração do medicamento não coma, beba ou consuma álcool até que a pessoa esteja totalmente recuperada.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns do propofol são:

  • Dor no local da injeção, durante sua administração;
  • Desaceleração da frequência cardíaca;
  • Baixa pressão arterial e frequência respiratória;
  • Tosse ao acordar;
  • Soluço;
  • Parada respiratória.

Além disso, após a anestesia também é possível ter outros efeitos colaterais como dor de cabeça, náusea, vômito, tontura, calafrios, sensação de frio e agitação.

O propofol pode causar sonolência após seu uso, por isso se a pessoa for liberada pelo médico para ir pra casa logo após receber propofol, não se  deve dirigir e sendo importante ter um acompanhante, como um familiar ou amigo, para levá-lo para casa.

Quem não deve usar

O propofol não deve ser usado por pessoas alérgicas ao propofol, aos componentes do medicamento, à soja ou ao amendoim. Grávidas ou com suspeita de gravidez devem conversar com o médico, no caso de lactantes, não devem amamentar durante a administração deste medicamento, e o leite deve ser descartado em até 24 horas após o recebimento do propofol.

Da mesma forma, não deve ser usado para sedação de crianças e adolescentes menores de 16 anos em terapia intensiva, com difteria ou epiglotite e deve ser usado com cautela especial como anestésico geral em crianças menores de 3 anos.

Além disso, não deve ser usado por pessoas com doenças cardíacas graves, epilepsia, insuficiência respiratória, hepática ou renal ou distúrbios do metabolismo de gorduras.

Esta informação foi útil?

Escrito, atualizado e revisto clinicamente por Flávia Costa - Farmacêutica, em fevereiro de 2023.

Bibliografia

  • SAHINOVIC, M. M.; et al. Clinical Pharmacokinetics and Pharmacodynamics of Propofol. Clin Pharmacokinet. 57. 12; 1539-1558, 2018
  • STOGIANNOU, D.; et al. Is propofol the optimal sedative in gastrointestinal endoscopy?. Acta Gastroenterol Belg. 81. 4; 520-524, 2018
Mostrar bibliografia completa
  • CRISTÁLIA. Propofol Emulsão Injetável 10 mg/mL. Disponível em: <https://www.cristalia.com.br/arquivos_medicamentos/203/Propovan_Bula_Paciente.pdf>. Acesso em 08 fev 2023
  • AGENCIA ESPAÑOLA DE MEDICAMENTOS Y PRODUCTOS SANITARIOS. Propofol Fresenius 10 mg/ml emulsión inyectable y para perfusión EFG. Disponível em: <https://cima.aemps.es/cima/dochtml/p/62134/prospecto_62134.html>. Acesso em 20 jan 2023
  • ANVISA. Propofol. 2021. Disponível em: <https://consultas.anvisa.gov.br/#/bulario/q/?nomeProduto=propofol>. Acesso em 08 fev 2023
Revisão clínica:
Flávia Costa
Farmacêutica
Formada em Farmácia pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2003. Mestre em Ciências Biomédicas pela UBI, Portugal.