Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Primeiros Socorros para Queimadura de Água Viva

Os sintomas de uma queimadura de água viva são dor forte e sensação de queimadura no local. Caso a dor seja muito intensa, deve-se ir ao pronto socorro mais próximo.

No entanto, na maioria das queimaduras é possível tratar sem ir ao hospital. Para isso deve-se:

  1. Retirar os tentáculos da água viva utilizando uma pinça ou palito de picolé, por exemplo, e a própria água do mar, porque a água doce pode estimular os tentáculos existentes liberando mais veneno;
  2. Aplicar vinagre diretamente no local atingido por 30 segundos, pois neutraliza o veneno da água viva. Em nenhum caso se deve aplicar urina ou álcool na região pois podem agravar a irritação;
  3. Colocar o local em água quente por 20 minutos, para aliviar a dor e a inflamação;
  4. Aplicar compressas de água fria se a dor e o desconforto se mantiverem.

A dor e o desconforto normalmente melhoram após 20 minutos, no entanto, pode ser necessário até 1 dia para que a dor desapareça compeltamente. Nesse período é recomendado tomar analgésicos ou anti-inflamatórios, como Paracetamol e Ibuprofeno.

Primeiros Socorros para Queimadura de Água Viva

No caso de a dor durar mais de 1 dia ou surgirem outros sintomas como vômitos, náuseas, cãimbras muculares, dificuldade para respirar ou sensação de bola na garganta é recomendado ir imediatamente ao hospital para avaliar a necessidade de fazer o tratamento com antídoto ou antibióticos, por exemplo.

Como cuidar da queimadura

O mais importante nos dias após a queimadura da água viva é aplicar compressas geladas na região para aliviar a dor e a inflamação, porém, caso surjam pequenas feridas na pele deve-se também lavar o local 2 a 3 vezes por dia com água e sabão de pH neutro, cobrindo com uma ligadura ou compressas esterilizadas.

No caso de as feridas demorarem para cicatrizar pode ser necessário consultar um clínico geral ou dermatologista para iniciar o uso de uma pomada antibiótica, como Nebacetin, Esperson ou Dermazine, por exemplo.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...