Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.

5 dicas simples para tratar queimaduras de sol

A exposição solar prolongada pode provocar queimaduras de diversos graus na pele, causando vermelhidão, queimação e muito incômodo. Porém, existem algumas formas naturais para ajudar as queimaduras a cicatrizar mais rapidamente, reduzindo a dor e aumentando o conforto.

Geralmente, as queimaduras solares podem ser tratadas em casa seguindo estas dicas, mas caso exista muito desconforto, é recomendado ir ao posto de saúde, para iniciar um tratamento mais adequado, que pode incluir o uso de pomadas antibióticas, analgésicas ou anti-inflamatórias, por exemplo.

5 dicas simples para tratar queimaduras de sol

Confira 5 dicas simples que ajudam a tratar qualquer queimadura de forma mais rápida e natural:

1. Esfriar bem a pele

A primeira dica é talvez a mais importante em todo o processo de cuidar de uma queimadura solar e consiste em esfriar bem a pele. Para isso, deve-se tomar um banho com água fria, deixando a água correr no local afetado por 5 a 10 minutos, para garantir que todas as camadas da pele esfriam e deixam de queimar.

2. Aplicar compressas frias de camomila

Após esfriar a queimadura é normal que o desconforto se mantenha, especialmente se estiver muito calor. Por isso, uma forma de aliviar o desconforto e manter a queimadura fria consiste em aplicar compressas frias, que podem ser feitas com chá de camomila. A camomila possui propriedades calmantes e cicatrizantes que ajudam a reparar a pele. No entanto, qualquer tipo de compressa fria vai ajudar bastante a combater o desconforto.

Para fazer compressas frias de camomila, deve-se fazer um chá de camomila, deixar na geladeira até gelar e depois molhar uma gaze, um pedaço de algodão ou um pano limpo no chá. Por fim, deve-se retirar o excesso de líquido e aplicar as gazes sobre a pele queimada, deixando atuar por vários minutos, várias vezes ao dia. Conheça outras opções de remédios caseiros para queimadura de sol.

3. Evitar produtos de higiene

Os produtos de higiene, como o sabão e o sabonete, podem agredir a pele, favorecendo seu ressecamento e, por isso, em caso de queimadura de sol, o mais indicado é tomar um banho somente com água, pelo menos no local afetado, e sem esfregar a pele. Na hora de secar, também ão é recomendado usar a toalha no local da queimadura, deixando-se secar ao ar livre.

4. Hidratar a pele

Outra dica muito importante é hidratar bem a pele todos os dias, logo após o banho e várias vezes ao dia, aplicando um bom creme hidratante para combater o ressecamento da pele afetada. Também podem ser usados cremes hidratantes e calmantes à base de plantas medicinais, como babosa, pois isso vai acalmar ainda mais a pele, diminuindo o desconforto.

Para hidratar a pele de dentro para fora, é também recomendado beber, pelo menos, 1 litro de água por dia.

5. Consumir alimentos cicatrizantes

Alguns alimentos como o leite, o iogurte, o ovo, o atum ou o brócolis possuem propriedades cicatrizantes que ajudam a cuidar da pele e diminuir a inflamação da queimadura, promovendo uma recuperação mais rápida. Ao contrário, alimentos ricos em açúcar ou com muitos aditivos podem prejudicar a recuperação.

Assim, fazer uma alimentação rica em alimentos cicatrizantes e pobre em alimentos industrializados, por exemplo, é outra excelente forma de nutrir o corpo e ajudar na cicatrização da queimadura. Veja uma lista mais completa de alimentos cicatrizantes.

Primeiros socorros para queimaduras

O enfermeiro Manuel Reis mostra no vídeo a seguir tudo o que pode fazer em caso de queimadura na pele:

Esta informação foi útil?

Sua opinião é importante! Escreva aqui como podemos melhorar o nosso texto:

Ficou alguma dúvida? Clique aqui para ser respondido.
Verifique o email de confirmação que lhe enviamos.
Mais sobre este assunto:

Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem