A principal forma de prevenção da AIDS é usar a camisinha em todas as relações sexuais. Estas podem ser compradas em supermercados, farmácias e drogarias, mas também são distribuídos gratuitamente nos postos de saúde e nas campanhas de prevenção da AIDS realizadas pelo governo.
No entanto, existem outras formas importantes de prevenção contra a AIDS, como:
- Utilizar seringas e agulhas descartáveis;
- Usar luvas para manipular feridas ou líquidos corporais;
- Seguir o tratamento da AIDS durante a gravidez para evitar a contaminação do bebê;
- Não amamentar o bebê em caso de AIDS.
O HIV é transmitido através do sangue e outras secreções do corpo e, é evitando o contato com estas substâncias que se pode evitar a contaminação. No entanto, também existe um medicamento chamado Truvada que é indicado para prevenir o HIV, que pode ser tomado antes da exposição ao vírus ou até 72 horas depois. Este remédio ainda não é comercializado no Brasil e encontra-se em fase de estudos para que possa ser utilizado pelo SUS.
Como colocar o preservativo masculino
É preciso saber colocar a camisinha corretamente para realmente estar protegido e a camisinha masculina deve ser colocada no pênis ereto antes de qualquer contato íntimo, como mostram as imagens a seguir, sendo que deve primeiro verificar a data do preservativo e pressionar a ponta da camisinha para evitar a acumulação de ar e desenrolar ate à base do pênis.


Além disso, deve-se retirar a camisinha com cuidado para não encostar nas secreções para não ser contaminado e, para retirá-la deve-se segurar a ponta, onde está a secreção, rodar ligeiramente, apertando para que a secreção não saia e então puxar a camisinha, retirando-a do pênis e jogando-no lixo dando um nó para não sair liquido.
A transmissão da AIDS ocorre através do contato com o sangue, secreção vaginal, esperma, ou leite materno contaminado com o vírus HIV.
O vírus HIV, ao entrar no organismo do indivíduo, irá enfraquecer o seu sistema imune e causar sintomas como febre, mal-estar geral, tosse seca e dor de garganta que, geralmente, só se manifestam 3 a 6 semanas após a infecção e que podem ser confundidos com uma gripe ou resfriado. Desta forma, se o indivíduo teve algum comportamento de risco, como contato íntimo sem preservativo, ou usou seringas de um indivíduo infectado, deve realizar um teste de HIV após 40 a 60 dias para confirmar se tem ou não AIDS.
Como se transmite a AIDS
A transmissão da AIDS só ocorre quando há contato direto com o sangue ou secreções de um indivíduo infectado, sendo que ela não é transmitida através de beijos ou do contato com o suor de um indivíduo contaminado, por exemplo.
Se pega AIDS através de: | Não se pega AIDS através de: |
Relação sexual sem preservativo com indivíduo infectado | Beijo, mesmo na boca, abraço ou aperto de mão |
De mãe para filho através do parto ou amamentação | Lágrimas, suor, roupas ou lençóis |
Contato direto com sangue infectado | Usar o mesmo copo, talher ou prato |
Usar a mesma agulha ou seringa que um indivíduo infectado | Usar a mesma banheira ou piscina |
Apesar da AIDS ser uma doença altamente contagiosa, é possível conviver, almoçar, trabalhar ou ter um relacionamento amoroso com alguém infectado, pois beijar, compartilhar utensílios de cozinha ou apertar a mão, por exemplo, não transmitem a AIDS. Porém, se a pessoa com HIV tiver um corte na mão, por exemplo, é necessário ter alguns cuidados, como não apertar a mão ou usar luvas para não entrar em contato com o sangue.
Veja quais os sintomas da AIDS e como fazer o teste de HIV:
Transmissão vertical da AIDS
A transmissão vertical da AIDS refere-se à contaminação que passa da mãe portadora de AIDS para o seu bebê, seja através da placenta, trabalho de parto, parto ou amamentação.
Esta contaminação pode ocorrer se a carga viral da mãe estiver muito alta ou se ela amamentar o bebê.
Para evitar a transmissão vertical da AIDS, recomenda-se que a mãe siga o tratamento mesmo durante a gravidez para diminuir ao mínimo sua carga viral e que ela não amamente seu bebê, oferecendo o leite materno de outra mulher, que pode ser conseguido no banco de leite humano.
Saiba mais sobre o tratamento da AIDS na gravidez em: AIDS na gravidez.
Será que peguei Aids?
Para saber se pegou Aids é preciso no infeciologista ou clínico geral, aproximadamente 3 meses após a relação para fazer exame de sangue e, geralmente caso a relação sexual tenha acontecido com um paciente infectado com HIV, o risco de ter a doença é maior.
Desta forma, quem teve algum comportamento de risco e suspeita que possa ter sido contaminado com o vírus HIV deve fazer o teste do HIV, de forma anônima e gratuita, em qualquer CTA - centro de testagem e aconselhamento. No entanto, o teste também pode ser feito em casa de forma segura e rápida. Veja: Teste caseiro do HIV.
É recomendado fazer o teste após 40 a 60 dias do comportamento de risco, ou quando surgirem os primeiros sintomas relacionados a AIDS, como candidíase persistente, por exemplo. Veja: Sintomas da AIDS.
Em alguns casos, como profissionais de saúde que se picaram em agulhas infectadas ou para vítimas de estupro, é possível pedir ao infeciologista para tomar uma dose profilática de remédios para o HIV, até 72 horas, que diminui o risco de desenvolver a doença.