A principal forma de evitar pegar HIV é usar camisinha em todos os tipos de relações sexuais, seja anal, vaginal ou oral, já que essa é a principal forma de transmissão do vírus.
No entanto, o HIV também pode ser transmitido por qualquer outra atividade que facilite o contato de secreções de uma pessoa infectada, com o sangue de outra pessoa não infectada. Assim, alguns outros cuidados muito importantes incluem:
- Não compartilhar agulhas ou seringas, utilizando-se sempre seringas e agulhas novas e descartáveis;
- Não entrar em contato direto com feridas ou líquidos corporais de outras pessoas, devendo-se utilizar luvas;
- Fazer uso do PrEP, caso se tenha um risco aumentando de exposição ao HIV. Entenda melhor o que é o PrEP e quando deve ser usado.
O HIV é transmitido através do sangue e outras secreções do corpo e, é evitando o contato com estas substâncias que se pode evitar a contaminação. No entanto, também existe um medicamento chamado Truvada, que é indicado para prevenir o HIV, que pode ser tomado antes da exposição ao vírus ou até 72 horas depois. Saiba como usar e quais os efeitos colaterais deste remédio.
Como se transmite o HIV
A transmissão do HIV só ocorre quando há contato direto com o sangue ou secreções de um indivíduo infectado, sendo que ela não é transmitida através de beijos ou do contato com o suor de um indivíduo contaminado, por exemplo.
Se pega HIV através de: | Não se pega HIV através de: |
Relação sexual sem preservativo com indivíduo infectado | Beijo, mesmo na boca, abraço ou aperto de mão |
De mãe para filho através do parto ou amamentação | Lágrimas, suor, roupas ou lençóis |
Contato direto com sangue infectado | Usar o mesmo copo, talher ou prato |
Usar a mesma agulha ou seringa que um indivíduo infectado | Usar a mesma banheira ou piscina |
Apesar do HIV ser uma doença muito contagiosa, é possível conviver, almoçar, trabalhar ou ter um relacionamento amoroso com alguém infectado, pois beijar, compartilhar utensílios de cozinha ou apertar a mão, por exemplo, não transmitem o HIV. Porém, se a pessoa com HIV tiver um corte na mão, por exemplo, é necessário ter alguns cuidados, como não apertar a mão ou usar luvas para não entrar em contato com o sangue.
Veja quais os sintomas e como fazer o teste de HIV:
Transmissão vertical do HIV
A transmissão vertical da HIV refere-se à contaminação que passa da mãe portadora de HIV para o seu bebê, seja através da placenta, trabalho de parto ou amamentação. Esta contaminação pode ocorrer se a carga viral da mãe estiver muito alta ou se ela amamentar o bebê.
Para evitar a transmissão vertical da HIV, recomenda-se que a mãe siga o tratamento, mesmo durante a gravidez, para diminuir a sua carga viral, e recomenda-se que ela não amamente seu bebê, devendo oferecer o leite materno de outra mulher, que pode ser conseguido no banco de leite humano, ou leite adaptado.
Saiba mais sobre o tratamento do HIV na gravidez.
Será que peguei HIV
Para saber se pegou HIV é preciso ir no infeciologista ou clínico geral, aproximadamente 3 meses após a relação, para fazer exame de sangue e, caso a relação sexual tenha acontecido com um paciente infectado com HIV, o risco de ter a doença é maior.
Desta forma, quem teve algum comportamento de risco e suspeita que possa ter sido contaminado com o vírus HIV, deve fazer o teste, que pode ser feito de forma anônima e gratuita, em qualquer CTA - centro de testagem e aconselhamento. Além disso, o teste também pode ser feito em casa de forma segura e rápida.
É recomendado fazer o teste 40 a 60 dias após o comportamento de risco, ou quando surgirem os primeiros sintomas relacionados com o HIV, como candidíase persistente, por exemplo. Saiba identificar os sintomas de HIV.
Em alguns casos, como profissionais de saúde que se picaram em agulhas infectadas ou para vítimas de estupro, é possível pedir ao infeciologista para tomar uma dose profilática de remédios para o HIV, até 72 horas, que diminui o risco de desenvolver a doença.