Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Bula do Povidine

Povidine é um antisséptico tópico, indicado para a limpeza de ferimentos e realização de curativos, pois tem um potente efeito contra bactérias, fungos e vírus. 

O seu princípio ativo contém iodopovidona, ou PVPI, a 10%, que equivale a 1% de iodo ativo em solução aquosa, e o seu uso é mais vantajoso que a solução comum de iodo, pois tem uma ação mais rápida, um efeito mais prolongado, não arde ou irrita a pele, além de formar um filme que protege a área afetada.

Além de ser encontrado na forma de antisséptico tópico, Povidine é disponível na forma de degermante ou sabonete que costuma ser utilizado nos hospitais e é indicado para preparação da pele de pacientes antes de uma cirurgia e para limpeza das mãos e braços da equipe cirúrgica no pré-operatório. Povidine pode ser comprado nas principais farmácias, em frascos de 30 ou 100 ml e, geralmente, seu preço costuma variar entre 10 a 20 reais, a depender do local onde é vendido.

Bula do Povidine

Para que serve

Povidine é um medicamento utilizado para a limpeza e esterilização da pele, impedindo a proliferação de micro-organismos e infecção de feridas, muito utilizado em pronto-socorros, ambulatórios e hospitais. Assim, as suas principais indicações são:

  • Realização de curativos e limpeza de ferimentos, queimaduras e infecções,principalmente na sua forma tópica ou em solução aquosa;
  • Preparação pré-operatória da pele de pacientes antes de uma cirurgia ou procedimento médico, e para a limpeza das mãos e braços da equipe cirúrgica, principalmente na sua forma degermante ou em sabonete.

Além do Povidine, outros medicamentos que também têm efeito no combate a infecções ou proliferação de microorganismos são o álcool a 70% ou a Clorexidina, também conhecida como Merthiolate.

Como usar 

Povidine é indicado somente para uso externo. Em casos de ferimentos, recomenda-se limpar o local com compressa de gaze e aplicar a solução tópica sobre o ferimento 3 a 4 vezes ao dia, por meio de gaze ou compressa esterilizada, até cobrir todo o ferimento. Para facilitar o seu uso, o Povidine tópico também está disponível na forma de spray, que pode ser borrifado diretamente na região desejada. Confira o passo-a-passo para fazer um curativo para feridas corretamente.

Já o Povidine solução degermante costuma ser utilizado antes da realização de cirurgias, pois é aplicado na pele do paciente e nas mãos e braços da equipe cirúrgica, momentos antes da cirurgia, para eliminação de bactérias, vírus e fungos, tornando o ambiente estéril.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar