Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

3 receitas de pomadas caseiras que cicatrizam feridas e tiram marcas roxas

Uma ótima forma de combater a dor de uma pancada e de tirar marcas roxas da pele é passar uma pomada no local. As pomadas de barbatimão, arnica e babosa são excelentes opções porque contém propriedades cicatrizantes e umectantes.

Siga os passos e veja como preparar ótimas pomadas caseiras que podem ser usadas durante 3 meses.

3 receitas de pomadas caseiras que cicatrizam feridas e tiram marcas roxas

1. Pomada de barbatimão

A pomada de barbatimão pode ser usada para ser usada em cortes e arranhões na pele porque tem efeito cicatrizante sobre a pele e mucosas, e ajuda ainda a desinflamar a região aliviando a dor e o desconforto. 

Ingredientes:

  • 12g de barbatimão em pó (cerca de 1 colher de sopa)
  • 250 ml de óleo de côco

Preparo:

Colocar o barbatimão em pó numa panela de barro ou cerâmica e adicionar o óleo de côco e levar ao fogo baixo durante 1 ou 2 minutos para uniformizar a mistura. Coe a seguir e guarde num recipiente de vidro que possa ser mantido bem fechado. 

Para reduzir as folhas em pó, basta comprar as folhas secas e depois amassar com um pilão ou colher de pau, retirando os talos. Use sempre uma balança de cozinha para medir a quantidade exata.

2. Pomada de babosa

A pomada de babosa é um excelente remédio caseiro para queimaduras na pele causadas pelo óleo ou água quente que tenha espirrado na pele. No entanto seu uso não é recomendado quando a queimadura formou uma bolha, porque nesse caso, trata-se de uma queimadura de 2º grau que precisa de outros cuidados.

Ingredientes:

  • 1 folha grande de babosa
  • 4 colheres de banha de porco
  • 1 colher de cera de abelha

Preparo:

Abra a folha de babosa e retire a sua polpa, que deve ser de aproximadamente 4 colheres de sopa. A seguir coloque todos os ingredientes num pirex e leve ao microondas durante 1 minuto e mexa. Se for necessário coloque mais 1 minuto ou até que fique totalmente líquido e bem misturado. Coloque o líquido em pequenos recipientes com tampa própria e mantenha guardado num local limpo e seco.

3. Pomada de arnica

A pomada de arnica é ótima para ser aplicada na pele dolorida devido a contusões, pancadas ou marcas roxas porque alivia a dor muscular de forma muito eficiente.

Ingredientes:

  • 5g de cera de abelha 
  • 45 ml de óleo de oliva
  • 4 colheres de folhas e flores de arnica picadas

Preparo:

Em banho-maria coloque os ingredientes numa panela e deixe ferver em fogo baixo durante alguns minutos. A seguir apague o fogo e deixe os ingredientes dentro da panela por algumas horas para macerar. Antes que esfrie, deverá coar e armazenar a parte líquida em recipientes com tampa. Que devem ser mantidos sempre num local seco, escuro e arejado.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...