Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Porque o diabético não deve consumir bebidas alcoólicas

O diabético não deve ingerir bebidas alcoólicas porque o álcool pode desequilibrar os níveis ideais de açúcar no sangue, alterando os efeitos da insulina e dos antidiabéticos orais, podendo provocar hiper ou hipoglicemia.

Quando o diabético ingere bebidas alcoólicas em excesso, como a cerveja, por exemplo, o fígado é sobrecarregado e o mecanismo de regulação da glicemia fica prejudicado. Porém, desde que o diabético esteja cumprindo uma dieta adequada e com os níveis de açúcar controlados, não necessita excluir completamente as bebidas alcoólicas do seu estilo de vida.

Porque o diabético não deve consumir bebidas alcoólicas

Quantidade máxima que o diabético pode ingerir

De acordo com a Associação Americana de Diabetes, a quantidade máxima de álcool que o diabético compensado pode beber por dia, sem prejudicar a saúde, é de uma das seguintes opções:

  • 680 ml de cerveja com 5% de álcool (2 latas de cerveja);
  • 300 ml de vinho com 12% de álcool (1 taça e meia de vinho);
  • 90 ml de bebidas destiladas, como whisky ou vodka com 40% de álcool (1 dose).

Estas quantidades estão calculadas para o diabético do sexo masculino com os níveis de glicemia controlados, sendo que, no caso das mulheres, deve-se considerar metade das quantidades mencionadas.

Como diminuir o efeito do álcool na diabetes

Para diminuir o efeito do álcool em pessoas diabéticas e evitar a hipoglicemia, deve-se evitar beber com o estômago vazio, mesmo com a diabetes controlada, e beber nas quantidades recomendadas. Por isso, é importante que, quando o diabético ingere bebidas alcoólicas, coma também alimentos com carboidratos, como torradas com queijo e tomate, tremoços ou amendoins, por exemplo, para tornar a absorção do álcool mais lenta.

De qualquer forma, antes e depois de beber, é importante verificar a glicemia e corrigir os valores, caso necessário, de acordo com indicação do endocrinologista. 

Saiba também quais os alimentos que deve evitar na diabetes.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem