8 pomadas antibióticas (e como usar)

Atualizado em janeiro 2024

Algumas pomadas antibióticas, como a pomada de neomicina + bacitracina, sulfadiazina de prata, mupirocina ou tobramicina, ajudam a eliminar bactérias que causam infecções na pele, ginecológicas ou nos olhos, podendo também em alguns casos, ajudar na cicatrização.

Normalmente, as pomadas antibióticas são indicadas tratar feridas infectadas ou para prevenir infecções, causadas por cirurgias, queimaduras, furúnculos, acne, úlceras de pele, conjuntivite ou infecções no colo do útero, por exemplo.

O tratamento com as pomadas antibióticas deve sempre ser feito com indicação do dermatologista, clínico geral, ginecologista ou oftalmologista, que podem indicar a melhor pomada de acordo com a condição a ser tratada.
 

Imagem ilustrativa número 1

8 pomadas antibióticas

Algumas pomadas antibióticas são:

1. Neomicina + bacitracina 

A pomada de neomicina +bacitracina é um antibiótico que age destruindo e impedindo a multiplicação de bactérias que podem causar infecções na pele, além de ajudar na cicatrização da pele.

Essa pomada pode ser encontrada como genérico “sulfato de neomicina + bacitracina zincica” ou com os nomes comerciais Nebacetin, Fericimed ou Epicitrin, por exemplo. 

A pomada de neomicina +bacitracina não deve ser usada por bebês, crianças, mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas que tenham miastenia gravis ou doenças dos rins.

Quando é indicada: tratamento de infecções como feridas abertas, úlceras de pele, furúnculos, acne, espinhas ou eczema infectados. Além disso, também pode ser usada para prevenir infecções em queimaduras na pele ou da cicatriz cirúrgica, por exemplo.

Como usar: aplicar uma fina camada da pomada de neomicina 5 mg/g e bacitracina 250 UI/g sobre a pele afetada, com o auxílio de uma gaze, de 2 a 5 vezes por dia, conforme orientação do dermatologista. Saiba como usar a pomada de bacitracina e neomicina corretamente.  

Receba um tratamento mais completo!

Obtenha orientação especializada sobre o que tomar para se recuperar mais rápido.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Sulfadiazina de prata

A sulfadiazina de prata é uma pomada antibiótica e cicatrizante que age impedindo a multiplicação de bactérias, além de ter propriedades anti-inflamatórias, promovendo a cicatrização da pele.

Essa pomada pode ser encontrada como genérico “sulfadiazina de prata” ou com os nomes comerciais Dermazine ou Silglós. Além disso, a sulfadiazina de prata pode ser encontrada com o nome Gino-Dermazine para uso ginecológico.

Quando é indicada: prevenção e ao tratamento de feridas cirúrgicas, queimaduras, úlceras na pele ou úlceras de pressão. Além disso, a pomada para uso ginecológico é indicada para infecções na vagina ou colo do útero, cervicite ou para ajudar a cicatrizar após a cauterização do colo do útero ou cirurgias vaginais.

Como usar: limpar a pele e aplicar uma camada da pomada sobre a lesão da pele, 1 a 2 vezes por dia, conforme orientação do dermatologista, e fazer um curativo com gaze. Saiba como usar a sulfadiazina de prata.  

No caso da pomada ginecológica de sulfadiazina de prata, para infecções ou procedimentos no colo do útero, deve-se utilizar o aplicador fornecido na embalagem, 1 vez por dia. Já para a cicatrização de feridas na vulva, não se deve usar o aplicador, mas apenas aplicar a pomada diretamente na ferida, 1 a 2 vezes por dia, conforme orientado pelo ginecologista. 

3. Mupirocina

A mupirocina é uma pomada antibiótica que age eliminando bactérias como Staphylococcus aureus, Staphylococcus epidermidis e Streptococcus beta-hemolíticos, responsáveis por causar infecções de pele.

A pomada de mupirocina pode ser encontrada como genérico ou com os nomes comerciais Bactroban ou Supirocin, por exemplo, e deve ser utilizada de acordo com a indicação do clínico geral ou dermatologista.

Quando é indicada: essa pomada pode ser usada para infecções de pele, como impetigo, foliculite ou furunculose, por exemplo. Veja outras pomadas para furúnculos.  

Como usar: para aplicação da pomada de mupirocina 10 mg/g, deve-se lavar bem a região afetada com água e sabão e aplicar uma fina camada da pomada sobre a região da pele afetada, com a ajuda de uma gaze estéril. É recomendado aplicar até 3 vezes ao dia, por no máximo 10 dias, ou de acordo com a orientação do dermatologista.

4. Nitrofural

A pomada antibiótica de nitrofural tem um efeito bactericida que ajuda a eliminar bactérias que causam infecção na pele, como Staphylococcus aureus, Streptococcus spp., Escherichia coli, Clostridium perfringens, Aerobacter aerogenes e Proteus spp.

Essa pomada pode ser encontrada como  nome comercial Furacin e deve ser usada somente com indicação do dermatologista.

Quando é indicada: a pomada de mupirocina é indicada para o tratamento de queimaduras de segundo e terceiro graus, quando existe infecção ou risco de infecção, ou após transplantes de pele, onde a contaminação bacteriana pode causar rejeição do transplante. Veja outras pomadas para queimaduras.  

Como usar: para aplicar a pomada com nitrofural 2 mg/g, deve-se lavar bem a região afetada com água e sabão e, em seguida, aplicar uma fina camada da pomada sobre a pele afetada com a ajuda de uma gaze estéril. Deve utilizar cerca de 1 a 3 vezes por dia, por 7 a 10 dias, conforme a indicação do dermatologista.

5. Gentamicina

A gentamicina é uma pomada antibiótica, geralmente encontrada em associação com outras substâncias, como betametasona, tolnaftato e clioquinol, que além de eliminar bactérias, também elimina fungos e reduz a inflamação e coceira na pele.

Essa pomada é encontrada com o nome Quadriderm e deve ser usada com orientação do dermatologista de acordo com a infecção a ser tratada.

Quando é indicada: a pomada de gentamicina, betametasona, tolnaftato e clioquinol é indicada para dermatites, balanopostite, disidrose, impetigo, acne pustulosa, eczema seborreico, Tinea pedis, Tinea cruris, Tinea corporis ou paroníquia, por exemplo.

Como usar: a pomada de gentamicina e betametasona, tolnaftato e clioquinol deve ser aplicada em uma fina camada, em uma quantidade suficiente para cobrir a pele afetada, de 2 a 3 vezes por dia, conforme orientação do dermatologista. 

6. Ácido fusídico

O ácido fusídico é uma pomada antibiótica que age impedindo a multiplicação de bactérias sensíveis a essa substância, especialmente a Staphylococcus aureus.

Essa pomada tem ação antibacteriana sendo encontrada com o nome Verutex, e deve ser usada somente com indicação do dermatologista.

Quando é indicada: a pomada de ácido fusídico é  indicada para infecções bacterianas na pele causadas principalmente pela bactéria Staphylococcus aureus, como  impetigo, eritrasma ou acne, por exemplo. Confira outras pomadas para acne.  

Como usar: limpar a pele, lavando com água e sabonete neutro ou antisséptico e secar bem. Aplicar a pomada de ácido fusídico 20 mg/g de 2 a 3 vezes por dia, conforme orientado pelo médico. Geralmente, o tratamento é feito por 7 dias. 

7. Tobramicina

A tobramicina é um antibiótico na forma de pomada oftálmica que pode ser encontrada contendo somente a tobramicina ou pode estar associada a outras substâncias como a dexametasona, que tem ação anti-inflamatória potente.

Alguns exemplos de pomadas oftálmicas contendo a tobramicina são a Tobrex (tobramicina) ou a Tobracort (tobramicina + dexametasona), por exemplo, devendo ser usadas somente com indicação do oftalmologista.

Quando é indicada: a pomada de tobramicina é indicada para infecções nos olhos, causadas por conjuntivites infecciosas, queimaduras químicas, térmicas ou por radiação nos olhos, por exemplo.

Como usar: a pomada de tobramicina 3 mg/g deve ser usada aplicando aproximadamente um centímetro da pomada no saco conjuntival do olho afetado 2 a 3 vezes por dia.

Já a pomada de tobramicina 3 mg/g + dexametasona 1 mg/g, deve ser aplicada no saco conjuntival, sendo a dose de aproximadamente 1,5 cm da pomada, até 3 ou 4 vezes por dia, conforme orientação do oftalmologista.

8. Cloranfenicol

A pomada de cloranfenicol é um antibiótico com ação bacteriostática que age impedindo a multiplicação de bactérias na pele sensíveis a essa substância.

O cloranfenicol geralmente é encontrado em associação com a colagenase, que ajuda a remover tecido morto e crostas da pele, sendo encontrado com o nome comercial Iruxol.

Quando é indicado: a pomada de cloranfenicol 10 mg/g + colagenase 0,6 U/g  é indicada para a limpeza de lesões na pele, como úlceras de decúbito, úlcera varicosa, gangrenas ou lesões pós-operatórias, por exemplo.

Como usar: fazer a limpeza da lesão da pele usando uma gaze molhada em soro fisiológico 0,9% para ajudar a remover crostas ou tecidos necrosados, e manter a pele úmida. Em seguida, aplicar a pomada diretamente na lesão, ou colocar a pomada em uma gaze estéril e aplicar sobre o local da lesão, 1 vez ao dia, ou conforme recomendado pelo dermatologista.

Cuidados ao usar a pomada antibiótica

Alguns cuidados são importante ao usar a pomada antibiótica:

  • Lavar as mãos antes de aplicar a pomada;
  • Lavar as mãos após a aplicação, exceto nos casos em que a pomada é utilizada para infecções na mão;
  • Não aplicar pomada antibiótica dermatológica nos olhos. Nesses casos, existem pomadas oftálmicas específicas para infecções nos olhos;
  • Não cobrir a região tratada com curativo, a menos que tenha sido recomendado pelo médico.

Além disso, deve-se usar a pomada antibiótica pelo tempo de tratamento recomendado pelo médico, mesmo que os sintomas melhorem rapidamente, de forma a evitar resistência bacteriana. Entenda o que é resistência bacteriana e como evitar.

Quando não usar

As pomadas antibióticas não devem ser usadas por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação, a menos que tenha sido indicado pelo médico.

Além disso, as pomadas antibióticas não devem ser usadas por pessoas com histórico de alergias a qualquer um dos componentes das pomadas.

As pomadas antibióticas são contraindicadas nos casos de não se ter infecção bacteriana no local. 

Já no caso de prevenção de infecções bacterianas, as pomadas antibióticas devem ser usadas somente se indicado pelo médico.