Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Polivitamínico: o que é e quando é indicado

O Polivitamínico é um suplemento alimentar constituído por diversas vitaminas e que tem como objetivo evitar a falta de vitaminas que não conseguem ser obtidas por meio da alimentação. Algumas opções de suplementos que podem ser indicados pelo nutricionista são Centrum, Gerovital e Pharmaton, por exemplo, que além de serem constituídos por polivitamínicos também são formados por minerais ou outras substâncias estimulantes.

A utilização de polivitamínico é necessária quando não se consegue obter todas as vitaminas necessários ao organismo através da alimentação como por exemplo quando se pratica um esporte, quando se tem doenças ou se toma medicação que dificultam a absorção de vitaminas ou em certas fases da vida como a gestação ou amamentação.

Polivitamínico: o que é e quando é indicado

Quando usar o Polivitamínico

O polivitamínico é indicado pelo médico ou nutricionista quando a pessoa não consegue obter todas as vitaminas através da alimentação, sendo indicado, portanto, o uso de polivitamínicos. No entanto o uso desses suplementos alimentares não deve substituir uma alimentação equilibrada e saudável.

Apesar de poder ser usado por qualquer pessoa, o uso de polivitamínicos não deve ser feito em caso de alergia a qualquer componente da fórmula do suplemento, em pessoas que já fazem suplementação de vitamina A ou que apresentam hipervitaminose de A ou D, por exemplo.

Dentre os polivitamínicos recomendados pelo nutricionista estão o Centrum, o Gerovital e o Pharmaton, sendo normalmente indicado o uso de 1 comprimido por dia logo após o café da manhã ou no almoço, por exemplo, no entanto a dose pode variar de pessoa para pessoa de acordo com a idade e hábitos de vida, por exemplo.

Polivitamínico engorda?

O uso de polivitamínicos não engorda, já que as vitaminas não possuem calorias. No entanto, o polivitamínico do complexo B, por exemplo, que contém todas as vitaminas do complexo B, pode aumentar o apetite e, assim, levar a um maior consumo de alimentos que poderá resultar em aumento de peso.

Por isso, é importante associar o uso dos polivitamínicos a uma alimentação saudável e prática de atividades físicas de forma regular.

Polivitamínico e polimineral

​O polivitamínico e polimineral é um suplemento constituído tanto por vitaminas quando por minerais e existe em forma de pílulas, líquidos ou pós, podendo ser tomados diariamente durante um período de tempo que vai varia de acordo com as exigências individuais do organismo, existindo por isso polivitamínico e polimineral infantil específico para esta fase da vida assim como polivitamínico e polimineral para gestantes que geralmente têm maiores quantidades de ácido fólico e ferro porque são nutrientes importantes para a grávida.

Alguns nutrientes interagem podendo prejudicar a absorção entre si, por exemplo o cálcio diminui a absorção do ferro e se forem consumidos em simultâneo o organismo não consegue absorver nenhum destes minerais por isso é importante se aconselhar com o médico ou nutricionista antes de se iniciar qualquer suplementação para que ela seja eficiente e não prejudique a saúde.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem