Polivitamínico: o que é, para que serve e como tomar

O polivitamínico é um suplemento alimentar que contém diversas vitaminas, como vitamina C, vitamina A e vitaminas do complexo B. Além disso, muitos polivitamínicos também são compostos por minerais ou outros compostos que são indicados com o objetivo de combater as deficiências nutricionais.

A recomendação do polivitamínico é feita quando não se consegue obter todas as vitaminas necessárias através da alimentação, como quando se pratica algum esporte, quando se tem alguma doença, quando se toma remédios que atrapalham a absorção de vitaminas ou em determinadas fases da vida, como durante a gestação ou amamentação. Veja quando é recomendado o uso de polivitamínico.

No entanto, como a quantidade de vitaminas que se deve ingerir por dia varia de acordo com a idade, sexo e estado de saúde geral de cada um, é importante que o uso do polivitamínico seja prescrito e acompanhado por um médico ou um nutricionista.

Polivitamínico: o que é, para que serve e como tomar

Para que serve

O polivitamínico serve para combater ou prevenir deficiências de vitaminas que podem acontecer quando não é possível obter quantidades ideais de todas as vitaminas importantes para o bom funcionamento do corpo. Dessa forma, o uso dos polivitamínicos pode ser indicado pelo médico nas seguintes situações:

  • Baixa ingestão de vitaminas: Pessoas que não conseguem obter todas as vitaminas através da alimentação, como quando se tem uma dieta vegetariana ou quando a alimentação é pobre em nutrientes, a ingestão de polivitamínico pode ser recomendada para evitar carências de vitaminas;
  • Baixa absorção de vitaminas: Em casos de saúde que diminuem a absorção no intestino de vitaminas, como após a cirurgia bariátrica, o uso de alguns medicamentos ou doença celíaca, o médico ou nutricionista também pode prescrever o uso de polivitamínicos;
  • Aumento das necessidades nutricionais: O polivitamínico é recomendado em momentos onde o organismo precisa de maior quantidade de vitaminas, como durante a infância e para mulheres que estejam grávidas ou amamentando.

Vale lembrar que a necessidade de polivitamínico varia de pessoa para pessoa de acordo com a idade, alimentação, gênero, estado de saúde, práticas de exercícios.

Além disso, existe pouca evidência científica que comprove que a suplementação de polivitamínicos ajude a prevenir doenças em pessoas que têm hábito alimentar adequado e não apresentam deficiências nutricionais. Nestes casos, a suplementação com polivitamínicos não é indicada, devendo ser priorizada uma dieta variada e equilibrada.

Como tomar

Os polivitamínicos normalmente são vendidos em cápsulas ou comprimidos e a ingestão recomendada normalmente é de 1 comprimido por dia, que deve ser tomado com 1 copo de água em uma das refeições, como almoço ou jantar, pois as vitaminas são melhor absorvidas na presença dos nutrientes dos alimentos e do ácido do estômago.

O polivitamínico de A a Z também deve ser tomado da mesma forma que os outros tipos de suplementos vitamínicos, com 1 copo de água junto com alguma refeição, como almoço ou jantar.

Já os polivitamínicos infantis, geralmente são comercializados em gomas ou comprimidos mastigáveis e a recomendação varia de 1 a 2 gomas ou comprimidos por dia, junto com o café da manhã, almoço ou jantar.

No entanto, o horário, a quantidade e a forma de tomar o polivitamínico varia de acordo com o tipo do suplemento e a indicação do médico ou do nutricionista.

Contraindicações e efeitos secundários

O polivitamínico não deve ser usado em caso de alergia a qualquer componente da fórmula do suplemento. Da mesma forma que deve ser evitado por quem já usa outros suplementos com vitaminas, para evitar a hipervitaminose, que é a intoxicação causada pela ingestão excessiva de vitaminas, podendo levar a sintomas, como náuseas, vômitos ou aumento da pressão arterial.

Além disso, o consumo de polivitamínicos pode causar reações em algumas pessoas, como  hepatites, doenças cardiovasculares, alterações do sistema nervoso e problemas nos rins ou na pele.

O uso de suplemento polivitamínico pode atrapalhar, diminuir ou aumentar a ação de alguns medicamentos. Por isso, é fundamental sempre consultar um médico antes de usar qualquer tipo de polivitamínico.

Polivitamínico engorda?

O uso de polivitamínicos não engorda, já que as vitaminas não possuem calorias. No entanto, o complexo B, um polivitamínico que contém todas as vitaminas do complexo B, pode estimular o apetite, levando a um maior consumo de alimentos que poderá resultar em aumento de peso.

Por isso, é importante associar o uso dos polivitamínicos a uma alimentação saudável e prática de atividades físicas de forma regular.

Qual a diferença entre polivitamínico e polimineral?

​O polivitamínico e polimineral é um suplemento constituído tanto por vitaminas quanto por minerais e existe em forma de pílulas, líquidos ou pós, podendo ser tomados diariamente durante um período de tempo que varia de acordo com as necessidades nutricionais individuais  as recomendações do médico ou nutricionista.

Esse tipo de suplemento geralmente é comercializado para cada fase da vida, como polivitamínico e polimineral infantil ou polivitamínico e polimineral para gestantes que geralmente têm maiores quantidades de ácido fólico e ferro porque são nutrientes importantes para a grávida.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • HAVARD HEALTH PUBLISHING. Dietary supplements: Sorting out the science. Disponível em: <https://www.health.harvard.edu/heart-health/dietary-supplements-sorting-out-the-science>. Acesso em 01 Set 2021
  • HAVARD HEALTH PUBLISHING. Do you need a daily supplement?. Disponível em: <https://www.health.harvard.edu/staying-healthy/do-you-need-a-daily-supplement>. Acesso em 01 Set 2021
  • HAVARD MECIAL SCHOOL. Demystifying nutrition: the value of food, vitamins and supplements. 2013. Disponível em: <https://hms.harvard.edu/sites/default/files/assets/Sites/Longwood_Seminars/Nutrition_3_5_13.pdf>. Acesso em 01 Set 2021
  • ZHANG, Fang Fanget al. Health effects of vitamin and mineral supplements. BMJ. 1-5, 2020
Mais sobre este assunto: