Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Pneumonia Aspirativa: Sintomas e Tratamento

A pneumonia aspirativa é uma infecção do pulmão causada pela entrada de líquidos ou objetos contaminados vindos da boca ou estômago e, por isso, está associada, principalmente, a alterações da deglutição.

Geralmente, essa pneumonia tem cura e é mais comum em bebês, idosos, pacientes em coma ou que respiram com ajuda de aparelhos, produzindo sintomas como febre alta e dificuldade para respirar.

O tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível com o uso de antibióticos orais, podendo ser necessário internamento nos casos mais graves.

Pneumonia Aspirativa: Sintomas e Tratamento

Sintomas da pneumonia aspirativa

Os sintomas da pneumonia aspirativa, geralmente, incluem:

  • Febre acima de 38ºC;
  • Tosse com catarro;
  • Sensação de falta de ar;
  • Cansaço fácil.

Os sintomas de pneumoniano bebê podem ser diferentes, manifestando-se, principalmente, através de choro excessivo e diminuição do apetite. Já os sintomas de pneumonia aspirativa no idoso provocam confusão mental e diminuição da força muscular, estando, raramente, associados a febre.

Normalmente estes sinais e sintomas surgem até 3 dias após o indivíduo ter sofrido engasgamento com alimento ou secreções, sendo diagnosticado por um médico pneumologista após avaliação do histórico clínico e de exames complementares, como raio X do tórax e exame de sangue ou catarro.

Pneumonia aspirativa em bebê

A pneumonia aspirativa em bebê é uma das principais infecções nos pulmões em crianças com menos de 1 ano de idade, uma vez que é comum que o lactente se engasgue ou coloque objetos pequenos objetos na boca, que podem ir para os pulmões.

Geralmente, essa pneumonia é causada por engasgamentos com vômito, podendo acontecer quando o bebê tem malformações do esôfago, como atresia ou quando golfa de barriga para cima.

O tratamento pode ser feito em casa com a ingestão de xaropes antibióticos, mas, por vezes, pode ser necessário internamento, dependendo da gravidade da doença.

Tratamento da pneumonia aspirativa

O tratamento dura cerca de 2 semanas e pode ser feito em casa com o uso de uma combinação de antibióticos, como ceftriaxona e clindamicina ou levofloxacina e clindamicina. Mas, dependendo da gravidade da doença, e do estado de saúde do paciente, pode ser necessário internação no hospital.

Durante o tratamento o paciente deve escovar sempre os dentes, mantendo a boca limpa e retirar o pigarro da garganta, porque estas são ótimas formas de impedir o transporte de bactérias da boca para o pulmão.

No idoso, além do tratamento da pneumonia aspirativa, é importante evitar que o problema, que levou à pneumonia volte a acontecer. Para isso, podem ser utilizadas técnicas como ingerir alimentos sólidos, em pequenas quantidades, e tomar gelatina em vez de água.

Após o tratamento é recomendado realizar um raio-x do tórax para confirmar que já não existe líquido no pulmão, assim como evitar locais com muita poluição e tomar a vacina anti-pneumocócica para evitar que a pneumonia volte.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...