Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que são piócitos na urina e o que podem indicar

Piócitos são glóbulos brancos eliminados através da urina, que podem ser detectados durante a análise do exame de urina. Eles são células de defesa, também chamadas de leucócitos, que costumam aumentar em quantidade quando há alguma infecção ou inflamação no organismo.

Como a urina pode eliminar alguns piócitos simplesmente por estarem velhos e degenerados, é normal estarem presentes em uma quantidade de até 5 piócitos por campo ou 10.000 células por cada mL de urina analisada. Entretanto, acima desta quantidade, é um indício de que há uma infecção ou inflamação urinária. 

A contagem de piócitos na urina é feita no exame de urina comum, também chamado de sumário de urina, urina tipo I ou EAS, em que também são analisadas outras características da urina, como a densidade, pH, presença de compostos em quantidades anormais, como glicose, proteínas, sangue, cetonas, nitrito, bilirrubina, cristais ou células. Saiba mais sobre para que serve e como é feito o exame de urina

O que são piócitos na urina e o que podem indicar

Valor de referência

Valores normais de leucócitos/piócitos: até 5 células por campo ou 10.000 células por mL de urina. 

O que podem indicar

A presença de piócitos aumentados na urina é também chamada de piúria, e pode indicar uma infecção urinária. Entretanto, é importante lembrar que a confirmação desta suspeita envolve também a avaliação do médico, os sintomas apresentados e a detecção de bactérias na cultura da urina. Entenda por que a urocultura é um exame importante para diagnosticar a infecção urinária

Além disso, os piócitos também podem indicar outro tipo de inflamação nas vias urinárias, como as causadas por irritações ou agressões às vias urinárias. 

Como saber se é infecção urinária

A infecção urinária acontece quando micro-organismos, mais comumente as bactérias, alcançam e provocam inflamação nas vias urinárias, como uretra, bexiga, ureteres e rins. A quantidade de bactérias detectadas na urina que indica infecção urinária é de 100.000 unidades formadoras de colônias bacterianas por mL de urina, observada na urocultura. 

Alguns dos sinais e sintomas associados à infecção do trato urinário incluem dor ou ardor ao urinar, vontade frequente de urinar, urina turva ou com cheiro intenso e desagradável, presença de sangue na urina, dor abdominal, febre e calafrios. Confira como identificar os principais sintomas da infecção urinária.

Além disso, os sinais do exame de urina que indicam a infecção, além do aumento do números de piócitos, são a presença de indícios de sangue, como hemácias ou hemoglobina, nitrito positivo ou bactérias, por exemplo.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...