Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que são Piócitos na urina e o que podem indicar

Os piócitos correspondem aos glóbulos brancos, também chamados de leucócitos, que podem ser observados durante o exame microscópico da urina, sendo completamente normal quando são encontrados até 5 piócitos por campo ou 10.000 piócitos por cada mL de urina. Como essas células estão relacionadas com a defesa do organismo, é possível que durante alguma infecção ou inflamação seja percebido aumento na quantidade de piócitos na urina.

A contagem de piócitos na urina é feita no exame de urina comum, também chamado de sumário de urina, urina tipo I ou EAS, em que também são analisadas outras características da urina, como a densidade, pH, presença de compostos em quantidades anormais, como glicose, proteínas, sangue, cetonas, nitrito, bilirrubina, cristais ou células. Saiba mais sobre para que serve e como é feito o exame de urina

O que são Piócitos na urina e o que podem indicar

O que podem indicar

A presença de piócitos na urina é normalmente considerada normal quando são encontrados até 5 piócitos por campo analisado ou 10.000 piócitos por mL de urina. O aumento da quantidade de piócitos na urina é denominado piúria e é considerado quando a quantidade é maior que 5 piócitos por campo.

Normalmente a piúria acontece devido a inflamações, infecção no sistema urinário ou problema nos rins. No entanto, é importante que o o valor dos piócitos seja interpretado pelo médico juntamente com o resultado dos outros parâmetros liberados no exame de urina, como presença de nitrito, células epiteliais, microrganismos, pH, presença de cristais e cor da urina, além dos sintomas apresentados pela pessoa, pois assim é possível confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado. Conheça as causas de leucócitos altos na urina.

Como saber se é infecção urinária

A infecção urinária acontece quando microrganismos, mais comumente as bactérias, alcançam e provocam inflamação nas vias urinárias, como uretra, bexiga, ureteres e rins. A quantidade de bactérias detectadas na urina que indica infecção urinária é de 100.000 unidades formadoras de colônias bacterianas por mL de urina, que devem ser observadas na urocultura.

Alguns dos sinais e sintomas associados à infecção do trato urinário incluem dor ou ardor ao urinar, vontade frequente de urinar, urina turva ou com cheiro intenso e desagradável, presença de sangue na urina, dor abdominal, febre e calafrios. Confira como identificar os principais sintomas da infecção urinária.

Além disso, os sinais do exame de urina que indicam a infecção, além do aumento do números de piócitos, são a presença de indícios de sangue, como hemácias ou hemoglobina, nitrito positivo ou bactérias, por exemplo.


Bibliografia

  • STRASINGER, Susan K.; DI LORENZO, Marjorie S.. Urianalysis and body fluids. 5 ed. Estados Unidos: E. A Davis Company, 2008. 73-74; 94-95.
Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem