Pinguécula é a degeneração da conjuntiva do olho, causando sintomas como mancha amarela no olho, sensação de olho seco e irritado, inchaço, vermelhidão, visão turva e coceira no olho.
Essa condição pode afetar pessoas em qualquer idade, mas é mais comum em idosos, sendo causada pelo crescimento de um tecido constituído por proteínas, gordura e cálcio, localizado na conjuntiva do olho.
Leia também: Mancha amarela no olho: 5 principais causas (e o que fazer) tuasaude.com/mancha-amarela-no-olhoO tratamento da pinguécula é feito pelo oftalmologista e, nem sempre é necessário, no entanto, quando causa desconforto ou alterações da visão, o médico pode indicar o uso de colírios e pomadas oculares ou cirurgia.
Sintomas de pinguécula
Os principais sintomas de pinguécula são:
- Mancha amarela, branco amarelada ou cinza, arredondada no olho;
- Sensação de olho seco e irritado;
- Inchaço ou vermelhidão no olho afetado;
- Sensação de corpo estranho no olho;
- Coceira no olho.
Na maioria dos casos, a pinguécula só causa a manha no olho, que pode provocar desconforto estético, não afetando a visão.
No entanto, quando inflama, causando pingueculite, os outros sintomas podem estar presentes devido a alteração na distribuição da lágrima no olho.
É importante consultar o oftalmologista quando surgirem sintomas de pinguécula, para que seja diagnosticada e indicado o tratamento mais adequado, se necessário.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico da pinguécula é feita pelo oftalmologista através da avaliação dos sintomas e exame oftalmológico com lâmpada de fenda, observando a mancha no olho e suas características.
Marque uma consulta com o oftalmologista na região mais próxima de você:
Esse exame ajuda a confirmar o diagnóstico e a descartar condições, como pterígio, que também apresenta mancha no olho, mas que se estende até a córnea, pode levar a complicações mais graves. Entenda o que é pterígio.
Em alguns casos, também pode ser solicitado pelo médico uma angiotomografia de coerência óptica ou até a realização de biópsia para descartar lesões pré-cancerosas.
Possíveis causas
As principais causas da pinguécula no olho são:
- Idade, sendo mais comum em idosos;
- Exposição à luz ultravioleta, poeira ou vento;
- Traumas no olho;
- Trabalhar ao ar livre por longos períodos;
- Uso de lentes de contato.
Esses fatores podem aumentar o risco de degeneração da conjuntiva do olho e desenvolvimento da pinguécula.
Leia também: Mancha no olho: o que pode ser (e o que fazer) tuasaude.com/mancha-no-olhoComo é feito o tratamento
O tratamento da pinguécula deve ser feito com orientação do oftalmologista e varia de acordo com os sintomas apresentados.
Os principais tratamentos para pinguécula são:
1. Acompanhamento médico regular
O acompanhamento médico regular é feito pelo oftalmologista para avaliar a evolução da pinguécula, principalmente quando a mancha no olho não é acompanhada de outros sintomas.
2. Remédios para pinguécula
O uso de remédios, como colírios ou pomadas oftálmicas, podem ser indicados pelo médico quando a pinguécula causa desconforto, dor ou irritação ocular.
Os principais remédios para pinguécula são:
- Lágrimas artificiais, para aliviar a secura no olho;
- Corticoides ou anti-inflamatórios não esteroides, para reduzir a inflamação da pinguécula;
- Antibióticos, caso tenha infecção associada.
Os remédios para pinguécula devem ser usados com indicação do oftalmologista, pois variam de acordo com os sintomas apresentados.
3. Cirurgia para pinguécula
A cirurgia para pinguécula pode ser indicada pelo médico nos casos de desconforto estético com a mancha no olho ou quando a pinguécula afeta a visão.
Além disso, também pode ser indicada quando o uso de remédios não é eficaz para reduzir a inflamação da pinguécula.
A cirurgia para pinguécula é feita com anestesia local para remover a mancha no olho.
4. Tratamento caseiro
O tratamento caseiro para pinguécula pode ajudar a aliviar os sintomas e a evitar a evolução da mancha no olho.
Assim pode ser recomendado pelo médico aplicar compressas frias no olho para reduzir a inflamação da pinguécula e usar óculos escuros e chapéus de abas largas, para evitar a exposição aos raios UV do sol.