Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Saiba os benefícios de usar a Pílula Contínua e outras dúvidas comuns

As pílulas de uso contínuo, são aquelas como a Cerazette, que são tomadas diariamente, sem período de pausa, o que faz com que a mulher não tenha menstruação. Outros nomes são Micronor, Yaz 24+4, Adoless, Gestinol e Elani 28.

Existem outros métodos anticoncepcionais de uso contínuo, como o implante subcutâneo, chamado Implanon, ou o DIU hormonal, chamado Mirena, que além de prevenirem a gravidez, também fazem com que não ocorra menstruação e, por essa razão, são chamados método anticoncepcional de uso contínuo.

Principais benefícios

O uso da pílula de uso contínuo tem como benefícios:

  • Evitar a gravidez indesejada;
  • Não há menstruação, o que pode contribuir para o tratamento da anemia ferropriva; 
  • Não ter grandes alterações hormonais, e por isso não há TPM;
  • Evitar o desconforto da cólica, enxaqueca e indisposição que ocorrem durante o período menstrual;
  • Tem uma menor concentração hormonal, embora sua eficácia contraceptiva seja mantida;
  • É mais indicada para casos de mioma ou endometriose;
  • Como a toma é diária, todos os dias do mês, fica mais fácil lembrar de tomar a pílula diariamente. 

A principal desvantagem é a que pode haver uma pequena perda de sangue de forma esporádica durante o mês, uma situação chamada de escape, e que acontece principalmente nos 3 primeiros meses de uso desse anticoncepcional.

Dúvidas mais comuns

1. A pílula de uso contínuo engorda?

Certas pílulas de uso contínuo possuem como efeito colateral a sensação de inchaço e o aumento do peso, no entanto, isso não afeta todas as mulheres e pode ser mais evidente numa do que em outra. Caso observe o corpo mais inchado, ainda que o peso não aumente na balança, existe a possibilidade de ser apenas inchaço, que pode ser causado pelo anticoncepcional, e nesse caso basta parar de tomar a pílula para desinchar.

2. Faz mal tomar a pílula direto?

A pílula de uso contínuo não faz mal à saúde e pode ser utilizada por um longo período de tempo, sem interrupção e não há comprovação científica de que ela possa causar algum dano a saúde. Também não interfere na fertilidade e por isso quando a mulher desejar engravidar basta deixar de tomá-la. 

3. Qual o preço da pílula de uso contínuo?

O preço da pílula de uso contínuo Cerazette é de aproximadamente 25 reais. Já o preço do Implanon e da Mirena é de aproximadamente 600 reais, dependendo da região.

4. Posso tomar as pílulas de 21 ou 24 dias direto?

Não. As únicas pílulas que podem ser usadas todos os dias do mês são as de uso contínuo, que são as que tem 28 comprimidos por cartela. Assim quando acabar a cartela a mulher deve começar uma nova cartela no dia seguinte. 

5. Posso engravidar se acontecerem escapes ao longo do mês?

Não, desde que a mulher tome diariamente a pílula no horário correto a contracepção é mantida mesmo se houver sangramento de escape.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...