Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Picada de pulga: sintomas, tratamento e prevenção

Julho 2020

As pulgas são parasitas que atacam preferencialmente animais, para se alimentar do seu sangue, picando humanos apenas em último recurso.

A picada de pulga em humanos pode causar lesões na pele, com cerca de 3 a 10 mm de diâmetro, designadas por urticária papular, nas quais é possível identificar um ponto central, correspondente à picada. Geralmente, as lesões causadas por picadas de pulgas, localizam-se na região da cintura e em áreas onde a roupa pode ser um obstáculo à sua passagem.

O tratamento consiste no alívio dos sintomas, que pode ser feito com anti-histamínicos orais ou tópicos e pomadas corticoides.

Picada de pulga: sintomas, tratamento e prevenção

Sinais e sintomas da picada

A picada de pulga é mais comum na região da cintura, onde surgem várias lesões, com cerca de 3 a 10 mm de diâmetro, podendo surgir em outras áreas, principalmente em locais onde a roupa pode constituir uma barreira à passagem da pulga.

Estas lesões causam coceira intensa e são geralmente vermelhas e salientes, sendo possível identificar um ponto central, correspondente à picada.

Possíveis complicações

Em alguns casos, a picada de pulga pode dar origem a infecções, que podem resultar do ato de coçar intensamente, o que facilita a entrada e desenvolvimento de bactérias na região.

Além disso, a picada de pulga pode ainda causar uma reação alérgica, em pessoas com hipersensibilidade à saliva destes parasitas.

Veja quais as pomadas indicadas para o tratamento da picada de inseto.

Como eliminar as pulgas do ambiente

É muito importante manter os animais domésticos desparasitados, a fim de impedir a propagação de parasitas.

Além da infestação dos animais, as pulgas geralmente buscam locais profundos, escondidos e escuros, como tapetes, carpetes, cantos de sofás, para pôr os seus ovos, tornando-se muito difícil de os encontrar, sendo, por isso importante, limpar bem estes locais.

O uso de aspirador de pó com grande potência e saco descartável, pode ajudar a eliminar estes parasitas no interior da casa. Para ambientes externos, como quintais e locais onde circulam animais domésticos, podem ser pulverizados com produtos específicos. Além disso, a lavagem dos pisos também é uma medida eficaz, já que as formas imaturas da pulga não gostam de umidade. Em alternativa, pode-se recorrer a empresas especializadas em dedetização. 

Picada de pulga: sintomas, tratamento e prevenção

Como é feito o tratamento

O tratamento da picada de pulga consiste no alívio dos sintomas, no controlo da reacção alérgica à saliva da pulga e em medidas de prevenção das picadas.

Geralmente, é recomendado pelo médico a aplicação de soluções ou cremes calmantes e o uso de anti‑histamínicos orais ou tópicos e corticóides em creme ou pomada, para aliviar a coceira e o inchaço.

5 dúvidas frequentes sobre as pulgas

Pode ser picada de pulga mesmo que minha casa não seja habitada há vários meses?

Os ovos de pulga podem demorar semanas ou meses para eclodir, podendo estar latentes durante o inverno, liberando a pulga quando a casa ou jardim são novamente habitados.

Porque continuo tendo picadas, se a roupa de cama não tem sinais de pulgas?

As pulgas recém adultas, são muito pequenas, assim como as suas fezes, por isso, passam facilmente despercebidas. Mesmo quando se lava a roupa de cama, a pulga pode ficar presa na roupa ou num local escondido do quarto.

Se meu animal de estimação tiver pulgas, também seria picado?

Geralmente, as pulgas só picam os humanos em último recurso. Por isso, se o animal doméstico tiver infestado, ou mesmo se uma das pessoas que mora na casa for picada, isso não significa que todas as pessoas sejam.

Além disso, é importante que a pessoa saiba, que mesmo que o animal tenha pulgas, elas podem não ser visíveis, já que quando lambe o pelo, elas podem se esconder para áreas menos visíveis.

Meu filho parece ter picada de pulga. Se for pulga, eu também teria de ter?

As crianças têm uma reação mais exacerbada às picadas das pulgas que os adultos. A reação à picada vai diminuindo ao longo dos anos, porque a pessoa vai ganhando imunidade à saliva das pulgas e tolerância às suas picadas, daí que o adulto possa ter borbulhas mais discretas ou mesmo ausentes.

Meus animais de estimação vivem apenas dentro de casa, podem pegar pulgas?

Se o humano transportar uma pulga fêmea fecundada para dentro de casa, os animais domésticos podem ficar infestados em poucas semanas, devido aos seus ovos.

Bibliografia >

  • MOREIRA, Ana et. al.. Urticária papular – Revisão da literatura. REVISTA PORTUGUESA DE IMUNOALERGOLOGIA. Vol.22. 4.ed; 279-287, 2014
  • ZOETIS. Pulgas - Informações importantes. 2019. Disponível em: <https://www.zoetis.com.br/_locale-assets/arquivos/animais-de-companhia/simparic/ciclo-das-pulgas-_final_.pdf>. Acesso em 28 Mai 2020
  • SAÚDE INFANTIL. As pulgas e o prurigo estrófulo. 2016. Disponível em: <https://saudeinfantil.asic.pt/images/download-gratuito/2016-Abril/ab_51-52.pdf>. Acesso em 28 Mai 2020
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem