Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Pés e mãos frios podem indicar Má Circulação

Pés e mãos frias podem indicar má circulação sanguínea, quando o sangue tem dificuldade em passar pelas veias e artérias, levando também calor para as extremidades do corpo.

No entanto, um indivíduo também pode ficar com os pés e as mãos frias quando está num ambiente frio. Os bebês também costumam ter as extremidades frias e isso, na maior parte das vezes, não está relacionado a nenhuma doença vascular nem cardíaca.

Pode-se desconfiar de problemas no coração quando o indivíduo apresenta, além de pés e mãos frias na maior parte do tempo, outros sintomas como inchaço nas pernas e pés ou sensação de desmaio, por exemplo.

Pés e mãos frios podem indicar Má Circulação

Quando procurar um médico

É importante procurar um médico se, além de pés e mãos frias, o indivíduo apresentar:

  • Pontas dos dedos muito brancas, conhecida em alguns locais como "frieira";
  • Unhas arroxeadas;
  • Inchaço das pernas e pés.
  • Sensação de formigamento nas extremidades do corpo.

Neste caso, é recomendado marcar uma consulta com um vascular para que ele peça exames que possam ajudar no diagnóstico e indique o tratamento adequado.

Mas se o indivíduo apresentar dor nas panturrilhas ao andar, desmaios, coração batendo acelerado e ficar muito cansado ao mínimo de esforço, como levantar da cama, é melhor procurar um cardiologista porque estes sintomas podem indicar problemas no coração.

O que dizer ao médico

O que se deve dizer ao médico na consulta são algumas questões como, por exemplo:

  • Quais são os sintomas que apresenta;
  • Quando os sintomas começaram;
  • Se há alguém na família que sofre de problemas no coração, é hipertenso ou diabético;
  • Se os sintomas ficam mas evidentes em algum momento do dia, como após as refeições, ao levantar de manhã ou após fazer esforços.

​Estas são algumas informações úteis que podem ajudar o médico a entender o problema, facilitando o diagnóstico. É importante dar o máximo de detalhes porque toda informação pode ser importante.

Que exames fazer

O médico poderá solicitar alguns exames como hemograma, exame de urina e alguns específicos para o coração, como eletrocardiograma e ecocardiograma, dependendo da idade e do histórico de vida do paciente.

Fazer estes exames é importante porque existem várias doenças que podem deixar pés e mãos frias, como Síndrome de Raynaud, doenças da tireoide, falta de ferro no organismo e a insuficiência cardíaca, por exemplo.

Como tratar a má circulação

O tratamento para má circulação sanguínea pode conter uso de remédios para melhorar a circulação, diuréticos, uma dieta especial orientada pelo nutricionista e também alguns exercícios para fortalecer os músculos e ativar a circulação. O que pode ajudar é:

  • Beber bastante água todos os dias, para hidratar o organismo e liberar as toxinas acumuladas;
  • Caminhar cerca de 30 minutos todos os dias, para estimular a circulação sanguínea;
  • Tomar um chá de castanha-da-índia todos os dias.

Estes cuidados, quando seguidos diariamente, ajudam desinflamar as veias e a diminuir o seu diâmetro, facilitando a passagem do sangue, melhorando o bem-estar do indivíduo.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...