O paracetamol pode ser utilizado durante a gravidez, sendo frequentemente a primeira escolha para o tratamento de dor e febre em gestantes, sempre com a orientação do obstetra.
No entanto, durante a gravidez, o paracetamol deve ser usado na menor dose eficaz e pelo menor tempo necessário, evitando sempre o uso indiscriminado.
Sempre que possível, é recomendado buscar alternativas simples, como técnicas naturais e remédios caseiros, para aliviar os sintomas. Confira algumas formas naturais de tratar problemas comuns na gravidez como dor de garganta, dor de cabeça ou sinusite.
Pode tomar paracetamol na gravidez?
O paracetamol pode ser utilizado durante a gravidez e é frequentemente a primeira opção para o tratamento de dor e febre em gestantes, sendo classificado como medicamento de baixo risco.
No entanto, deve ser sempre usado sob orientação do obstetra, que normalmente recomenda a menor dose eficaz pelo menor tempo necessário. Na forma de comprimidos, a dose máxima geralmente indicada é de 500 a 750mg por vez.
Dessa forma, o paracetamol não é contraindicado na gestação, mas todo medicamento deve ser utilizado com orientação médica ou farmacêutica, garantindo um uso seguro e eficaz. Conheça a lista completa dos medicamentos proibidos na gravidez.
Dipirona ou paracetamol na gravidez
Na gravidez, o paracetamol é geralmente a primeira escolha para dor e febre, pois é considerado seguro, sempre sob orientação do obstetra.
Já a dipirona não é recomendada rotineiramente na gestação devido a potenciais riscos, especialmente no final da gravidez, e deve ser usada apenas se indicada pelo médico.
Leia também: Grávida pode tomar dipirona? tuasaude.com/medico-responde/gravida-pode-tomar-dipironaPode afetar o desenvolvimento do bebê?
O paracetamol é considerado seguro para uso durante a gravidez, mas alguns estudos sugerem uma possível associação com o desenvolvimento de transtorno de déficit de atenção com hiperatividade em crianças.
No entanto, essas pesquisas ainda não são conclusivas, e não há comprovação de que o paracetamol cause diretamente alterações no desenvolvimento do bebê.
Além disso, a Anvisa informa que não há registros de eventos adversos relacionados ao desenvolvimento de autismo em crianças expostas ao paracetamol durante a gestação.
Como preparar um analgésico natural
Um bom exemplo de analgésico natural que pode ser utilizado para aliviar dores na gravidez é o chá de gengibre, pois possui efeito analgésico e anti-inflamatório.
O gengibre não afeta a gravidez desde que utilizado em doses de até 1 grama por dia, sendo uma melhor opção ao uso de medicamentos. Veja como usar o gengibre na gravidez.
Chá de gengibre
Para fazer o chá de gengibre na gravidez, deve-se usar a raiz fresca para extrair as substâncias ativas.
Ingredientes:
- 1 colher (de chá) de gengibre fresco ralado;
- 200 mL de água fervida.
Modo de preparo:
Lavar a raiz de gengibre, ralar e adicionar em uma xícara. Adicionar a água quente na xícara, tapar e deixar repousar por 5 minutos. Em seguida, coar, esperar amornar e beber 1 xícara durante o dia, por no máximo 4 dias seguidos.