Parabenos: o que são e possíveis riscos à saúde

Setembro 2021

Os parabenos são conservantes muito usados em medicamentos, produtos de beleza e higiene, como shampoos, cremes, desodorantes, esfoliantes, batom ou rímel. Alguns tipos de parabenos também são usados em alimentos, como bebidas, cremes de confeitaria e conservas.

Os tipos de parabenos mais usados pela indústria são metilparabeno, propilparabeno, butilparabeno e isobutilparabeno, onde o principal objetivo é controlar o crescimento de fungos, bactérias ou outros microrganismos e aumentar a validade dos produtos.

Embora a quantidade de parabenos permitida nos produtos seja considerada segura por entidades como a ANVISA, alguns estudos têm mostrado que o uso desses compostos pode causar problemas como, urticária ou dermatites na pele.

Além disso, segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e a Sociedade Brasileira de Pediatria, os parabenos são considerados desreguladores endócrinos, substâncias químicas que podem alterar as funções de hormônios, podendo causar problemas no sistema nervoso central, infertilidade ou até mesmo alguns tipos de câncer, como de mama, útero ou próstata.

Parabenos: o que são e possíveis riscos à saúde

Possíveis riscos à saúde

O uso dos parabenos ainda é considerado seguro por órgãos como a ANVISA e o FDA, porém algumas pesquisas mais recentes têm demonstrado que essa substância pode causar danos à saúde, como:

  • Causar problemas na pele: O uso de produtos com parabenos na pele, como cremes, géis, shampoos ou pomadas pode causar problemas, como urticária, dermatite ou inchaços em algumas pessoas;
  • Estimular a desregulação endócrina: Os parabenos alteram o metabolismo de hormônios, podendo causar a formação de cistos no ovário, infertilidade na mulher ou até mesmo alterar o metabolismo das células de gordura, causando a obesidade;
  • Favorecer o desenvolvimento de câncer: Por imitarem a ação do estrogênio, os parabenos aumentam os níveis do hormônio no corpo. Este aumento do estrogênio estimula a divisão das células, promovendo o risco de desenvolvimento de alguns tipos de câncer, como mama, ovário e útero.

Em homens, os parabenos também podem alterar a regulação de hormônios, favorecendo a infertilidade ou até mesmo o câncer de próstata.

Produtos que contém parabenos

Alguns exemplos de produtos que contém parabenos são:

  • Shampoos e condicionadores;
  • Produtos aplicados na pele, como desodorante, protetor solar, creme hidratante ou sabonete;
  • Cosméticos, como batom, rímel, sombra ou base;
  • Cremes dentais.

Além disso, os parabenos também podem ser encontrados em alguns alimentos, como molhos de salada e conservas e em alguns medicamentos, como cremes para hemorroidas.

Como evitar o uso de parabenos

Para evitar o uso de parabenos, é importante ficar atento ao rótulo dos produtos, verificando se na lista de ingredientes contém um dos compostos.

Outra opção é optar por produtos naturais, pois a formulação destes tipos de produtos geralmente não contém parabenos. Os produtos cosméticos chamados de “low poo” geralmente são isentos de muitos compostos químicos, sendo uma ótima opção para diminuir o uso de produtos com parabenos.

No entanto, se não for possível deixar de usar totalmente os produtos com o composto, pode-se substituir alguns dos produtos de costume para diminuir a concentração de parabenos no organismo.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • FDA. Parabens in Cosmetics. 2020. Disponível em: <https://www.fda.gov/cosmetics/cosmetic-ingredients/parabens-cosmetics>. Acesso em 02 Set 2021
  • CENTERS FOR DISEASE AND CONTROL PREVENTION. Parabens Factsheet. 2017. Disponível em: <https://www.cdc.gov/biomonitoring/Parabens_FactSheet.html>. Acesso em 02 Set 2021
  • QUERINO, S, Edja Tainara; SILVA, P, Roberta. Análise dos riscos à saúde dos parabenos em cosméticos. Tese de conclusão de curso de bacharelado em ciência e tecnologia, 2018. Universidade Federal Rural do Semiárido.
  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Desreguladores Endócrinos: o que são. 2021. Disponível em: <https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/22886d-DC-DesreguladoresEndocri-_Infs_para_o_Pediatra.pdf>. Acesso em 02 Set 2021
  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Xenobióticos: o que são. 2020. Disponível em: <https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/22376c-DocCientifico_-_Xenobioticos_o_que_sao.pdf>. Acesso em 02 Set 2021
  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE ENDOCRINOLOGIA E METABOLOGIA. Você sabe o que são “desreguladores endócrinos"?. 2018. Disponível em: <https://www.sbemsp.org.br/images/pdf/maisbem-38.pdf>. Acesso em 02 Set 2021
  • MONTEIRO, S, Bruna Elisabete. Toxicidade dos produtos cosméticos. Tese de conclusão de curso de mestrado em ciências farmacêuticas, 2017. Universidade Fernando Pessoa.
Mais sobre este assunto: