Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Para que serve e como usar a Berberina

A berberina é um fitoterápico natural extraído de plantas como Phellodendron chinense e Rhizoma coptidis, e que tem se destacado por apresentar propriedades que controlam a diabetes e o colesterol.

Além disso, em estudos feitos em animais, esse composto teve ação de diminuir o peso corporal e aumentar a capacidade de queima de gordura do organismo, resultados que mostram que a berberina pode ajudar em dietas de emagrecimento.

Para que serve e como usar a Berberina

Veja a seguir os 5 benefícios já comprovados da berberina:

1. Controle da Diabetes

Estudos em animais que utilizaram suplementos de berberina mostraram que esse fitoterápico atuou aumentando a produção de GLUT-4, uma molécula que transporta o açúcar do sangue para dentro das células, o que reduz a glicemia.

Esse efeito é parecido com a ação dos medicamentos usados para controlar a diabetes, e a berberina pode vir a ser usada para potencializar o efeito dos remédios, devendo ser usada de acordo com orientação médica.

2. Perda de peso

A berberina tem ação de aumentar a capacidade das células de produzir energia, estimulando tanto a queima de gordura quanto a diminuição da produção de gordura no corpo.

Isso acontece porque ela reduz a expressão de genes que estimulam o acúmulo de gordura e aumenta os genes que estimulam a queima de gordura, tendo uma ação que lembra o efeito dos termogênicos.

Para que serve e como usar a Berberina

3. Reduzir o colesterol

Além de ajudar na perda de peso, a berberina também tem mostrado bons resultados em reduzir o colesterol total, o colesterol ruim LDL e os triglicerídeos, ajudando na prevenção de doenças cardiovasculares.

Além disso, quando usada juntamente com medicamentos e com uma dieta equilibrada, ela também ajuda a elevar o colesterol bom, também chamado de HDL.

4. Proteger o cérebro

Por ter um potente efeito anti-inflamatório, a berberina também ajuda a proteger o cérebro contra problemas como perda de memória e Alzheimer, protegendo também os neurônios de pacientes que sofreram AVC e reduzindo as sequelas do problema.

5. Regular a flora intestinal

A berberina tem efeito antimicrobiano e atua no intestino inibindo a proliferação de bactérias prejudiciais para o organismo. Com isso, ela também favorece a multiplicação de bactérias benéficas, que melhoram o trânsito intestinal, aumentam a proteção do intestino e que produzem substâncias que ajudam a regular a glicemia.

Quantidade recomendada

Para que serve e como usar a Berberina

Em geral, recomenda-se uma dose de 500 mg de berberina 3 vezes por dia, que deve ser tomada 30 minutos antes das refeições principais. No entanto, o tratamento pode ter até 1500 mg de berberina antes de cada refeição, sendo importante lembrar que a concentração do fitoterápico deve sempre ser prescrita por um médico ou nutricionista.

Efeitos colaterais e contraindicações

O consumo de berberina normalmente é seguro para a saúde, mas quando utilizada em excesso, essa substância pode causar efeitos colaterais como náuseas, vômitos, dores abdominais e flatulência.

Além disso, ela está contraindicada para mulheres grávidas e que amamentam, pois pode causar alterações na estrutura do útero e pode ser passada para o bebê através do leite materno.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...