Berberina: para que serve e quantidade recomendada

junho 2022

A berberina é uma substância nitrogenada vegetal que atua como fitoterápico natural e que é extraída de plantas, como Phellodendron chinense e Rhizoma coptidis, possuindo propriedades que ajudam a diminuir o açúcar no sangue e a controlar os níveis de colesterol e triglicerídeos, podendo o seu consumo ser indicado em caso de diabetes, síndrome metabólica e para proteger contra doenças cardiovasculares.

Além disso, a berberina possui componentes que promovem a diminuição do peso corporal e aumento da capacidade do organismo em queimar gordura, sendo também muito útil em dietas para baixar de peso.

Imagem ilustrativa número 1

A berberina pode servir para:

1. Controlar a diabetes

Alguns estudos demonstraram que a utilização de suplemento de berberina por pessoas com diabetes do tipo 2 e síndrome metabólica ajudou a equilibrar os níveis de açúcar no sangue e a melhorar o funcionamento da insulina, hormônio necessário para o transporte de glicose até os tecidos, mantendo os níveis normais no sangue.

Esse efeito é similar à ação dos medicamentos utilizados para controlar a diabetes e, por isso, a berberina poderia ser usada para potencializar o efeito dos medicamentos, de acordo com a orientação médica.

2. Ajudar na perda de peso

A berberina tem ação de aumentar a capacidade das células de produzir energia, estimulando tanto a queima de gordura quanto a diminuição da produção de gordura no corpo.

Isso acontece porque a berberina melhora a função dos hormônios reguladores da gordura, como a insulina, a adiponectina e a leptina, além de diminuir a expressão de genes que estimulam o acúmulo de gordura no organismo.

3. Reduzir o colesterol

Além de ajudar na perda de peso, a berberina também tem mostrado bons resultados em reduzir o colesterol total, o colesterol ruim LDL e os triglicerídeos, ajudando na prevenção de doenças cardiovasculares, como aterosclerose, infarto e derrame cerebral.

Além disso, quando usada juntamente com medicamentos e com uma dieta equilibrada, ela também ajuda a elevar o colesterol bom, também chamado de HDL, que atua como protetor cardiovascular.

4. Proteger o cérebro

Por ter um potente efeito anti-inflamatório, a berberina também ajuda a proteger o cérebro contra problemas como perda de memória e Alzheimer, protegendo também os neurônios de pacientes que sofreram AVC e reduzindo as sequelas do problema.

5. Regular a flora intestinal

A berberina tem efeito antimicrobiano e atua no intestino inibindo a proliferação de bactérias prejudiciais para o organismo. Com isso, ela também favorece a multiplicação de bactérias benéficas, que melhoram o trânsito intestinal, aumentam a proteção do intestino e que produzem substâncias que ajudam a regular a glicemia.

6. Controlar a pressão arterial

A berberina também é capaz de ajudar no controle da pressão arterial, já que é capaz de promover o relaxamento dos vasos sanguíneos, podendo ser indicada no tratamento da hipertensão arterial.

Quantidade recomendada

Em geral, recomenda-se uma dose de 500 mg de berberina 3 vezes por dia, que deve ser tomada 30 minutos antes das refeições principais. No entanto, é importante que o médico seja consultado para que seja indicada a dose mais adequada para cada pessoa.

Efeitos colaterais e contraindicações

O consumo de berberina normalmente é seguro para a saúde, mas quando utilizada em excesso, essa substância pode causar efeitos colaterais como náuseas, vômitos, dores abdominais e flatulência.

Além disso, ela está contraindicada para mulheres grávidas e que amamentam, pois pode causar alterações na estrutura do útero e pode ser passada para o bebê através do leite materno.

Esta informação foi útil?

Escrito e atualizado por Marcela Lemos - Biomédica, em junho de 2022.

Bibliografia

  • HaoCheng1JuanLiu1YuzhuTanWuwenFengChengPeng. Interactions between gut microbiota and berberine, a necessary procedure to understand the mechanisms of berberine. Science direct. 2021
  • Karina G Pérez-Rubio, Manuel González-Ortiz, Esperanza Martínez-Abundis, José A Robles-Cervantes, María C Espinel-Bermúdez. Effect of berberine administration on metabolic syndrome, insulin sensitivity, and insulin secretion. Pubmed. 2013
Mostrar bibliografia completa
  • Jiarong Lan, Yanyun Zhao, Feixia Dong, Ziyou Yan , Wenjie Zheng , Jinping Fan 6, Guoli Sun . Meta-analysis of the effect and safety of berberine in the treatment of type 2 diabetes mellitus, hyperlipemia and hypertension. Pubmed. 2015
  • Li-bin Zhou 1, Ming-dao Chen, Xiao Wang, Huai-dong Song, Ying Yang, Jin-feng Tang, Feng-ying Li, Man-yin Xu, Jia-lun Chen. [Effect of berberine on the differentiation of adipocyte]. Pulmed. 2003
  • Hui Dong 1, Yan Zhao, Li Zhao, Fuer Lu. The effects of berberine on blood lipids: a systemic review and meta-analysis of randomized controlled trials. Pubmed. 2013
  • Yan Wang, Qian Tong, Shu-Rong Ma, Zhen-Xiong Zhao, Li-Bin Pan, Lin Cong, Pei Han, Ran Peng, Hang Yu, Yuan Lin, Tian-Le Gao, Jia-Wen Shou, Xiao-Yang Li, Xian-Feng Zhang, Zheng-Wei Zhang, Jie Fu, Bao-Ying Wen, Jin-Bo Yu, Xuetao Cao & Jian-Dong Jiang . Oral berberine improves brain dopa/dopamine levels to ameliorate Parkinson’s disease by regulating gut microbiota. Signal Transduction and Targeted Therapy. 2021
  • Berberine Ameliorates Periodontal Bone Loss by Regulating Gut Microbiota Show less X. Jia, L. Jia, L. Mo, S. Yuan, X. Zheng, J. He, V. Chen, Q. Guo, L. Zheng, Q. Yuan, X. Xu, X. Zhou. Berberine Ameliorates Periodontal Bone Loss by Regulating Gut Microbiota. SAGE Journals. 2018
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.