Ovulação tardia: o que é, sintomas, causas e o que fazer

Atualizado em agosto 2023

Ovulação tardia é quando a ovulação acontece após o período esperado, geralmente após o 21º dia do ciclo menstrual. Essa ovulação tardia pode acontecer apenas alguns dias depois do esperado ou demorar semanas ou meses para acontecer. 

A ovulação tardia acaba atrasando a menstruação e pode acontecer mesmo em mulheres que têm um período menstrual regular.

Geralmente, a ovulação ocorre no meio do ciclo menstrual, que tem, em média, 28 dias, ocorrendo, por isso, por volta do dia 14. No entanto, em alguns casos, pode ocorrer mais tarde devido ao estresse, problemas da tireoide ou pelo uso de alguns medicamentos, por exemplo. Conheça mais sobre a ovulação.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de ovulação tardia

A ovulação tardia não normalmente não leva ao aparecimento de sinais ou sintomas, no entanto é possível que o fluxo menstrual seja mais intenso, já que há maior produção hormonal antes da ovulação acontecer.

Assim como na ovulação normal, é comum que na ovulação tardia sejam notados sinais que indicam que a ovulação está acontecendo como aumento e alteração do muco cervical, que fica mais transparente e elástico, parecido a clara de ovo, ligeiro aumento da temperatura corporal e uma pequena dor abdominal de um dos lados. Veja mais sintomas de ovulação.

Marque uma consulta com o ginecologista mais próximo, usando a ferramenta a seguir, para entender mais sobre o ciclo menstrual saber mais detalhadamente quando acontece a ovulação:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Ginecologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Calculadora da ovulação

Para saber qual a data da ovulação, insira os seus dados na calculadora a seguir:

Erro
Erro

Possíveis causas

A ovulação tardia geralmente é causada por:

  • Estresse, que pode ter um impacto negativo na regulação hormonal;
  • Doença da tireoide, que influencia a glândula pituitária, responsável pela liberação dos hormônios LH e FSH, que estimulam a ovulação;
  • Síndrome dos ovários policísticos, em que há maior produção de testosterona, o que torna o ciclo menstrual irregular;
  • Amamentação, em que há liberação de prolactina, que estimula a produção de leite e pode suprimir a ovulação e a menstruação;
  • Medicamentos e drogas, como alguns antipsicóticos, uso prolongado de alguns anti-inflamatórios não esteroides e consumo de drogas, como maconha e cocaína. 

Apesar da ovulação tardia ser frequentemente associada a situações psicológicas ou hormonais, o atraso na ovulação pode ser considerado normal nos casos em que o ciclo menstrual tem mais de 28 dias, não sendo necessário iniciar tratamento.

Ovulação tardia dificulta a gravidez?

Se a ovulação ocorre mais tarde que o normal, isso não significa que comprometa a fertilidade. No entanto, em pessoas com ciclo menstrual irregular, será mais difícil de prever quando é o período fértil ou quando ocorre a ovulação. Nestes casos, a mulher pode recorrer a testes de ovulação para identificar o período fértil. Saiba como calcular o período fértil.

O que fazer

É importante que se saiba a duração do ciclo menstrual, isso porque nos ciclos muito longos é comum que a ovulação ocorra mais tardiamente, quando comparado ao ciclo de 28 dias, o que é considerado normal.

No entanto, quando a ovulação tardia é constante, é possível que seja devido a outras situações, sendo importante que o ginecologista seja consultado para que seja identificada a causa e, assim, indicado o tratamento mais adequado para regular a ovulação, o que pode ser feito com o uso de medicamentos hormonais.

No caso em que a causa não é identificada mas a mulher quer engravidar, o médico pode receitar medicamentos que ajudem a regular o ciclo menstrual.