Oscillococcinum: o que é, para que serve e como tomar

junho 2022
  1. Para que serve
  2. Como tomar
  3. Efeitos colaterais
  4. Contra-indicações

O Oscillococcinum é um remédio homeopático indicado para o tratamento de estados gripais, que ajuda a aliviar os sintomas gerais da gripe, como febre, dor de cabeça, arrepios e dores musculares pelo corpo.

Este remédio é produzido a partir de extratos diluídos do coração e do fígado de pato, e foi desenvolvido com base na lei da cura da homeopatia: "o semelhante pode curar o semelhante", onde as substâncias que provocam alguns dos sintomas da gripe, são utilizadas para ajudar na prevenção e tratamento desses mesmos sintomas. Entenda melhor como funcionam os remédios homeopáticos

Este medicamento está disponível em caixas de 6 ou de 30 tubos, contendo glóbulos homeopáticos, e pode ser comprado em farmácias, sem necessidade de apresentação de receita médica. No entanto, é recomendado que o tratamento homeopático seja indicado por um médico homeopata, e nunca deve substituir o tratamento médico convencional com remédios convencionais. 

Para que serve

O Oscillococcinum é um remédio homeopático indicado para prevenir e tratar a gripe, aliviando os sintomas como dor de cabeça, calafrios, febre e dores no corpo, em adultos e crianças. 

Veja mais dicas sobre como aliviar os sintomas da gripe

Como tomar

O Oscillococcinum é produzido sobre a forma de pequenas doses com esferas, conhecidas como glóbulos, que devem ser colocados debaixo da língua. 

Esse remédio homeopático é fornecido em embalagens contendo tubos com os glóbulos, sendo de cada tubo do Oscillococcinum corresponde a uma dose.

A forma de uso do Oscillococcinum pode variar de acordo com o objetivo do tratamento, e inclui:

1. Prevenção da gripe

A dose normalmente recomendada é de 1 dose por semana, que corresponde a 1 tubo do Oscillococcinum, administrada durante o período de outono, entre abril até junho, ou conforme recomendação do médico homeopata.

2. Tratamento da gripe

Para o tratamento da gripe, as doses normalmente recomendadas do Oscillococcinum são:

  • Primeiros sintomas de gripe: a posologia recomendada é de 1 dose, ou seja, 1 tubo de glóbulos, administrado 2 a 3 vezes por dia, de 6 em 6 horas, ou conforme recomendação do médico homeopata;
  • Gripe forte: a posologia recomendada é de 1 dose, ou seja, 1 tubo de glóbulos, administrados de manhã e à noite, durante 1 a 3 dias, ou conforme recomendação do médico homeopata.

No caso de não ocorrer melhora dos sintomas após 3 dias de tratamento com o Oscillococcinum, é recomendado consultar o médico.

Possíveis efeitos colaterais

O Oscillococcinum é considerado um remédio homeopático seguro, no entanto em alguns casos, pode causar reações alérgicas como dor de cabeça ou inchaço, incluindo inchaço na língua. Nesses casos, deve-se interromper seu uso e procurar ajuda médica imediatamente ou o pronto-socorro mais próximo. 

Quem não deve usar

O Oscillococcinum não deve ser usado por pessoas intolerantes à lactose, diabéticos ou por pessoas que tenham alergia a algum dos componentes da fórmula.

Além disso, também não deve ser utilizado por grávidas ou mulheres que estão amamentando, sem orientação do médico.

Esta informação foi útil?

Atualizado e revisto clinicamente por Flávia Costa - Farmacêutica, em junho de 2022.

Bibliografia

  • VICKERS, A. J.; SMITH, C. Homoeopathic Oscillococcinum for preventing and treating influenza and influenza-like syndromes. Cochrane Database Syst Rev. 3. CD001957, 2006
  • MATHIE, R. T.; et al. Oscillococcinum for preventing and treating influenza and influenza-like illness. Cochrane Database Sys Rev. CD001957, 2012
Mostrar bibliografia completa
  • AZMI, Y.; et al. Oscillococcinum leading to angioedema, a rare adverse event. BMJ Case Rep. 2015. 2015
  • CHIRUMBOLO, S. Oscillococcinum®: Misunderstanding or biased interest?. Eur J Intern Med. 25. 3; e35-6, 2014
  • BOIRON. Oscillococcinum. Disponível em: <https://www.boiron.pt/os-nossos-produtos/nossas-especialidades-homeopaticas/oscillococcinum>. Acesso em 03 jun 2022
  • INFARMED. Oscillococcinum - Folheto informativo. 2017. Disponível em: <http://app7.infarmed.pt/infomed/download_ficheiro.php?med_id=33667&tipo_doc=fi>. Acesso em 08 nov 2019
Revisão clínica:
Flávia Costa
Farmacêutica
Formada em Farmácia pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2003. Mestre em Ciências Biomédicas pela UBI, Portugal.

Tuasaude no Youtube

  • O melhor REMÉDIO NATURAL para GRIPE

    12:17 | 521986 visualizações
  • COMO FORTALECER O SISTEMA IMUNOLÓGICO

    04:24 | 204096 visualizações
  • O que fazer para melhorar a IMUNIDADE

    03:14 | 158385 visualizações
  • Remédio Caseiro para Gripe

    01:08 | 1192330 visualizações
  • Os Melhores Alimentos para a GRIPE

    03:14 | 550800 visualizações