Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é a Homeopatia e como funciona

A homeopatia é um tipo de tratamento que utiliza as mesmas substância que provocam os sintomas para tratar ou aliviar vários tipos de doenças, desde asma até depressão, por exemplo, seguindo o princípio geral de que "semelhante cura semelhante".

Normalmente, as substâncias utilizadas na homeopatia são diluídas em água até que sobre pouca quantidade dessa substância na mistura final, produzindo-se assim um remédio homeopático que poderá ser capaz de aliviar os sintomas em vez de os piorar. Geralmente, quanto mais diluído for o medicamento homeopático, maior será o poder de tratamento.

O tratamento homeopático deve ser sempre indicado por um homeopata, que é o profissional mais capaz de adaptar o tratamento às condições físicas e emocionais de cada pessoa, e nunca deve substituir o tratamento clínico sem que haja conhecimento prévio do médico que o prescreveu.

O que é a Homeopatia e como funciona

A homeopatia funciona?

A homeopatia foi criada por um médico formado em medicina convencional, chamado de Samuel Hahnemann, com o objetivo de curar problemas físicos e psicológicos sem a necessidade de utilizar medicamentos químicos que possam provocar efeitos colaterais.

A Organização Mundial da Saúde libera a utilização da homeopatia para quase todas as doenças, mas desaprova seu uso para doenças graves, como diarreia infantil, malária, tuberculose, câncer e Aids, por exemplo, devendo-se nestes casos utilizar preferencialmente o tratamento clínico indicado pelo médico.

Exemplos de remédios homeopáticos

A homeopatia pode ser utilizada para ajudar a tratar vários tipos de doenças, sendo que as mais comuns incluem:

Problema a tratarAlguns remédios homeopáticos disponíveis
Asma e BronquiteTossemed ou Almeida Prado nº10
SinusiteSinumed ou Almeida Prado nº 3
GripeGripemed; Almeida Prado nº5 ou Oscilococcinum
TosseTossemed ou Stodal
ReumatismoReumomed ou Homeoflan
DengueProden
Depressão e AnsiedadeHomeopax; Nervomed ou Almeida Prado nº 35
Excesso de pesoBesomed

Veja outros remédios usados em homeopatia em: Remédios homepáticos.

Estes remédios homeopáticos devem ser sempre utilizados para completar o tratamento clínico e, por isso, não devem substituir os remédios prescritos pelo médico, também conhecidos como remédios alopáticos.

Além disso, embora a maioria dos remédios homeopáticos sejam seguros, alguns contêm substâncias que podem impedir a absorção de outros remédios, sendo necessário informar sempre o médico quando se está utilizando algum tipo de remédio de homeopatia.

Como é a consulta com o homeopata

A consulta com um homeopata é muito semelhante à de um médico de medicina convencional, pois é feita uma avaliação de cada pessoa, assim como exames que ajudem a identificar um diagnóstico. No entanto, no caso do homeopata, ele também vai tentar entender de que forma os sintomas estão afetando o dia-a-dia de cada pessoa e que outros problemas podem estar ocorrendo na sua vida.

Dessa forma, a consulta do homeopata é mais demorada, durando pelo menos 30 minutos, já que este profissional pode fazer vários tipos de questões para saber mais sobre a vida pessoal de cada um.

Após esta avaliação, e após chegar num diagnóstico, o homeopata é capaz de indicar qual deve ser o remédio homeopático a utilizar, assim como a força da sua diluição, criando um plano terapêutico com doses, horários e duração do tratamento.

Conheça alguns remédios caseiros para tratar de forma natural alguns problemas que também são tratados com homeopatia:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...