Os principais sintomas de febre oropouche são febre, dor de cabeça, dor muscular e articular, náuseas e vômitos e diarreia. Além disso, algumas pessoas também podem apresentar dor atrás dos olhos, fotofobia, visão dupla e irritações na pele.
A febre oropouche é uma virose que é transmitida principalmente pela picada do mosquito Culicoides paraensis, após ser infectado pelo vírus ao se alimentar do sangue de pessoas que têm a doença.
Leia também: Febre oropouche: o que é, sintomas, causa e tratamento tuasaude.com/febre-oropoucheNa presença de sintomas que possam indicar a febre oropouche, é importante consultar o clínico geral, infectologista ou pediatra, em casos de crianças. O tratamento indicado pelo médico pode ser feito por meio do repouso e uso de remédios para aliviar as dores e a febre.
Sintomas da febre oropouche
Os principais sintomas de febre oropouche são:
- Febre;
- Calafrios;
- Dor de cabeça;
- Dor muscular, ou mialgia;
- Dor e rigidez nas articulações;
- Náuseas e vômitos persistentes;
- Diarreia;
- Fotofobia;
- Visão dupla, ou diplopia;
- Mal-estar geral;
- Tontura;
- Irritações na pele;
- Dor atrás dos olhos.
Os primeiros sintomas de febre oropouche surgem entre 3 e 8 dias após a picada do mosquito e duram cerca de 2 a 7 dias.
Mais raramente, algumas pessoas, principalmente idosos, crianças ou com o sistema imunológico comprometido, também podem apresentar complicações neurológicas, como meningite e meningoencefalite, e alterações hemorrágicas.
Além disso, mais da metade das pessoas podem apresentar recidiva, com o ressurgimento dos sintomas de uma a duas semanas após a recuperação da doença.
Febre oropouche sintomas na pele
Embora seja mais raro, os sintomas na pele da febre oropouche podem incluir reações alérgicas, dermatite, eczema ou cicatrizes.
Além disso, a pessoa com febre oropouche também pode apresentar petéquias, que são pequenos pontos vermelhos, roxos ou marrons na pele que normalmente surgem agrupados.
Leia também: Petéquias: o que são, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/petequiasDiferença entre dengue e febre oropouche
A dengue é uma doença transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti e que causa sintomas semelhantes aos da febre oropouche. Entretanto, pessoas com dengue têm maior chance de ter dor atrás dos olhos, erupções na pele e, em casos graves, sangramentos.
Leia também: Dengue: o que é, sintomas, tratamento e prevenção tuasaude.com/dengueJá a transmissão da febre oropouche acontece por meio do mosquito maruim (Culicoides paraensis). Além disso, a pessoa com oropouche geralmente também pode apresentar sintomas neurológicos como rigidez na nuca e fotofobia, que não estão presentes na dengue.
O que fazer
Em casos de suspeita de febre oropouche, é recomendado consultar o clínico geral, infectologista, que irá avaliar os sintomas apresentados e solicitar exames de sangue que permitam confirmar a febre oropouche, como RT-PCR e sorologia.
O tratamento indicado pelo médico para febre oropouche inclui o repouso, e o uso de remédios analgésicos e antitérmicos que ajudam a aliviar as dores e a febre.