Rosuvastatina: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

Revisão clínica: Flávia Costa
Farmacêutica
março 2022

A rosuvastatina é um remédio da classe das estatinas indicado para diminuir a quantidade de colesterol ruim (LDL) e dos triglicerídeos no sangue, que quando têm os níveis altos podem se depositar na parede dos vasos sanguíneos, levando ao estreitamento ou entupimento desses vasos, aumentando o risco de infarto ou derrame cerebral.

Esse remédio pode ser encontrado em farmácias ou drogarias, na forma de comprimidos de 5, 10, 20 e 40 mg, com o nome comercial Crestor, na forma de genérico sob a designação “rosuvastatina cálcica”, ou com os nomes similares Rusovas, Rosucor, Zinpass, Plenance ou Trezor, por exemplo, e deve sempre ser usado com indicação médica.

A rosuvastatina também pode ser encontrada em associação com a ezetimiba, que é uma substância que age reduzindo a absorção de gorduras pelo intestino, melhorando o efeito de redução colesterol e triglicerídeos altos, e pode se encontrada com o nome comercial Trezete, Plenance Eze ou Zinpass Eze.

Para que serve

A rosuvastatina é indicada para diminuir os níveis sanguíneos de colesterol total, colesterol ruim (LDL) e triglicerídeos, além de aumentar o colesterol bom (HDL), pois age inibindo uma enzima no fígado, responsável pela produção de colesterol ruim. Geralmente, esse remédio é indicado quando a dieta e atividade física não são suficientes para reduzir ou controlar o colesterol. Veja como deve ser a dieta para baixar o colesterol.

Além disso, a rosuvastatina pode ser indicada para retardar ou reduzir o acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos, que pode bloquear o fluxo de sangue e, desta forma, ajuda diminuir o risco de doenças cardiovasculares, como infarto ou AVC, por exemplo.

Os efeitos da rosuvastatina começam a ser observados após 4 semanas da ingestão do remédio, e os níveis de gordura se mantêm baixos se o tratamento for feito de maneira adequada, com orientação médica.

A rosuvastatina emagrece?

A rosuvastatina pode causar emagrecimento, devido ao seu efeito colateral de perda do apetite, levando a uma menor ingestão de calorias durante o dia. No entanto, não existe indicação do uso da rosuvastatina para emagrecimento, sendo esse remédio aprovado apenas para o tratamento do colesterol e/ou triglicerídeos altos.

Além disso, o uso da rosuvastatina deve ser feito junto com uma alimentação balanceada para controlar os níveis de colesterol e triglicerídeos, e a prática de atividades físicas, o que pode contribuir para a perda de peso.

Como usar

A rosuvastatina deve ser tomada por via oral, com um copo de água, em dose única diária, com ou sem alimentos, a qualquer hora do dia. No entanto, é recomendado estipular um horário para tomar o comprimido, e tomar sempre no mesmo horário diariamente.

As doses recomendadas de rosuvastatina para adultos são de 10 a 40 mg, conforme orientação médica, pois depende do objetivo do tratamento, bem como da resposta de cada pessoa ao tratamento. Caso seja necessário, as doses de rosuvastatina podem ser alteradas pelo médico, em intervalos de 2 a 4 semanas, conforme avaliação dos exames de sangue que medem o colesterol total e fracionado, além dos triglicerídeos e exames de função hepática. A dose máxima diária é de no máximo 40 mg de rosuvastatina.

Para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, as doses devem ser orientadas pelo pediatra, pois variam conforme a idade e e com o objetivo do tratamento.

O tratamento com a rosuvastatina geralmente é feito por longo prazo, e não se deve interromper o tratamento por conta própria, devendo sempre ser orientado pelo médico.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns que podem surgir durante o tratamento com a rosuvastatina são dor de cabeça, dor muscular, sensação geral de fraqueza, prisão de ventre, vertigem, náusea ou dor abdominal.

Além disso, embora seja mais raro, a rosuvastatina pode causar efeitos colaterais graves que necessitam de atendimento médico imediato, como dor muscular nos quadris, ombros, pescoço ou costas, dificuldade para levantar os braços, subir escadas ou ficar em pé, confusão mental, problemas de memória, perda do apetite, inflamação do pâncreas, ou problemas no fígado, que podem ser percebido com sintomas como urina cor cor escura, fezes claras ou esbranquiçadas, ou pele e olhos amarelados.

É aconselhado procurar ajuda médica imediatamente ou o pronto-socorro mais próximo se surgirem sintomas de reação alérgica grave à rosuvastatina, como dificuldade para respirar, sensação de garganta fechada, inchaço na boca, língua ou rosto, ou urticária. Saiba identificar os sintomas de reação alérgica grave.

Quem não deve usar

A rosuvastatina não deve ser usada por crianças com menos de 6 anos, mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas com insuficiência hepática ou renal, hipotireoidismo ou que tenham hábito de ingerir bebidas alcoólicas.

Além disso, esse remédio não deve ser usado por pessoas que tenham alergia à rosuvastatina ou qualquer outro componente do comprimido.

Durante o tratamento com a rosuvastatina, deve-se evitar o consumo de bebidas alcoólicas, pois pode aumentar o risco de problemas no fígado. Além disso, alguns antiácidos contendo alumínio ou magnésio podem interferir no efeito da rosuvastatina, sendo aconselhado que o uso destes antiácidos seja feito cerca de 2 horas após tomar a dose da rosuvastatina.

O médico deve ser informado sobre todos os remédios utilizados pela pessoa, assim como suplementos alimentares, fitoterápicos e remédios caseiros, pois podem interferir na ação da rosuvastatina, aumentando ou diminuindo sua eficácia.

Esta informação foi útil?

Atualizado e revisto clinicamente por Flávia Costa - Farmacêutica, em março de 2022.

Bibliografia

  • EUROFARMA LABORATÓRIOS S.A. Rosuvastatina cálcica. 2021. Disponível em: <https://eurofarma.com.br/produtos/bulas/patient/bula-rosuvastatina-calcica.html>. Acesso em 28 mar 2022
  • NOVARTIS BIOCIÊNCIAS S.A. Rosuvastatina cálcica. 2020. Disponível em: <https://img.drogasil.com.br/raiadrogasil_bula/RosuvastatinaCalcicaNovartis.pdf>. Acesso em 28 mar 2022
Mostrar bibliografia completa
  • WANDER, G. S.; et al. Rosuvastatin: Role in Secondary Prevention of Cardiovascular Disease Gurpreet S Wander. J Assoc Physicians India. 66. 3; 70-4, 2018
  • CORTESE, F.; et al. Rosuvastatin: Beyond the cholesterol-lowering effect. Pharmacol Res. 107. 1-18, 2016
  • DRUGS.COM. Rosuvastatin. 2020. Disponível em: <https://www.drugs.com/mtm/rosuvastatin.html>. Acesso em 28 mar 2022
Revisão clínica:
Flávia Costa
Farmacêutica
Formada em Farmácia pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2003. Mestre em Ciências Biomédicas pela UBI, Portugal.

Tuasaude no Youtube

  • Como fazer arroz para EMAGRECER e BAIXAR O COLESTEROL

    05:26 | 104484 visualizações
  • O que parar de comer imediatamente por causa do colesterol

    04:48 | 128146 visualizações
  • COMO BAIXAR O SEU COLESTEROL

    10:06 | 603013 visualizações
  • Dieta para COLESTEROL ALTO

    03:00 | 1677272 visualizações