Omcilon A Orabase: para que serve e como usar

fevereiro 2022

O Omcilon A Orabase é uma pomada que tem na sua composição triancinolona acetonida, um tipo de anti-inflamatório corticóide, indicado para o tratamento auxiliar e para o alívio temporário de sintomas associados com lesões inflamatórias da boca, como aftas ou úlceras, que podem afetar a bochecha, língua ou gengivas.

Esse remédio age diminuindo a inflamação, além de reduzir a coceira e vermelhidão na mucosa da boca, aliviando os sintomas de dor, irritação ou desconforto.

Este remédio pode ser encontrado em farmácias ou drogarias e deve ser usado com indicação do médico ou do dentista.

Para que serve

O Omcilon A Orabase é indicado para o tratamento e alívio temporário de aftas ou úlceras na mucosa oral, como bochechas, gengivas, parte interna dos lábios e língua.

Esse remédio ajuda a aliviar os sintomas de dor, desconforto ou irritação causados pela inflamação na mucosa oral, além de reduzir a coceira e a vermelhidão local.

Como usar

O Omcilon A Orabase deve ser aplicado em uma pequena quantidade, diretamente na lesão na boca, sem esfregar, até que se forme uma película fina. Para melhorar o resultado, a quantidade usada deve ser apenas a suficiente para cobrir a lesão.

A pomada deve ser aplicada de preferência à noite, antes de dormir, para que exerça o seu efeito durante a noite e dependendo da gravidade dos sintomas, pode ser aplicado 2 a 3 vezes ao dia, de preferência após as refeições. Se após 7 dias não se obtiverem resultados significativos, é aconselhável consultar o médico.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais do Omcilon A Orabase geralmente podem ocorrer quando usado por tempo prolongado, e incluem alteração do metabolismo de glicose, degradação de proteínas, ativação da úlcera no estômago ou produção inadequada de hormônios pelas glândulas supra renais. No entanto, estes efeitos desaparecem no fim do tratamento.

Quem não deve usar

O Omcilon A Orabase não deve ser usado por pessoas com história de alergia a qualquer um dos componentes presentes na fórmula ou em casos de infecções fúngicas, virais ou bacterianas da boca ou da garganta, como herpes ou tuberculose.

Além disso, também não deve ser usado em mulheres grávidas sem orientação médica.

Esta informação foi útil?

Atualizado e revisto clinicamente por Flávia Costa - Farmacêutica, em fevereiro de 2022.

Bibliografia

  • ASPEN PHARMA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA. Omcilon A Orabase (triancinolona acetonida). 2021. Disponível em: <https://docs.google.com/gview?url=https://uploads.consultaremedios.com.br/drug_leaflet/Bula-Omcilon-A-Orabase-Paciente-Consulta-Remedios.pdf?1632429990&embedded=true>. Acesso em 02 fev 2022
Revisão clínica:
Flávia Costa
Farmacêutica
Formada em Farmácia pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2003. Mestre em Ciências Biomédicas pela UBI, Portugal.

Tuasaude no Youtube

  • Como eliminar AFTA rapidamente

    02:53 | 2930154 visualizações