Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

5 principais causas de boca inchada e o que fazer

A boca inchada, normalmente, é sinal de alergia e surge, principalmente, até 2 horas após ingerir medicamentos ou alimentos que têm tendência a provocar reações alérgicas, como amendoim, marisco, ovo ou soja, por exemplo.

No entanto, a boca inchada também pode indicar outros problemas de saúde, como o herpes labial, lábios secos e queimados, mucocele ou outras inflamações nos lábios, e, por isso, é recomendado consultar um clínico geral sempre que o inchaço dura mais de 3 dias ou é acompanhado de dificuldade para respirar.

5 principais causas de boca inchada e o que fazer

1. Alergias

A alergia alimentar é a principal causa de boca e lábios inchados e, geralmente, surge até 2 horas após ingerir alimentos, podendo também ser acompanhada de tosse, sensação de algo na garganta, dificuldade para respirar ou vermelhidão no rosto. Entretanto, outros tipos de alergias, como por medicamentos, plantas ou até hereditário, como no angioedema, podem ser causas de inchaço na boca. 

O que fazer: o tratamento, geralmente, é feito com uso de comprimidos anti-alérgicos, como Cetirizina ou Desloratadina, prescritos pelo clínico geral. Em caso de muita dificuldade para respirar,deve-se ir imediatamente ao pronto-socorro ou chamar uma ambulância, ligando para o 192. Além disso, é aconselhado fazer um teste de alergia para avaliar a que tipo de substâncias produzem reação para evitar que volte a surgir.

Veja como deve ser feito o teste de alergia.

2. Herpes e outras infecções da boca

A infecção por herpes na boca pode causar um inchaço no lábio superior ou inferior, acompanhado ferimento com pequenas bolhas, além de sensação de formigamento ou dormência no local. No entanto, outras infecções, como a candidíase, também podem provocar inchaço da boca, especialmente quando os lábios estão rachados, o que aumenta a proliferação de muitos micro-organismos, fazendo surgir vermelhidão à volta dos lábios, febre e dor.

O que fazer: é necessário consultar um clínico geral para avaliar o problema e identificar o micro-organismo que está causando a infecção, para iniciar o tratamento com pomadas ou comprimidos. No caso da herpes, pode ser necessário o uso de pomadas e comprimidos antivirais, como o aciclovir, por exemplo. Comprimidos antiinflamatórios ou analgésicos, como ibuprofeno ou paracetamol, por exemplo, também podem ser usados para aliviar os sintomas de dor e sensibilidade na boca.

Entenda melhor os sinais e como curar a herpes da boca.

1. Alergia alimentar1. Alergia alimentar
3. Infecção por herpes3. Infecção por herpes

3. Lábios secos ou queimados

Queimaduras pelo sol, comida quente, ou alimentos ácidos, como limão ou abacaxi, podem provocar o surgimento de inchaço na boca que, normalmente, dura cerca de 1 ou 2 dias, sendo acompanhado de dor, ardência e alteração da cor no local.

O que fazer: aplicar compressas geladas sobre os lábios para diminuir o inchaço e passar creme hidratante, manteiga de cacau ou vaselina quando os lábios se encontram ressecados ou queimados. Veja como fazer um ótimo hidratante caseiro para lábios ressecados.

4. Mucocele

O mucocele é um tipo de cisto que provoca o surgimento de um pequeno inchaço na boca após morder os lábios ou após pancadas, por exemplo, devido ao acúmulo de saliva dentro da glândula salivar inflamada.

O que fazer: normalmente o mucocele desaparece sem qualquer tipo de tratamento após cerca de 3 dias, no entanto, quando aumenta de tamanho ou demora para desaparecer pode ser aconselhado ir ao clínico geral para drenar o cisto e acelerar o tratamento.

Entenda melhor as causas e o tratamento da mucocele.

2. Lábios queimados2. Lábios queimados
4. Mucocele4. Mucocele

5. Inflamação nos dentes ou lábios

Inflamações nos dentes, por cárie ou abscesso dentário, por exemplo, causam inchaço na gengiva, que pode se estender até os lábios. Neste caso, a pessoa sente muita dor ao redor do dente inflamado, que pode vir acompanhado de sangramento, mau cheiro na boca e até febre. Os lábios também podem sofrer inflamações causadas por espinhas, foliculite ou algum trauma, como pelo uso do aparelho, por exemplo, que podem surgir de forma repentina. 

O que fazer: no caso de inflamação dentária, deve-se procurar o dentista para tratamento da inflamação, com medicamentos analgésicos, antibióticos ou, se necessário, procedimento cirúrgico dentário. Para aliviar inflamações nos lábios, deve-se fazer compressa com água morna, e podem ser usados comprimidos antiinflamatórios, como ibuprofeno, prescrito pelo clínico geral, para aliviar a dor e o inchaço. 

Quando ir ao médico

É recomendado consultar um clínico geral sempre que o inchaço da boca:

  • Demora mais de 3 dias para desaparecer;
  • Provoca dificuldade para respirar;
  • Surge com outros sintomas como febre acima de 38ºC ou dificuldade para engolir;
  • É acompanhado por inchaço no rosto inteiro ou em outros locais do corpo.

Nestes casos o médico poderá fazer exames de sangue e testes de alergia para identificar a causa de boca inchada, inciando o tratamento mais adequado para cada causa.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...