Abscesso dentário: Causas, sintomas e tratamento

abril 2018

O abscesso dentário ou abscesso periapical é uma espécie de bolsa cheia de pus causada por uma infecção bacteriana, que pode ocorrer em diferentes regiões do dente. Além disso, o abscesso também pode ocorrer na gengiva perto da raiz do dente, o chamado abscesso periodontal.

Um abscesso dentário geralmente acontece devido a uma cárie que não é tratada, um ferimento ou um trabalho dentário mal executado.

O tratamento consiste na drenagem do líquido do abscesso, desvitalização, administração de antibióticos ou ,em casos mais graves, extração do dente afetado.

Possíveis sintomas

Os sinais e sintomas que podem ser causados por um abscesso são:

  • Dor muito intensa e persistente que pode irradiar para o maxilar, pescoço ou ouvido;
  • Sensibilidade ao frio e ao quente;
  • Sensibilidade à pressão e nos movimentos de mastigar e trincar;
  • Febre;
  • Inchaço agudo da gengiva e bochecha;
  • Inchaço nos nódulos linfáticos do pescoço.

Além destes sintomas, caso o abscesso rompa, pode-se sentir um mau cheiro, mau gosto, um líquido salgado na boca e alívio de dor.

Quais as causas

O abscesso dentário ocorre quando as bactérias invadem a polpa dentária, que é uma estrutura interna do dente formada por tecido conjuntivo, vasos sanguíneos e nervos. Estas bactérias podem entrar através de uma cárie ou de uma rachadura no dente e espalhar-se ate à raiz. Veja como identificar e tratar a cárie dentária.

Ter uma pobre higiene dentária ou uma higiene rica em açúcares aumenta o risco de desenvolver um abscesso dentário.

Como é feito o tratamento

Existem várias formas de tratar um abscesso dentário. O médico dentista pode optar por fazer uma drenagem do abscesso, fazendo um pequeno corte para facilitar a saída de líquido ou uma desvitalização do dente, de forma a eliminar a infecção mas a salvar o dente, que consiste em remover a polpa dentária e o abscesso e depois restaurar o dente.

No entanto, se já não for possível salvar o dente, o dentista pode ter que o extrair e drenar o abscesso, de forma a tratar a infecção com eficácia.

Além disso, podem ainda ser administrados remédios antibióticos, caso a infecção se espalhe para outros dentes ou outras regiões da boca, ou em pessoas com um sistema imune enfraquecido.

Como prevenir um abscesso dentário

Para evitar que se desenvolva um abscesso, podem ser adotadas medidas preventivas, como:

  • Usar um elixir com flúor;
  • Lavar os dentes corretamente, no mínimo 2 vezes ao dia;
  • Usar fio dental no mínimo uma vez ao dia;
  • Substituir a escova de dentes a cada três meses;
  • Reduzir o consumo de açúcar.

Além destas medidas de prevenção, também é recomendado ir ao dentista a cada 6 meses de forma a fazer uma avaliação da saúde oral e uma limpeza dentária, caso seja necessário.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Marcelle Pinheiro - Fisioterapeuta, em abril de 2018.
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.