Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que fazer se esquecer de tomar Cerazette

Ao esquecer de tomar Cerazette, o efeito contraceptivo da pílula pode ficar diminuído e o risco de engravidar aumenta, principalmente quando ocorre na primeira semana ou mais de um comprimido é esquecido. Nesses casos, usar outro método contraceptivo nos 7 dias seguintes ao esquecimento, como o preservativo, é importante.

​O Cerazette é um anticoncepcional oral de uso continuo, que tem como substância ativa o desogestrel e, é utilizada para prevenir a gravidez, principalmente durante a fase em que a mulher está amamentando, pois os componentes desta pilula não influenciam a produção ou a qualidade do leite materno, ao contrário da maioria dos anticoncepcionais. Leia mais em: Pílula de uso contínuo.

Esquecimento até 12 horas em qualquer semana

Em qualquer semana, se o atraso for até 12 horas do horário habitual, deve-se tomar o comprimido esquecido assim que lembrar e tomar os próximos comprimidos no horário habitual.

Nestes casos, o efeito contraceptivo da pílula é mantido e não há risco de engravidar.

O que fazer se esquecer de tomar Cerazette
O que fazer se esquecer de tomar Cerazette

Esquecimento por mais de 12 horas em qualquer semana

Se o esquecimento for superior a 12 horas do horário habitual, a proteção contraceptiva de Cerazette pode ficar reduzida e, por isso, deve-se:

  • Tomar o comprimido esquecido assim que lembrar, mesmo que tenha que tomar duas pílulas no mesmo dia;
  • Tomar os comprimidos seguintes no horário habitual;
  • Usar outro método contraceptivo como preservativo durante os próximos 7 dias.

Se os comprimidos tiverem sido esquecidos na primeira semana e o contato íntimo tiver ocorrido na semana antes do esquecimento dos comprimidos, há maior chance de gravidez e, por isso, deve-se consultar o médico.

Esquecimento de mais de 1 comprimido

Caso se esqueça de tomar mais de um comprimido da mesma embalagem, é importante consultar o médico porque quanto mais comprimidos seguidos forem esquecidos, menor será o efeito contraceptivo de Cerazette.

Veja também como tomar Cerazette e quais os seus efeitos colaterais em: Cerazette.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...