Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que fazer para seu filho dormir melhor

Manter um ambiente calmo e seguro pode ajudar as crianças a dormirem melhor.

No entanto, algumas vezes as crianças tem mais dificuldade para dormir e acordam muitas vezes durante a noite devido a problemas como ronco, medo do escuro ou porque são sonâmbulas. Assim, por não descansar o suficiente a criança pode não gostar de ir para escola, tirar notas baixas nos testes e nas provas e pode ficar agitada e irritada, exigindo mais atenção dos pais e dos professores.

Na maioria das vezes basta criar uma rotina do sono para que a criança pegue no sono mais rápido mas por vezes, quando a criança demostra dificuldade para dormir ou acorda todas as noites é preciso informar o pediatra porque as causas precisam ser investigadas.

Como criar uma rotina do sono

Esta rotina do sono deve ser seguida todos os dias para que a criança fique habituada e consiga pegar no sono mais rápido e dormir melhor durante a noite:

  • Jantar, mas sem exagero para não ficar com a barriguinha muito cheia;
  • Escovar os dentes para prevenir as cáries;
  • Colocar um pijama confortável, adequado à temperatura do quarto;
  • Ouvir uma história infantil ou uma canção de ninar;
  • Despedir-se dos pais dando boa noite;
  • Apagar a luz, deixando no máximo uma suave luz de presença no quarto.

Essa rotina deve ser seguida de preferência todos os dias, inclusive nos feriados e fins de semana, e até mesmo quando a criança vai dormir na casa dos tios ou avós.

O horário de dormir também é importante e por isso é bom estabelecer o horário certo e colocar o celular para despertar nessa hora, que é quando a criança deve se preparar para dormir.

O que fazer para seu filho dormir melhor

Se mesmo ao seguir esta rotina por mais de 1 mês a criança não conseguir pegar no sono rápido ou continuar acordando muitas vezes durante a noite, é bom investigar se ela tem algum distúrbio do sono.

Como tratar as principais causas de distúrbios de sono na criança

O tratamento das principais causas de insônia infantil, que leva à diminuição da qualidade do sono da criança, podem ser:

1. Ronco

Quando o seu filho faz barulho enquanto dorme, o pediatra ou otorrinolaringologista poderá orientar o tratamento adequado, dependendo da idade da criança e da causa do ronco, que pode incluir apenas a ingestão de remédios, a perda de peso ou a cirurgia para remoção das adenoides e amígdalas, por exemplo.

O ronco pode ser inofensivo quando a criança está gripada ou com o nariz entupido e, nestes casos, o tratamento para tratar a gripe ou o nariz entupido é suficiente.

Entenda melhor porque a criança pode roncar em: Bebê roncar é normal.

2. Apneia do Sono

Quando a criança para de respirar momentaneamente enquanto dorme, respira pela boca e acorda suada, isso pode ser apneia do sono e, por isso, é importante consultar o pediatra para orientar o tratamento que pode ser feito com remédios, cirurgia ou a utilização de CPAP, que é uma máquina que proporciona um fluxo de ar comprimido através de uma máscara nasal para a criança dormir melhor.

A apneia do sono, se não tratada, pode prejudicar o crescimento e desenvolvimento da criança, dificultar a aprendizagem, provocar sonolência diurna ou hiperatividade.

Saiba como pode ser feito o tratamento da apneia em: Apneia do sono em bebê e CPAP nasal.

3. Terrores Noturnos

Quando o seu filho acorda repentinamente durante a noite, assustado, gritando ou chorando e com os olhos arregalados, podem ser terrores noturnos. Nestes casos, os pais devem criar um regime regular de sono e tentar gerir o estresse da criança, para que ela não fique ansiosa na hora de dormir. Em alguns casos, consultar um psicólogo também pode ajudar os pais e a criança a lidarem com os terrores noturnos.

Os terrores noturnos podem começar depois dos 2 anos de idade e, normalmente, desaparecem antes dos 8 anos, não sendo prejudiciais para a criança, pois ela não se lembra do que aconteceu no dia seguinte.

Saiba o que fazer em caso de Terror noturno.

4. Sonambulismo

Quando a criança se senta na cama ou levanta enquanto está dormindo, ela pode ser sonâmbula e isso acontece geralmente cerca de uma ou duas horas depois que a criança adormece. Nestes casos, os pais devem criar um rotina de sono, proteger o quarto da criança para evitar que ela se machuque e evitar brincadeiras muito agitadas antes de dormir, por exemplo.

Veja outras dicas que podem ajudar a diminuir os episódios de sonambulismo da criança em: Sonambulismo infantil.

5. Bruxismo

Quando o seu filho range e aperta os dentes durante a noite, chamado de bruxismo infantil, é importante consultar o pediatra e o dentista, pois dependendo da causa, o tratamento pode envolver remédios, protetores de dentes ou placas de mordidas feitas pelo dentista ou tratamentos dentários.

Além disso, também pode ser necessário consultar um psicólogo para a criança fazer técnicas de relaxamento, sendo que os pais também podem ajudar a diminuir a ansiedade e o estresse da criança através de adoção de algumas estratégias, como dar um banho quente à criança antes de dormir ou colocar umas gotas de óleo essencial de lavanda no travesseiro.

Conheça outras dicas que podem ajudá-lo a tratar o bruxismo infantil em: Como tratar o bruxismo infantil.

6. Enurese noturna

Quando a criança faz xixi na cama, ela pode ter enurese noturna ou incontinência urinária noturna, que é a perda involuntária e repetida de urina durante a noite, geralmente a partir dos 5 anos de idade. Nestes casos, é importante consultar o pediatra para avaliar a criança e prescrever remédios, de acordo com a causa da enurese noturna.

Uma ótima solução são os alarmes urinários, que tocam quando a criança começa a fazer xixi, incentivando-a a ir no banheiro. Além disso, a fisioterapia pode ajudar no tratamento da enurese noturna e, por isso, é também importante consultar um fisioterapeuta.

Entenda melhor como é feito o tratamento da enurese noturna em: Tratamento para incontinência urinária infantil.

A falta de sono com qualidade a longo prazo, pode prejudicar não só o crescimento e a aprendizagem da criança, mas também a sua relação com os pais e amigos porque, na maioria das vezes, trata-se de crianças mais agitadas e irritadiças. Por isso, é importante descobrir porque a criança dorme mal e procurar ajuda para adotar o tratamento adequado.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...