Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que fazer na queimadura

Assim que acontece a queimadura a primeira reação de muitas pessoas é passar pó de café ou pasta de dente, por exemplo, pois acreditam que essas substâncias impedem que microrganismos penetrem a pele e causem infecções, além de possuírem capacidade de aliviar os sintomas. No entanto, essa atitude não é adequada, pois passar qualquer uma dessas substâncias pode irritar ainda mais a pele e causar uma infecção.

A forma mais adequada para tratar a queimadura é colocar a região debaixo da água da torneira por cerca de 15 minutos. Além disso podem ser utilizadas pomadas, de acordo com a orientação médica, para aliviar a dor e auxiliar o processo de cicatrização. Veja o que fazer em caso de queimadura.

O que fazer na queimadura

As 6 dúvidas mais comuns sobre o que passar na queimadura são:

1. Passar pasta de dente ou pó de café melhora a queimadura?

Pasta de dente, pó de café, manteiga, clara de ovo, cebola cortada ou vinagre não possuem efeitos sobre a cicatriz, podendo inclusive atrasar o processo de cicatrização e aumentar as chances de infecção bacteriana. Por isso, a melhor forma de tratar a queimadura é colocar a área queimada debaixo de água fria até arrefecer a pele.

Depois, podem ser aplicadas pomadas próprias para queimadura com propriedades calmantes, cicatrizantes e antibacterianas. Veja alguns exemplos de pomadas para queimadura

2. Posso estourar a bolhinha?

A bolhinha é uma forma do corpo proteger a região afetada contra infecções, por isso não deve ser estourada. Se por acaso estourar, deve-se lavar bem a área com água e sabão neutro.

Além disso, se a pele estiver colada ou colar após a bola estourada, não se deve mexer. A pele só pode ser retirada no hospital por um profissional capacitado, pois pode causar outros danos à pele. 

3. Passar gelo na cicatriz alivia os sintomas?

Apesar de ser frio, o gelo não deve ser utilizado, pois o frio excessivo pode prejudicar a pele e causar novas queimaduras e lesões. Além do gelo, é importante evitar passar algodão sobre a região queimada, pois pode colar na pele e interferir no processo de cicatrização.

4. O que pode aliviar as dores da queimadura?

As dores da queimadura podem ser aliviadas apenas com água fria na região queimada. No entanto, existem pomadas caseiras que podem aliviar os sintomas da queimadura e auxiliar na cicatrização. Saiba qual é a pomada caseira utilizada para queimadura. 

O que fazer na queimadura

5. Gel de babosa ajuda no processo de cicatrização da queimadura?

A babosa é uma planta medicinal que possui propriedades anestésicas, anti-inflamatórias, cicatrizantes e hidratantes, assim, pode ser utilizada para ajudar no processo de cicatrização da cicatriz, desde que não exista uma ferida no local. Veja quais são os outros benefícios da babosa. 

6. Compressa de leite frio ajuda na cicatrização?

A compressa de leite frio pode ser utilizada para tratar das queimaduras de sol, pois reduz a ardência e o inchaço da pele além de hidratá-la. Veja outros remédios para queimadura. 

O que fazer para tratar a queimadura

Assim que houver queimadura deve-se colocar a região debaixo de água fria para que o calor não penetre mais fundo na pele. A queimadura deve ser lavada com água corrente para evitar que ocorra infecções, pois a pele lesionada corresponde a uma porta de entrada para microrganismos. Pode-se lavar a queimadura também com chá de camomila gelado, pois alivia a dor e hidrata a pele. 

Além disso, deve-se retirar qualquer objeto que esteja na área queimada, como anéis, pulseiras ou colares, pois incham rapidamente, o que pode dificultar a retirada desses objetos depois. 

Para aliviar a dor e auxiliar o processo de cicatrização, pode ser indicado pelo clínico geral ou dermatologista o uso de algumas pomadas como Nebacetin, Esperson, Dermazine ou Sulfadiazina de prata. Após cicatrização, deve-se proteger a região por cerca de 6 meses para evitar manchas. 

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar