Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que fazer em caso de Sonambulismo (com dicas práticas)

O sonambulismo é um distúrbio do sono que normalmente começa entre os 4 e 8 anos, e é passageiro não precisando de nenhum tratamento específico, sendo necessário apenas manter a pessoa tranquila e segura durante o sono, para que não saia de casa e não se machuque.

Geralmente o episódio começa nas primeiras 2 horas após pegar no sono e, quando acontece, a pessoa não está acordada, mas pode se movimentar pela casa e até mesmo tenta falar alguma coisa, embora a fala nem sempre seja compreensível.

Para melhorar a qualidade do sono da pessoa e evitar os episódio de sonambulismo é aconselhado adotar algumas medidas de higiene do sono, para que a pessoa consiga descansar o suficiente, como por exemplo ir dormir sempre na mesma hora, evitar alimentos e bebidas estimulantes e saber lidar com as emoções porque em alguns casos os episódios de sonambulismo estão relacionados aos sentimentos de insegurança, medo e ansiedade. Entenda melhor o que é sonambulismo e porque ele acontece.

O que fazer em caso de Sonambulismo (com dicas práticas)

Estratégias para evitar o sonambulismo

Para tentar evitar os episódios de sonambulismo, algumas estratégias incluem:

1. Acordar a pessoa antes do episódio acontecer

Uma boa dica é observar o horário em que a pessoa costuma ficar sonâmbula e acordá-la alguns minutos antes do episódio se manifestar. Ao adotar esta estratégia diariamente durante algumas semanas, o sonambulismo tende a cessar completamente.

2. Adotar estratégias para acordar para fazer xixi à noite

Esta é uma estratégia que funciona muito bem nas crianças, pois é relativamente comum que alguns momentos de sonambulismo infantil aconteça porque a criança fica com vontade para urinar durante a noite, acabando por se levantar e urinar em outros locais da casa, achando que está no banheiro.

O que se pode fazer, nesse caso, é levar a criança para fazer xixi antes de ir se deitar e evitar tomar, água, suco, leite ou sopa na hora do jantar, por exemplo. Confira 6 passos para ajudar a criança a não fazer xixi na cama.

3. Tomar remédios calmantes e tranquilizantes

Crianças e adolescentes não precisam recorrer ao uso de medicamentos, no entanto, quando o adulto é afetado e os episódios de sonambulismo são frequentes e desagradáveis, o médico poderá indicar o uso de remédios para acalmar e dormir melhor. Chás calmantes como de passiflora ou camomila também podem ajudar.

Veja receitas de chás calmantes para conseguir dormir melhor.

Dicas para garantir a segurança do sonâmbulo

Além das estratégias para evitar um novo episódio de sonambulismo, também existem medidas que devem ser tomadas para garantir a segurança do sonâmbulo. Assim, é recomendado:

  • Não tentar acordar a pessoa durante um episódio de sonambulismo porque pode reagir de forma violenta e inesperada;
  • Conduzir o sonâmbulo de volta para sua cama, de forma tranquila, sem o acordar;
  • Colocar uma luz de presença no quarto e nos corredores da casa, para identificar mais facilmente quando ele está em movimento;
  • Evitar utilizar beliches ou, nesse caso, colocar a pessoa para dormir sempre na cama de baixo para evitar que caia da cama;
  • Não deixar objetos ou brinquedos espalhados pelo chão da casa para evitar que se machuque;
  • Manter as janelas e portas fechadas para evitar que saia de casa;
  • Guardar nas gavetas objetos cortantes como facas, tesouras e lâminas que a pessoa poderia ter acesso durante o sonambulismo.

Estratégias como ir dormir sempre no mesmo horário, não ficar mais de 9 horas na cama e evitar alimentos estimulantes como café, coca-cola e chá preto depois das 18h também ajudam a melhorar a qualidade do sono, evitando episódios de sonambulismo. No entanto, como o sonambulismo pode estar relacionado à insegurança, medo e ansiedade também se deve tratar essas emoções adequadamente.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem