Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é ninfoplastia

O que é:

A ninfoplastia ou labioplastia é uma cirurgia que é realizada na região íntima da mulher e que consiste numa redução dos pequenos lábios vaginais em mulheres que têm hipertrofia dos lábios ou que se sentem desconfortáveis com o seu tamanho.

Esta cirurgia é relativamente rápida e geralmente a mulher tem alta no próprio dia. A recuperação é normalmente indolor e pode fazer-se em casa.

O que é ninfoplastia

Para quem é indicada

A ninfoplastia pode ser realizada em mulheres em que os pequenos lábios:

  • São maiores do que o normal;
  • Provocam desconforto durante as relações sexuais;
  • Aumentam o volume nas roupas;
  • Causam desconforto, vergonha ou baixa auto-estima.

De qualquer forma, antes de decidir fazer a cirurgia, deve-se falar com o médico e esclarecer todas as dúvidas.

Como é feita a cirurgia

A cirurgia é feita em bloco operatório com anestesia local, com ou sem sedação e dura cerca de 40 minutos a uma hora. Durante o procedimento, o médico corta uma porção dos pequenos lábios e reconstrói-os para que fiquem com uma forma mais bonita e para que não se veja cicatriz. A sutura é feita com fios absorvíveis, que acabam por ser absorvidos pelo organismo, não sendo por isso necessário voltar ao hospital para retirar os pontos.

Geralmente, a mulher recebe alta no mesmo dia do procedimento, podendo retornar ao trabalho e às suas atividades diárias cerca de 3 dias depois. No entanto, deve-se esperar cerca de 3 semanas a um mês para voltar a ter relações sexuais e fazer exercício físico. 

Quais os benefícios da ninfoplastia

A ninfoplastia melhora auto-estima de mulheres que têm vergonha do seu corpo e que se sentem mal por ter os lábios maiores do que o normal, previne infecções porque os pequenos lábios com grande volume podem levar ao acúmulo de secreções de urina que pode causar infecções e porque existe uma maior fricção e formação de feridas.

Além disso, melhora também o desempenho sexual, já que lábios muito grandes podem causar dor durante o contacto íntimo ou constrangimento da mulher perante o parceiro.

O que é ninfoplastia

Como é feita a recuperação

Geralmente, após a cirurgia é normal sentir-se inchaço, vermelhidão e diminuição da sensibilidade por cerca de 15 dias. No entanto, basta repousar cerca de 3 dias para se poder voltar ao trabalho e às atividades diárias, desde que sejam leves.

Embora a recuperação não seja igual para todas as mulheres, geralmente a cicatrização completa dá-se cerca de 30 dias depois, que é o momento em que se podem retomar as relações sexuais e exercícios físicos.

Durante a recuperação, a região vaginal deve manter-se limpa e seca e podem ser colocadas compressas geladas no local, principalmente nos primeiros dias, para aliviar a inflamação

Possíveis efeitos colaterais

Na maior parte dos casos a cirurgia não tem efeitos colaterais nem causa dor, no entanto, em casos raros pode ocorrer sangramentos logo após a realização da cirurgia devido à alta irrigação do local, infecções e deficiências na cicatrização.

Quem não deve fazer

A ninfoplastia é contra-indicada em pessoas com doenças crônicas, diabetes, hipertensão, asma e insuficiência cardíaca.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...