Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é Neutropenia e principais causas

A neutropenia corresponde à diminuição da quantidade de neutrófilos, que são as células do sangue responsáveis pelo combate de infecções. Idealmente, a quantidade de neutrófilos deve ser entre 1500 e 8000/mm³, no entanto, devido a alteração da medula óssea ou do processo de maturação dessas células, a quantidade de neutrófilos circulantes pode diminuir, caracterizando a neutropenia.

De acordo com a quantidade de neutrófilos encontrados, a neutropenia pode ser classificada conforme a sua gravidade em:

  • Neutropenia leve, em que os neutrófilos estão entre 1000 e 1500/µL;
  • Neutropenia moderada, em que os neutrófilos estão entre 500 a 1000/µL;
  • Neutropenia grave, em que os neutrófilos estão em quantidade inferior a 500/µL, o que pode favorecer a proliferação de fungos e bactérias que vivem naturalmente no organismo, resultando em infecção;

Quanto menor for a quantidade de neutrófilos circulantes, maior a susceptibilidade da pessoa a infecções. É importante que a neutropenia seja avaliada com cuidado, pois o resultado pode ter sido influenciado por problemas no momento da coleta, armazenamento da amostra ou alterações no equipamento em que é feita a análise, por exemplo. Por isso, é recomendado que seja avaliada a contagem total de neutrófilos para verificar se, de fato, há uma neutropenia.

Além disso, quando a quantidade de hemácias e plaquetas encontra-se normal e o número de neutrófilos é baixo, é recomendado que sejam feitos hemogramas repetidos para que seja confirmada a neutropenia.

O que é Neutropenia e principais causas

Causas de neutropenia

A diminuição da quantidade de neutrófilos pode acontecer devido à produção insuficiente ou alteração no processo de maturação dos neutrófilos na medula óssea ou devido à maior taxa de destruição nos neutrófilos no sangue. Assim, as principais causas de neutropenia são:

  • Anemia megaloblástica;
  • Anemia aplástica;
  • Leucemia;
  • Aumento do baço;
  • Cirrose;
  • Lúpus Eritematoso Sistêmico;
  • Hemoglobinúria Paroxística Noturna;
  • Infecções virais, principalmente pelo vírus Epstein-Barr e o vírus da hepatite;
  • Infecção por bactérias, principalmente quando há tuberculose e septicemia.

Além disso, a neutropenia pode acontecer como consequência de tratamento com alguns medicamentos, como Aminopirina, Propiltiouracil e Penicilina, por exemplo, ou em função da deficiência de vitamina B12 ou de ácido fólico, por exemplo.

Saiba mais sobre os neutrófilos.

Neutropenia cíclica

A neutropenia cíclica corresponde a uma doença genética autossômica dominante caracterizada pela diminuição dos níveis de neutrófilos em ciclos, ou seja, a cada 21 dias, na maioria das vezes, acontece diminuição da quantidade de neutrófilos circulantes.

Essa doença é rara e acontece devido a uma mutação em um gene presente no cromossomo 19 que é responsável pela produção de uma enzima, a elastase, nos neutrófilos. Na ausência dessa enzima, os neutrófilos passam a ser destruídos com mais frequência. 

Neutropenia febril

A neutropenia febril acontece quando há pouca quantidade de neutrófilos, normalmente inferior a 500/µL, favorecendo a ocorrência de infecções e levando ao aumento da temperatura corporal, geralmente acima dos 38ºC. 

Por isso, o tratamento para neutropenia febril envolve tomar remédios para baixar a febre, antibióticos por via oral ou pela veia, de acordo com o que o médico indicar para controlar a infecção e injeções com fatores de crescimento dos neutrófilos, para combater a neutropenia. Além disso, pode também ser necessário adicionar um segundo antimicrobiano ao tratamento caso o paciente continue com febre após 5 dias do início do tratamento.


Bibliografia

  • HINRICHSEN, Sylvia Lemos. Causas de: diagnóstico diferencial. 1 ed. Rio de Janeiro: Medbook, 2014. 331-333.
  • MANUAL MSD. Neutropenia. Link: <www.msdmanuals.com>. Acesso em 31 Jul 2019
  • LOGETTO, Sandra Regina. Neutropenia cíclica: como tratar?. 2006. Link: <www.chsp.org.br>.
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem