Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que pode ser neutrófilos segmentados altos ou baixos

O aumento e a diminuição da quantidade de neutrófilos segmentados no sangue podem indicar o que está acontecendo no organismo. No caso de uma infecção, por exemplo, a quantidade de segmentados pode estar aumentada já que o sistema imune está trabalhando para combater a infecção. No entanto, os neutrófilos segmentados podem ter sua quantidade diminuída em situações de estresse, principalmente, havendo não só a diminuição dos segmentados, mas também dos outros glóbulos brancos.

Os neutrófilos segmentados são células responsáveis pela defesa do organismo e são encontrados em maior quantidade no sangue quando comparado aos outros neutrófilos.

O que pode ser neutrófilos segmentados altos ou baixos

Neutrófilos segmentados altos

O aumento da quantidade de neutrófilos segmentados no sangue é denominado neutrofilia e acontece quando a quantidade de segmentados é superior a 8000/ µL, ou de acordo com o valor máximo estabelecido pelo laboratório, podendo acontecer devido a algumas situações, como por exemplo:

  • Infecções por fungos, vírus ou bactérias;
  • Inflamação;
  • Tumores de crescimento rápido, como os no trato digestivo ou no fígado;
  • Hemorragia;
  • Uso de alguns medicamentos, como corticoides, por exemplo;
  • Picadas de inseto;
  • Infarto;
  • Após prática de atividade física intensa;
  • Após cirurgia.

Além disso, o aumento da quantidade de neutrófilos segmentados pode acontecer durante o parto e em recém-nascidos alguns dias após o parto. Cabe ao médico avaliar o hemograma como um todo, além do resultado de outros exames solicitados, para verificar qual a causa do aumento dos neutrófilos segmentados e, assim, indicar o tratamento adequado. Conheça algumas outras causas de aumento dos neutrófilos.

Neutrófilos segmentados baixos

A diminuição da quantidade de neutrófilos segmentados no sangue recebe o nome de neutropenia e acontece quando o valor encontra-se abaixo de 1600/ µL, ou de acordo com o valor mínimo determinado pelo laboratório.

A diminuição de segmentados pode acontecer devido a alterações na atividade da medula óssea, infecção neonatal por vírus ou bactérias, durante tratamento quimioterápico, alcoolismo e doenças autoimunes, por exemplo.

Valor de referência

O valor de referência dos neutrófilos segmentados é indicado no leucograma, que é uma das partes do hemograma que analisa apenas as células brancas do sangue, ou seja, os linfócitos e os neutrófilos, estando incluídos os segmentados. O valor de referência dos neutrófilos segmentados pode variar entre os laboratórios, no entanto pode ser considerado normal valores entre 1600 e 8000/ µL. Saiba mais sobre o leucograma.

Caso tenha alguma dúvida sobre o resultado do leucograma e queira saber a possível causa do aumento ou diminuição dos segmentados, basta incluir seus dados na calculadora abaixo:

Erro
help
Erro
help
Erro
help
Erro
Mínimo admitido, pode alterar para o valor do seu laboratório
Erro
Máximo admitido, pode alterar para o valor do seu laboratório
Imagem que indica que o site está carregando


Bibliografia

  • HINRICHSEN, Sylvia Lemos. Causas de: diagnóstico diferencial. 1 ed. Rio de Janeiro: Medbook, 2014. 238-329; 331-332.
  • HOFFBRAND, A. V.; MOSS, P. A. H. Fundamentos em Hematologia. 6 ed. Porto Alegre: Artmed, 2013. 117-119.
Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem