Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Leucograma: saiba como entender o resultado do exame

O leucograma é uma parte do exame de sangue que consiste em avaliar os leucócitos, também chamados de glóbulos brancos, que são as células responsáveis pela defesa do organismo. Este exame indica o número de neutrófilos, bastões ou neutrófilos segmentados, linfócitos, monócitos, eosinófilos e basófilos presentes no sangue.

Os valores aumentados de leucócitos, conhecido como leucocitose, pode acontecer devido a infecções ou doenças do sangue como a leucemia, por exemplo. O contrário, conhecido como leucopenia, pode ser causado por medicamentos ou por quimioterapia. Tanto a leucopenia quando a leucocitose devem ser investigadas pelo médico para que seja estabelecido o melhor tratamento de acordo com a causa. Saiba mais sobre os Leucócitos.

Leucograma: saiba como entender o resultado do exame

Valores normais do leucograma

Os valores de referência do hemograma variam de acordo com a idade da pessoa e com o laboratório, sendo os valores normais:

 Leucócitos totaisNeutrófilosLinfócitos
1º dia de vida9.000 a 30.000/mm³6.000 a 26.000/mm³2.000 a 11.000/mm³
Entre 6 meses e 2 anos de idade6.000 a 17. 500/mm³1.500 a 8.500/mm³3.000 a 9.500/mm³
Entre 2 e 3 anos de idade5.500 a 15.500/mm³1.500 a 8.500/mm³2.000 a 8.000/mm³
Entre 3 e 6 anos de idade5.000 a 14.500/mm³1.500 a 8.000/mm³1.500 a 7.000/mm³
Entre 6 e 13 anos de idade5.000 a 13.000/mm³1.800 a 8000/mm³1.200 a 6.000/mm³
Adultos4.500 a 11.000/mm³1.800 a 7.700/mm³1.000 a 4.800/mm³

A leucopenia ocorre quando os leucócitos são inferiores a 4.500 /mm³ nos adultos e a leucocitose, ocorre quando leucócitos são superiores a 11.000 /mm³, estando o seu valor mais alto do que o valor de referência.

Caso tenha feita um leucograma recentemente e queira saber a possível causa do aumento ou diminuição da quantidade de leucócitos, coloque os seus dados a seguir:

Erro
help
Erro
help
Erro
help
Erro
Mínimo admitido, pode alterar para o valor do seu laboratório
Erro
Máximo admitido, pode alterar para o valor do seu laboratório
Imagem que indica que o site está carregando

Para que serve o leucograma

O leucograma é solicitado para avaliar o sistema de defesa do organismo e, assim, verificar se há alguma inflamação ou infecção acontecendo. Esse exame faz parte do hemograma e é feito a partir da coleta de sangue em laboratório. Não é necessário jejum para realizar o exame, somente quando solicitado juntamente com outros exames, como a dosagem de glicose e colesterol, por exemplo. Entenda para que serve e como é feito o hemograma.

As células de defesa do organismo são os neutrófilos, linfócitos, monócitos, eosinófilos e basófilos, sendo responsáveis por funções diferentes no organismo, como:

  • Neutrófilos: São as células sanguíneas mais abundantes do sistema de defesa, sendo responsável pelo combate a infecções, podendo ser indicativo de infecção por bactérias quando os valores encontram-se aumentados. Os bastões ou bastonetes são os neutrófilos jovens e que normalmente são encontrados no sangue quando há infecções em fase aguda. Os neutrófilos segmentados são os neutrófilos maduros e mais encontrados no sangue;
  • Linfócitos: Os linfócitos são responsáveis pelo combate a vírus e tumores e produção anticorpos. Quando aumentados, podem indicar uma infecção viral, HIV, leucemia ou rejeição de um órgão transplantado, por exemplo;
  • Monócitos: São as células de defesa responsáveis for fagocitar microrganismos invasores, sendo também chamados de macrófagos. Atuam contra vírus e bactérias sem distinção;
  • Eosinófilos: São as células de defesa ativadas em caso de alergia ou em infecções por parasitas;
  • Basófilos: São as células de defesa ativadas em caso de inflamação crônica ou alergia prolongada e, em condições normais, só é encontrado até 1%.

A partir do resultado do leucograma e de outros exames laboratoriais, o médico pode correlacionar com a história clínica da pessoa e estabelecer o diagnóstico e tratamento, caso seja necessário.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem