Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é e como funciona o neurofeedback

O neurofeedback, também conhecido como biofeedbak ou neuroterapia, é uma técnica que permite treinar diretamente o cérebro, equilibrando o seu funcionamento e melhorando a capacidade de concentração, atenção, memória e confiança, tornando-o mais eficiente.

Assim, é possível tratar de forma natural problemas de alterações no funcionamento cerebral como:

  • Ansiedade;
  • Depressão;
  • Problemas de sono;
  • Transtorno de atenção e hiperatividade;
  • Enxaquecas frequentes.

Além disso, o neurofeedback também pode ser utilizado em alguns casos de convulsões, autismo e até paralisia cerebral.

Nesta técnica apenas são utilizados os processos normais de funcionamento do cérebro, sem existir a introdução de fatores externos como eletricidade ou qualquer tipo de implante cerebral.

O que é e como funciona o neurofeedback

Preço e onde fazer

O neurofeedback pode ser feito em algumas clínicas com serviços de psicologia, no entanto, ainda existem poucos locais que disponibilizam a terapia, uma vez que é necessário ter um tipo de treinamento avançado para fazer a técnica corretamente.

O preço geralmente é em média de 3 mil reais por um pacote de 30 sessões, mas pode ser mais caro, dependendo do local selecionado. Além disso, para obter os objetivos pretendidos podem ser necessárias até 60 sessões.

Como funciona

O processo de neurofeedback é iniciado com a colocação de elétrodos no couro cabeludo, que são pequenos sensores que captam as ondas cerebrais e as mostra num monitor, que é mostrado para a própria pessoa.

Depois, é apresentado um jogo no monitor no qual a pessoa deve tentar mudar as ondas cerebrais utilizando apenas o cérebro. Com o tempo, e ao longo de algumas sessões, é possível treinar o cérebro para que funcione de forma mais equilibrada, tratando os problemas de funcionamento ou, pelo menos, aliviando os sintomas e a necessidade de remédios, por exemplo.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...